quinta-feira, julho 26, 2007

GOTINHAS DO CÉU E MUDANÇA DE CLIMA

Depois de muitos e muitos dias de calor, eis que estou ontem no HUB esperando um taxi para ir ao trabalho e começam a cair gotinhas do céu. Eram gotinhas pra enganar trouxa, que duraram uns 10 a 15 minutos, sendo que depois veio um sol de rachar.

Mas à noite quando saí do trab, tava um vento bom de chuva. deve ter chovido por perto. Pude, felizmente, depois de umas 2 semanas, dormir sem ventilador e acordar com friozinho gostoso...

O DIA EM QUE EU FIZ UM DBA TREMER

Anteontem estava u aqui no trab qdo recebemos uma demanda vinda de um estado em que uma série de modificações teriam que ser feitas no banco de dados: pessoas com cadastros duplicados, alunos associados em tutores errados, uma bagunça! Para fazer estas correções, teríamos que alterar e excluir várias coisas diretamente no banco de dados. Para piorar a situação, várias notas já haviam sido digitadas, o que tornou o meu trabalho moroso por ter que verificar aluno por aluno quem já tinha nota digitada e excluí-las (se fosse o caso) antes de excluir o aluno.

Eu não tenho autorização para exclusões no banco de dados (apenas alterações), portanto eu só monto as exclusões e mando para um dos DBA (para quem não é da informática, DBA = Database Administrator = Administrador de Banco de Dados) executar as exclusões. Assim que elas são executadas, o DBA me resp por e-mail se foram feitas sem problemas ou não.

Normalmente não existem problemas, mas desta vez teve alguns, informação que me foi respondida pelo DBA que trab aqui ao meu lado. Logo que vi o e-mail, virei a ele e disse que ele tinha acabado de cometer o maior erro da vida dele.

Momento de silêncio e tensão. A expressão facial dele não era das melhores. Foi então que eu respondi que ele tinha cometido o fato gravíssimo de escrever meu nome com um 'n' só! Aí foi gargalhada geral e a cara dele se mudou para uma grande cara de alívio.

Depois eu fiquei até com dó dele tamanha a cara de preocupação que ele fez. Até pedi desculpa pela brincadeira e tal. Ele se justificou dizendo que a atividade dele é de grande reponsabilidade, então se ele fizesse uma besteira, provavelmente seria algo irreparável cuja culpa seria dele. Claro que eu disse q a culpa seria minha também, afinal, fui eu quem teria montado as exclusões de maneira errada...

quinta-feira, julho 19, 2007

WIKIPEDIA - EFICIÊNCIA NA ELIMINAÇÃO DE VANDALISMO EM SEUS VERBETES

Tenho um colega de trabalho que vem sendo sacaneado pelos colegas há semanas só pq pintou o cabelo. Mas ontem o pessoal apelou: resolveram criar um verbete na Wikipedia em português para Acaju, que foi uma das cores de tinta que ele usou para pintar seu cabelo. Um dos colegas fez uma montagem com uma foto dele mostrando o antes e o depois da pintura e no meio a descrição da "formula" usada para pintar o cabelo dele.

Na hora que fizeram isto, eu estava em outra sala em uma reunião. Quando eu voltei, o que eu vi foi um colega comentado que o verbete não estava mais no ar. Então o cara que tinha postado o verbete na Wikipedia foi olhar e descobriu que não só o verbete havia sido excluído, mas ele estava bloqueado para fazer atualizações na Wikipedia. E, segundo o pessoal, diz que foi questão de meia hora que o verbete ficou no ar. Isto mostra que a Wikipedia está bem efeiciente no combate ao vandalismo nos verbetes.

Há algum tempo li uma materia na revista Veja sobre a Wikipedia. Na época fizeram um teste de alteração de um verbete bastante visitado, colocando informações nada a ver nele. Segundo a revista, levou 3 dias para que o texto anterior fosse restaurado, retirando as informações incorretas inseridas nele. Não me lembro há qto tempo foi isso, mas percebe-se que hj em dia a fiscalização está maior.

CONJUNTIVITE VIRAL - SEQUELAS

Bem, vcs lembram que eu tive conjuntivite ha alguns meses atras. Pois bem, depois que passou a crise horrível, eu fui uma paciente má e não voltei na minha oftalmologista. Mas tenho minhas razões: primeiro viajei no meu niver, depois foram provas e provas na UnB... mas esta semana eu fui.

Interessante como vc acha q está bem qdo não está. Depois de examinar o meu olho e dizer que ele ainda está cicatrizando, o que vai demorar mais alguns meses, ela foi fazer aquele tete de colocar as letrinhas na parede longe pra eu ler. Nossa, q susto eu levei! Eu olhava para as letras (pelas outras vezes que eu fiz o teste eu sabia que as letras q ela projetava na parede eram beem grandes), mas eu não conseguia ler! Era como se o meu grau tivesse piorado absurdamente! Mas ela me disse que é pq meu olho não cicatrizou ainda, que só vai voltar ao normal lá pro fim do ano.

E eu achando que já estava boa...

ADMIRADOR SECRETO???

