sábado, fevereiro 23, 2008

NOTICIAS DA MINHA FORMATURA

Oi gente! Finalmente, atendendo a milhares de pedidos, estou colocando noticias sobre a minha formatura. =D eeeeeeeeeeeeeeee
Peço desculpas pela demora, mas é que no fds passado fiz a concurso do TST, então minhas atenções estavam todas em estudar pra ele. - Se eu passar vou fazer minha festa de 1 / 4 de século! Eeeeeeeeeeeee (de novo!) Torçam por mim!
Mas voltando ao assunto, vou dividir em algumas (digo, muitas) partes alguns dos episódios interessantes que aconteceram naqueles dias. Divirtam-se e boa leitura!!! (recomendando a leitura por partes, para não cansar)

OBRIGADA!

Primeiramente tenho q agradecer a todos que compareceram a minha formatura e a minha festa. Aos que vieram de longe, aos que vieram de perto, aos que foram a minha formatura e que nos desencontramos devido a grande quantidade de pessoas no local... obrigada a todos!
Agradeço também aos q escreveram e-mails me parabenizando. Muitos deles eram de pessoas que estavam longe, sem a possibilidade de vir para ca.
Só fiquei triste que algumas pessoas falaram que iriam em algum dos 2 eventos e não foram e outras que nem responderam o meu e-mail. Mas tudo bem, vou sobreviver a isso.

MISSA

Ah, sim, houve uma missa marcada beeeem de ultima hora, por isso não chamei ninguém. Foi no dia anterior a colação e só foram minha mãe, minha tia (que veio de Manaus) e meu namorado. Essa missa só aconteceu pq os familiares de uns formandos começaram a pentelhar os filhos perguntando se não ia ter missa. Ai um deles, que parece ser freqüentador assíduo da igreja onde foi a missa, resolveu marcar a missa lá.
Como eu disse, foi tudo de ultima hora, e com pouca gente presente. Por exemplo, eu me propus a fazer uma das leituras do evangelho. Eu não sabia que horas eu iria ler nem o que eu iria ler. Mas como esse colega q organizou tudo ia cantar um salmo depois da minha leitura, fomos juntos ao altar. Eu li um trecho que eu nunca ouvi na vida cheio de nomes de lugares esquisitos... espero não ter lido nada errado.
Uma coisa curiosa aconteceu próximo ao fim da missa. Durante a missa, as pessoas levavam pães para um lado do altar. Pelo meio da missa, o padre chamou todos para irem ao canto do altar q tinha os pães, pois os pães e as pessoas presentes seriam benzidos. Daí ele pegou uma vassourinha de palha (com cerdas grandes até) e foi molhando num pote com água benta e jogando no povo. Só que como as cerdas eras grossas, todo mundo ficava ensopado. Fiquei imaginando nas mulheres frescas pensando “ai, minha escovinha....” hihihihi
Depois os formandos, aniversariantes e quaisquer pessoas com motivo a comemorar foram convidados a subir no tal canto do altar para que todos cantássemos parabéns e outros cânticos religiosos. Uma missa diferente, alegre e com fatos inusitados.

BABYLISS

Pra quem nunca ouviu falar, babyliss consiste em fazer cachinhos no cabelo usando um aparelinho q enrola o cabelo. Como já cheguei à conclusão q meu cabelo fica muito minguado qdo faço escova, resolvi q fazendo cachinhos meu cabelo ia ficar legal =p
Daí, algumas semanas antes, fui fazer pesquisa de preços. A idéia era fazer tanto no dia da formatura qto no dia da festa, mas para isso eu precisava ver se não era muito caro. Para o dia da formatura, pesquisei nos salões perto do meu trab, no fim da Asa Norte. Descobri que o valor é padronizado: 30 reais. Em alguns lugares eles queriam cobrar a mais porque tinha que fazer escova no meu cabelo (segundo explicações que me deram, se o cabelo não estiver totalmente liso, não ficam os cachinhos!) Já em outros, a escova era inclusa. Resolvi então fazer no que tinha cara de ser mais chique e que cobrava 30 reais por tudo. Não me arrependi: meu cabelo ficou lindo!
Para o dia da festa, iria fazer babyliss lá no Guará mesmo. Só q me decepcionei ao pesquisar pelos salões perto da minha casa: em 2 salões as pessoas mal sabiam do que se tratava, em outros queriam cobrar mais caro do que no plano (e falar q na Asa Norte era mais barato não adiantava!). Finalmente depois de muito procurara achei um salão num cômodo no fundo de uma casa que fazia por 25. Uffffaaaaa.... E também não me arrependi também. A dona do salão era uma pessoa muito atenciosa e muito capacitada. Coincidentemente no dia estava uma amiga dela tb dona de salão e as duas estavam discutindo sobre cursos que fizeram, se iam ou não ao mega encontro de cabeleireiros em SP, como ela fazia escova progressiva nas clientes e que ela só colocava formol se a cliente pedisse muito, mas antes ela dava um sermão sobre os perigos do formol para a cliente. Portanto, vi que ela é uma pessoa bem seria. Quando eu precisar fazer algo de novo no meu cabelo lá pelo Guará com certeza irei lá.

