terça-feira, dezembro 25, 2012

REFORMANDO MEU APÊ - FIM DE SEMANA DE FAXINA E PRIMEIRA PARTE DA MUDANÇA (ou APÊ FICANDO COM CARA DE APÊ)

Em primeiro lugar, Feliz Natal a todos. 
Este ano Papai Noel me deu o maior presente que já ganhei: o apê. Este foi um presente que fui ganhando ao longo do ano, mais especificamente o longo dos 3 últimos meses, que foram de muita correria, mas tb de alegrias. Cada etapa vencida é muito gratificante. Acho que fui uma boa menina neste ano. =P 
Foi um fim de semana bem cansativo esse, mas consegui fazer o apê ficar com cara de apê, isto é, ficar algo mais habitável.

No sábado passei o dia quase todo com a diarista lá. Foi o dia da faxina: tirar todo aquele insuportável pó branco de resto de obra que me sujava em cada canto que encostava. Além do calor horrendo que fazia lá (não vejo a hora do rapaz o ar condicionado ir lá colocá-lo na parede; ele disse que ia na semana passada, mas pelo visto, não quis receber o pagamento dele antes do Natal), ainda aguentar o cheiro de produto forte num espaço reduzido. 
O produto forte era um limpa rejunte, pois o pedreiro foi um cara muito lambão, não muito chegado a limpar as coisas. Durante a obra, ele até pareia um cara que gostava de deixar tudo limpo: nas fases mais críticas do pó, por 2x cheguei lá sem avisar e ele tava varrendo o chão. Mas o banheiro ficou por último, e ele deixou a lambança de rejunte seco por cima dos azulejos, sem limpar os excessos. Como quando eu vi já tava tudo seco, ele disse que comprando limpa pedra saía facinho. Comprei limpa rejunte, por ser mais adequado, mas não saiu facinho coisa nenhuma, a coitada da diarista teve que raspar muita coisa com espátula pra sair. 
De tarde, tive algumas visitas relativas à obra: o eletricista/encanador/faz-tudo para instalar algumas coisas que precisavam de furadeira e me passar a lista de mais materiais elétricos que faltavam para ele poder fazer mais alguns ajustes que faltam; um rapaz encaminhado pela construtora para fazer o exaustor do banheiro funcionar e que, infelizmente, para poder efetuar o conserto, teve que fazer um buraco no gesso do meu banheiro; e de surpresa o pedreiro, para começar a arrumar o nicho da TV (que será assunto de outro post).
No domingo, foi dia do primeiro mutirão de mudança. Juntei 4 amigos (os quais sou muitíssimo grata) para buscar coisas que estavam em casas alheias: uma mesa que uma amiga me deu pois comprará uma maior para ela (a qual tb sou muitíssimo grata) e o fogão e refrigerador que comprei em promoção faz meses e tive que deixar em casa alheia. 
Por ser casa só de mulher e ficarmos felizes quando aparecem homens, aproveitamos para que eles levassem algumas coisas meio grandinhas e meio sem jeito de carregar que já podiam ir pra lá, como, por ex., os meus 4 puffs. 
O fim da manhã foi indo às casas buscar e descarregando as coisas no apê; de tarde foi arrumando tudo e trocando ideias. Sou muito grata pois 2 dos meus amigos tiveram uma ideia ótima de nova posição do box do banheiro, para que eu tenha muito mais espaço interno. Infelizmente o moço da loja de box não foi esperto o suficiente pra pensar nisso, mas vou solicitar nova visita para passar o novo projeto.
Aproveitei a presença deles para desencaixotar os eletros e colocá-los nos seus respectivos lugares, para eu poder testar posições, pois por mais que se meça, sempre ficava um medo de algo não caber onde eu tinha planejado e lascar meu projeto todo. Felizmente deu tudo certo.
Eles também montaram minha nova cama, mas aparentemente a fábrica mandou uma peça com furos nos locais errados, logo ficou uma folga na tampa do baú. Também não foram entregues os pés. Amanhã vou fazer contato para solicitar a vista de um montador da fábrica lá pra avaliar a situação.

Status da casa nova: Obra concluída, mas ainda faltam ajustes e algumas instalações. Mesa, 4 cadeiras, 4 puffs e um banquinho plástico (ou seja, já dá pras pessoas irem lá e terem onde sentar). Refrigerador, fogão e lava e seca nos seus lugares (apenas refrigerador em funcionamento). TV no seu lugar, mas sem poder girar e sem instalação elétrica. Material básico de limpeza e higiene existente. Cama que dá pra dormir no reveillon se eu ficar com preguiça de dirigir, mas ainda pendente de ajustes. Um monte de plástico, papelão e isopor jogados fora. Um cantinho com sobras de material da obra e algumas coisas que ainda serão usadas em etapas posteriores. Ar condicionado e persianas ainda encaixotados. Móveis planejados só em janeiro.

Mas o mais importante é já estar apresentável e poder receber os amigos. =D

segunda-feira, dezembro 10, 2012

REFORMANDO MEU APÊ - O FIM ESTÁ PRÓXIMO!

Dando notícias a todos, depois de quase 2 meses de obras, o fim está próximo. Pelo menos no que se refere à parte de pedreiro. Já tenho a parede nova prontinha, 2 paredes pintadas de lilás (se bem que em uma delas ainda falta uma mão de tinta - com esse tempo chuvoso e a pouca ventilação de uma kit, demora pra secar) e as demais já pintadas, azulejos na cozinha/área de serviço. O banheiro, que ficou por último, que ainda tá mais enrolado, mas essa semana, mais tardar na outra (de repente demora pra secar o rejunte) deve estar tudo pronto. Os azulejos estão quase todos colocados na parte nova (lembrando que uma parede foi derrubada e refeita pra aumentar o banheiro), mas falta o piso e as pastilhas. 
Mas parando pra refletir, ainda falta muuuuuita coisinha. Acabamento é a parte mais chata! Essa semana deve ser instalado o suporte pra TV, semana que vem o ar condicionado. Ainda falta também instalar o tanque, chuveiro, acessórios para banheiro (incluindo o armário com espelho sob a pia), persianas e adesivos decorativos (mas isso tem que esperar acabar tudo)... Aff! Já fiz tanto, mas ainda falta tanto!
Isso sem contar os móveis planejados, que só serão montados o início de janeiro (devido à grande procura de fim de ano), os eletros que tem que ser desencaixotados e instalados (sendo que 2 deles ainda tenho que mandar buscar na casa de uma amiga, pois comprei de promoção e tive que deixar lá), a mesa que ganhei de uma amiga (e também tenho que buscar), a cama que tem que ser montada...
Bem, me mudar mesmo acho que só em janeiro, quiçá fevereiro, mas já quero estar com algo "apresentável"  no fim deste mês para a realização do evento "inauguratício" do ano: o Reveillon no Apê. Aguardem!!!