DIA DA FORMATURA

De manhã cedo, qdo eu estava quase saindo para o trab, chega aqui em casa um entregador com uma cesta de café da manhã. Quem mandou foi a avó do meu namorado. Tinha de tudo um pouco: de champanhe a iorgute, de biscoito salgado a salaminho de cupuaçu (que eu nem sabia q existia). Era tanta coisa que até hj não consegui comer tudo! Vinha com um cartão fofo com direito a bonequinho com beca de camurça em alto relevo na capa. Muito legal!
Como todos os dias, fui trab e saí de lá às 15:30 e, como não daria tempo de ir em casa e voltar para a UnB, fiquei pelo Plano mesmo. Do trab fui para o salão arrumar meu cabelo, depois fui para a casa do meu namorado me arrumar. Minha sogra foi tão gente boa q ela colocou ate essência pra perfumar o quarto dele pra ficar um clima mais agradável pra mim. Mas nem tive muito tempo pra descansar, o tempo foi o suficiente pra me arrumar, maquiar, comer e sair pra UnB. Consegui ficar deitada uns 10 min. Pra minha sorte um primo do Horst (que colou grau poucos dias depois de mim) me deu carona ate lá pq ele foi tentar experimentar a beca dele (que ele anda não tinha experimentado), só que o povo do cerimonial não quis deixar ele experimentar. Assim consegui chegar mais rápido.

FORMATURA E HOMENAGEM

Formaturas na UnB são padronizadas, então normalmente a cerimônia em si não tem nada de especial. O que dá o tchan ao evento é algum discurso diferente ou alguma torcida para algum formando mais exaltada. A minha neste ponto acho que foi bem normal, sem grandes destaques. Quer dizer, eu acabaria sendo o destaque. =D
Uma coisa muito legal foi que o prof. Marco Aurelio, que foi meu orientador, foi o paraninfo da turma (ele tinha sido escolhido para ser o patrono, mas como ele foi o sorteado para discursar, qdo eu avisei pra ele, ele disse que iria tocar com a profa. Alba (que originalmente era a paraninfa), pq já tinha 2 semestres seguidos que ele discursava nas colações. De qq foma, ele estava lá, e fez questão de me entregar o meu canudo - que por sinal perderam a tampa dele depois da colação =( Sorte que não tinha nada dentro. Eu fiquei muito emocionada e feliz, quase chorei, mas resisti.
Mas eu ainda iria chorar. Uma grande amiga minha, a Mah, resolveu que queria fazer uma homenagem a mim na minha formatura. Condensando infos que recebi de varias fontes, consegui fazer um panorama do qto foi difícil para ela conseguir fazê-lo. Um dos primeiros passos foi conversar com uma das psicologas la da UnB para pedir opinião de ela poderia ou não fazer-me a homenagem (pq tem gente que não gostaria destas coisas, ficaria com muita vergonha e tal). Dado o devido aval psicológico, diz a lenda que ela foi varias vezes ao Cerimonial e a Reitoria para que autorizassem que a homenagem fosse incluída na formatura. Segundo a Mah, a coord do Cerimonial foi bem intransigente neste ponto.
Mas nada como trab no Decanato de Graduação para resolver o problema! Como o decano é chefe dela e ele presidiria a cerimônia, pois originalmente ele é prof da Computação, ele deu uma mãozinha. Eu sei que ela mexeu os pauzinhos e o reitor autorizou a realização da homenagem. Pois é, qdo se conhece gente influente é outro esquema... hihihihihi
Após receber o canudo, cada formando tem que cumprimentar as pessoas da mesa e os profs e funcionários homenageados pelas turmas. Quando eu vi estava a Mah sentada em uma das cadeiras reservadas aos homenageados. Estranhei totalmente o fato e fiquei pensando em como ela tinha conseguido aquele lugar vip para assistir a colação. Era algo que eu iria perguntar a ela. Só que, obviamente, era por causa da homenagem.
Lá pelas tantas o prof. Murilo (o decano) começa a falar sobre o PPNE (Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB). Como eu era a única PNE da turma, obviamente sabia q aquilo era por minha causa. Daí a Mah foi chamada ao palco, me entregou um buque de flores lindo (com um cartão cheio de borboletas) e fez o seguinte discurso: (este é o discurso como a Mah me mandou; eventuais erros de português não são de minha responsabilidade...hihihi)

----------------

Boa noite a todos aqui presentes!
Sinto-me honrada de estar aqui representando o PPNE (Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais), vinculado à reitoria desta universidade e que tem por objetivo integrar alunos, professores e funcionários com necessidades especiais na universidade de modo a garantir a eles seus direitos básicos e a dignidade perante aos demais.
Como integrante do PPNE e aluna do curso de Matemática, aproveito esta cerimônia para homenagear a especial formanda em bacharel em Ciência da Computação, Anna Carolina Rocha, pela sua difícil jornada de um curso que exige dos alunos enorme empenho e dedicação.
Durante esses anos aqui na UnB sempre estive presente no PPNE e lá pude conhecer Anna Carolina que, desde o início, nos encantou com a sua determinação e persistência diante das suas dificuldades, além da vontade de concluir dignamente o curso . Por diversas vezes, a observei atentamente e vi como é grande a sua vontade de viver e de mostrar sua capacidade no exercício de qualquer função conquistando seus sonhos e almejando novos.
Sempre sorridente, de bem consigo mesma, agraciando a todos e conquistando o coração de cada um, touco-nos intensamente com sua delicadeza diante das pequenas coisas do dia-a-dia, cativando a nossa amizade,e admiração,tornando-se motivo de orgulho para o PPNE.
A Anna Carolina é fantástica! Não há quem discorde de que todo o seu carisma e dedicação extrema aos estudos a fazem a formanda mais querida, mais especial de hoje. Todos aqui presentes, todos os professores, todos os formandos, todos os pais, colegas, amigos, o PPNE e a UnB estão muito felizes por essa conquista porque, você Carol, é única!
Lamentavelmente há os que não tiveram a sensibilidade de enxergar você mais a fundo, deixaram de conhecer uma aluna tão valiosa que aspira ao conhecimento como a UnB tanto deseja. Mas isso apenas mostra como você é extraordinária ao lidar com sabedoria frente às diversidades impostas pela sociedade.
Te desejamos toda felicidade e sucesso pela frente! Muitas conquistas virão e as futuras barreiras serão enfrentadas sem muitas dificuldades, pois você já é especialista em superá-las. Estamos muito orgulhosos por esse momento e terei você sempre como uma das referências na minha vida, e acredito que falo aqui pelos demais colegas.
Obrigada a todos por esse momento.



----------------

Daí não aguentei e finalmente chorei enqto a Mah lia pra mim. Eu adorei o que ela fez, não só por ter sido comigo, mas pq de alguma forma foi mostrado para as pessoas ali presentes o qto é difícil para um PNE concluir um curso superior.
Conversando depois com a Mah, ela disse que a meta dela para as formaturas dos próximos semestres é conseguir que seja incluído na cartilha do Cerimonial que, toda colação que tenha um PNE como parte da turma, que alguem do PPNE componha a mesa e tenha direito de discursar. Espero que ela consiga isto para a formatura dela, senão eu ajudarei a correr atras.
Um fato interessante foi que, após a colação, varias pessoas aleatórias que eu nunca vi na vida me paravam para me dar parabéns. Achei muito curioso! Com a homenagem, acabei ficando mais pop do que já sou... hihihihihi

PIZZA!!!

Depois da formatura fomos comer pizza no Pizza a Bessa. Já tinha ido lá uma vez, só que era outro esquema. Era em um espaço menor e não era muito cheio. Você dizia ao garçom qual sabor vc queria e ele trazia uma pizza pequena daquele sabor pra vc. E eu ainda achava q era assim.
Tive a sorte que qdo acabou a colação e eu fui chamando as pessoas, uma amiga disse que então ia na frente pra guardar lugar. Tudo bem que éramos muitos (+ de 20), mas precisaria guardar lugar?
Foi a minha salvação! Chegando lá vi que tinha virado um Primo Piato, lotadeeeesimo! Agora os garçons passavam com as pizzas. Tudo tinha mudado! Nem parecia q era a mesma pizzaria. Mas foi bom mesmo assim. Vale ressaltar q pelo outros 3 formandos tiveram a mesma idéia que eu.

MINHA FANTASIA E DEMAIS PREPARATIVOS PARA A FESTA

Desde a primeira semana de janeiro, toda minha atenção se focou na festa. Portanto, era hora de fazer compras! Decoração, descartáveis, bebidas, compras de supermercado pras visitas, bolo, crepe, DJ....afff... muita coisa pra pensar e muito dinheiro pra gastar.
As compras de decoração, descartáveis e acessórios pra quem não tinha fantasia foram feitas em Tagua. Ah, como Tagua é bom pra comprar estas coisas. Além da grande variedade, o preço é bem mais em conta.
Lá tb tive a sorte de achar as asinhas que comporiam minha fantasia. Inicialmente, eu tinha pensado em alugar as asas em Alguma casa de fantasia quando eis que...tchan-ram! Lá estão as asas a venda, em varias lojas, e de vários tamanhos e cores. Quando vi asas lilás, tive que comprá-las! E estava pronta minha fantasia de borboleta! E melhor, borboleta lilás, cor irmã do roxo! Perfeito, considerando que eu já tinha um vestido lilás que eu ainda não tinha usado. Ainda tentei comprar um sapato baixinho roxo, mas não achei nenhum no modelo e numero que eu queria. Uma pena...
Quanto à comida para a festa, minha cunhada deu uma ideia muito boa, que foi contratar um buffet que serve crepe. Quando vc pensa inicialmente, parece que fica caro, pois é cobrado por pessoa, mas na verdade sai mais barato e pratico do que se comprasse salgados ou qualquer outra coisa. Além do que, as pessoas tem muito mais liberdade, elas mesmas escolhem os sabores que querem comer e comem o quanto quiserem. Foi uma ideia muito boa que agradou. Com certeza a Marta será lembrada em festas futuras.
O som foi algo tranquilo, pois o cunhado do meu namorado é DJ. Como sou da família, o valor pago foi meio que simbólico, só tive que alugar a caixa de som, que também não foi caro.

VISITAS

No sábado chegou a maioria das visitas. Na verdade só minha tia de Manaus que veio antes, na 3a. O restante do pessoal veio no sábado: meu tio (marido da minha tia), e o pessoal de Goiânia, outro tio, com a esposa e os filhos, um primo e uma amiga.
Fiquei muito feliz por eles terem vindo. Além de reunir parte da família, eles deram uma boa mão para minha mãe, o que a ajudou a ficar menos estressada. Minha tia foi de grande ajuda durante a semana: ela foi responsável pela decoração das mesas e por dar uma descontraída na minha mãe, pra ela fica mais calma e feliz.
Pena que todos foram embora na 2a. Mas foram farrear lá em Goiânia om outra parte da família. Eu e minha mãe não aguentamos ir, precisávamos do carnaval pra descansar de toda a agitação, antes de voltar para a vida cotidiana.

FESTA

Fiquei muito feliz que a festa foi um sucesso! As pessoas se divertiram bastante. Todo mundo pulou carnaval! Pra quem perdeu, saibam que fui dormir mais de 6 da manhã, tamanha farra. Pelos comentários ouvidos depois, se não todos, a maioria dos que vieram gostou muito da festa.
Gostei muito da criatividade da galera. Sempre tem alguns que não vem a caráter, mas para isso haviam os acessórios para os que não se fantasiaram: máscaras, colares havaianos e marabus (aquelas plumas coloridas de colocar em volta do pescoço). Quem veio fantasiado realmente caprichou. Teve de tudo um pouco. Só vendo as fotos!
Nossa, tem tanta coisa a se falar da festa! Terei que dividir em mais tópicos... hihihihi

SALVANDO A FESTA

Como era sábado de carnaval, solicitei ao DJ que providenciasse marchinhas de carnaval e/ou sambas enredo a serem tocados em parte da festa. Como ele não me disse nada antes, pra mim tava tudo certo. Já no meio da festa ele me avisa que não tinha conseguido as músicas. Eu entrei em panico, obviamente! Como seria uma festa de carnaval sem música de carnaval?!? Daí, desesperada, fui dar a noticia a minha mãe, avisando que eu ia subir par ver o que eu achava de cd de samba. Para meu alivio, minha mãe me avisa que nossa amiga de Goiânia havia trazido de lá um cd de marchinhas de carnaval. Foi o que salvou a festa! Um cd ótimo, remixado com muitas marchinhas, quase uma hora de música. Todo mundo dançou, jogou confete e serpentina, fez trenzinho... foi uma grande farra!
Vale ressaltar que tanto eu qto o DJ fizemos backup do cd. Uma relíquia dessa não podia passar batida pelas nossas mãos.

O SÍNDICO

Segundo minha mãe, o síndico foi 2x encher a paciência dela por causa da altura do som. Segundo ele, o condomínio tinha “lei do silêncio” a partir das 23:00. Algo estranhíssimo, uma vez que minha mãe já foi sindica e o horário do silêncio não era tão cedo assim. Pedimos pro DJ baixar um pouco o som mas a música continuou rolando.
Segundo alguns moradores que estavam na festa, ele estava sendo antipático, porque não estava tão alto assim. Alguns foram embora para seus aptos enqto a festa rolava e disseram não ouvir nada. Diz que até conversaram com uma das vizinhas que mora em cima do salão, uma senhora já meio doente, e ela disse nem ter percebido que tinha festa lá.
Minha mãe, que inicialmente disse que num tava muito aí pra ele, quase que não deixa eu ficar atá mais tarde jogando com meus amigos, sem música, com o salão fechado. Não sei pq razão bizarra ela achava que iriamos tocar a zona lá e o síndico ia chamar a atenção dela de novo, mas depois a convenci e pudemos ficar lá.

O FOTOGRAFÁVEL

Lembram de uma novela que tinha uma personagem (que não lembro mais um nome) que era a frequentadora assídua do Piscinão de Ramos e tinha como bordão “cada mergulho é um flash”? Pois é, minha festa foi mais ou menos assim. Muitas pessoas levaram máquina e foi foto que não acabava mais. Recebi tantas fotos que tive que fazer uma triagem das fotos da festa, mas mesmo assim fiquei com + de 200 fotos.
Entretanto, havia 2 figuras que realmente chamavam a atenção. Uma era um primo do meu namorado, que foi fantasiado de camponesa. Além do jeitão divertido dele de ser, ele dançava altamente empolgado e contava com a curiosidade dos presentes com relação a barba dele. Ele tem uma barba enoooorme, cultivada a muitos anos, que de tão grande as pessoas não acreditavam que era de verdade. Eu soube de pessoas que foram puxar a barba dele pra ver e não era postiça.
Mas havia O Fotografável! O Fotografável era um amigo de um amigo meu. Nunca tinha visto o cara na vida. Só que ele foi com uma calça agarradinha branca e uma camisa azul brilhante estampada de oncinha. Ninguém chegou a uma conclusão de que era a fantasia dele: disseram que ele era um Menudo, o Jaspion sem olhos puxados... surgiram muitos palpites, mas acho que ninguém perguntou de que era a fantasia dele. Alguns me indagaram sobre a opção sexual dele, mas eu tb são sabia responder. Me contaram que ele ficou muito empolgado qdo tocou “I Will Survive”, que tradicionalmente é uma música muito apreciada por gays, (mas não só por eles) por isso surgiu a dúvida sobre a opção sexual do rapaz, que eu mal fiquei sabendo o nome.
De qq forma, eu sei que uns amigos estavam na varanda do salão batendo fotos felizes deles mesmos e O Fotogrável foi pra lá. Daí ele começou a fazer poses empolgadas e todo mundo começou a bater fotos dele. Até eu e minha mãe fomos convocadas para assistir a sessão de fotos dele, mas minha mãe inicialmente não entendeu o motivo de tanto alvoroço. Teve gente que pediu para tirar foto junto com ele. Muito comédia!

PARABÉNS

Eu decidi que as pessoas deveriam cantar parabéns pra mim. Mas como não se espera que em uma festa de formatura tenha parabéns, muitas pessoas foram embora antes.
Como não era aniversario, não era de se esperar velas tb. Mas descobri perto do meu trab velas de letrinhas. Aí escrevi meu nome! Pena que as velas de letra A vendem muito e fui na loja varias vezes, mas não havia A branco. Acabei comprando azul claro, pq as outras cores eram verde “mamãe cheguei!” e rosa “barbie”. Juntando as velas verde e rosa ficava “bandeira da Mangueira”, mas achei q era exagero d+.
Na hora dos parabéns, além do meu namorado sair correndo pra escovar dentes e pegar a flauta (tudo no apto) e a gente acender as velas, esperar, apagar as velas, espera-lo pra acender de novo, O Fotografável novamente chamou a atenção. Ele pega um balão e coloca por sobre as velas, estourando o balão e apagando as velas. Testemunhas dizem que ele queria estourar o balão para fazer barulho, que não queria apagar as velas. O fato foi que alguns olhavam com cara de bravos e ele se escondeu num canto, supostamente se sentindo mal pelo q fez.

FALTA DE ATENÇÃO

Tem pessoas que são meio desligadas, desatentas, sei lá... quem sou eu pra entender?! O fato foi que no meio da festa, uma amiga que estava com sua filha nenem me pergunta onde ela poderia trocar a filha dela. Ofereci minha casa, mais especificamente meu quarto, pra ela ter mais espaço. Ela subiu com minha mãe, trocou a filha e desceu. Até ai, tudo bem. O ponto é que, lá pelas tantas da manhã, subi com 2 amigas para pegar o Imagem e Ação para começarmos a sessão de jogos da festa. Para minha surpresa, encontro a fralda jogada aberta no chão do meu quarto. Morrendo de vergonha, pego o jogo e desço correndo. Fiquei tão perplexa com o fato que nem me atrevi a pegar a fralda do chão. Deixei para coloca-la no banheiro quando eu subisse para dormir. Mais tarde minha mãe subiu e viu a tal fralda no chão. Ela disse que obviamente não ficou monitorando minha amiga trocar a fralda, foi fazer outras coisas enqto isso, dentre elas arrumar cama e ir ao banheiro. Quem ia imaginar que a pessoa ia fazer uma coisa dessas?

ACHADOS E PERDIDOS

No dia seguinte, meus parentes levantaram cedo e foram lavar o salão, pois iríamos almoçar lá. Enqto arrumavam lá, encontraram no chão um sutia de amamentação no chão. Minha mãe, levando na piada, achou que era de fantasia de alguém, mais especificamente suspeitava que fosse da fantasia de um primo bem gaiato do meu namorado, que veio fantasiado de camponesa.
Perguntado, no fim de semana seguinte à festa, se o sutia era “dele”, ele disse que era uma camponesa muito pobre e que onde ela morava não tinha este tipo de coisas modernas.
Portanto, quem por acaso for o dono do sutia, peço que entre em contato para que eu possa devolvê-lo. Ta guardadinho aqui em casa.

PRESENTES

Eu nem esperava ganhar presentes de formatura. Mas quero deixar reservado o presentes q ganhei: além da cesta e das flores (já citados anteriormente), minha tia comprou uma blusa pra mim num dia que fomos no shopping, uma amiga que veio de Goiânia me trouxe uma camisola de algodãozinho (do jeitinho que eu gosto!), uma vizinha me deu um livrinho sobre paz interior e uma colega de trab me deu uma mini-camiseta escrito “Informática” com ventosa para pregar em vidro (ela pode ser vista no vidro da frente do meu carro). Fica aqui o meu agradecimento público aos presentes recebidos. Adorei todos!