Quando cheguei no meu trab na 2ª que abri o meu e-mail particular, vi umas 15 msg de um mesmo destinatário que desconhecia. Como era de se esperar, era mais um daqueles sem ter o que fazer que fica mandando arqs .pps para os outros. Eu gentilmente mandei um e-mail ao cara dizendo que ele estava mandando e-mails para a pessoa errada (algo que pode acontecer com qq um).

O problema é que ele me resp dizendo, em resumo, que era uma pessoa que me viu na rua e se apaixonou por mim. Aproveitando as descrições de como "eu" seria (por ex.: um monumento de mulher), obviamente não era eu. mas as minhas tentativas de explicar ao cara que eu realmente não era quem ele tava pensando não adiantaram. Pelo menos ele agora só manda 1 e-mail por dia, mas só destes com coisas inúteis que a pessoa simplesmente repassa adiante. vamos ver até qdo este mané vai continuar.

quinta-feira, julho 12, 2007

EU ODEIO A TICKETMASTER

Na 2ª passada abriu a temporada de venda de ingressos pro Cirque de Soleil. Quer dizer, já tinha aberto, mas só para quem tinha cartão de crédito x e y (isto é, cartões de rico!)... Mas bem, feliz e contente me planejei: chego no trab e logo cedo e entro no site da TicketMaster (q é a vendedora oficial dos ingressos) pra garantir meus ingressos.

Entrei e comprei os 2 ingressos (de pobre) pra mim e minha mãe. A empresa me enviou um e-mail dizendo q o pedido terminaria de ser processado (confirmação de cartão de crédito e essas coisas) e que em no máximo 3 dias me mandariam a confirmação do pedido. Tudo bem! Estava feliz e contente com meus ingressos garantidos.

Não havia comprado pro Horst pq não sabia se o dele era meia ou inteira. Quando ele me falou, já era no fim do expediente de 2ª, aí fiquei de comprar na 3ª de manhã. Entrei no site pra tentar comprar pro mesmo setor e pro mesmo dia, mas tinha mensagem de "venda não disponível", o que subentendesse que acabou os ingressos que eu queria. Falei com ele e ele se consolou.

Na 4ª, qdo chego no trab, vejo um e-mail dizendo q meu pedido foi cancelado por falta de vagas. MAS COMO ASSIM POR FALTA DE VAGAS??? HAVIAM VAGAS QDO EU COMPREI! Aí começou minha peregrinação para resolver o problema....

Primeiramente peguei o número 0300 que tinha no e-mail e fui pro orelhão ligar. Depois de umas 3 tentativas (pq o serviço é super mal feito), consegui chegar na opção de falar om os atendentes, mas fui surpreendida com a msg de que eu teria que ligar para um telefone de São Paulo para falar com atendentes. E dá-lhe interurbano. cartão telefônoco com muuuitos créditos foi pro espaço. Em 3 tentativas, devo ter ouvido um total de 20 minutos de propaganda e musiquinha sem sucesso.

Liguei até no Procon, mas o atendente me disse que não podem processar a empresa só por "falsa esperança", que foi como ele classificou meu caso. Ele disse que eu só poderia processar por propaganda enganosa em 2 casos:
  1. Se eu recebsse e-mail dizendo q a venda tava confirmada e depois um e-mail cancelando;
  2. Se tivessem debitado no meu cartão de crédito.
Finalmente temos a pergunta sem resposta: por que o meu pedido foi cancelado?

Conversando aqui coma galera da informática, eles chegaram a uma hipótese: a não atualização em tempo real do sistema. Sabe qdo vc vai comprar passagns de promoção no site da Gol e vc escolhe a pssagem de promoção, mas, depois de passar pelas milhares de telas necessárias para a compra o sistema diz que não pode faezr a compra? É pq neste meio tempo alguém foi mais rápido q vc e comprou prmeiro.

Pelo entendimento deles, o site não foi capaz de faezr isto, deixando que eu concluísse a compra mesmo sme ter mais ingressos.

Bem, revoltada e quase inconsolável, liguei pra minha mãe. Depois de explicar o que aconteceu e ver que não teria solução, a coitada da minha despencou do Guará pra cá pra irmos pro Park Shopping comprar isto. Chegando lá, fomos na FNAC, que é ponto de vanda dos ingressos e, com a reclamação de minha mãe pelo abusivo 20% de taxa cobrado em cima dos ingressos, a vendedora foi boazinha e disse que no andar do boliche tem o guichê da TicketMaster. Que bom saber q existem pessoas honestas neste mundo, pois ela podia simplesmnete omitir esta informação e vender os ingressos pra mim. Mas não, ela foi honesta. Parabéns a ela!!!

Fomos para o andar do boliche, o qual nunca havia ido pois a princípio o único acesso é via escada rolante. Eu não ando de escada rolante. É necessário equilíbrio pra entrar, oq ue eu não tenho muito. Além disso, tenho traumas de infãncia. Esteiras rolantes são até mais faceis, vez ou outra eu ando nos hipermercados, mas escada rolante não! Como os elevadores que normalmente uso não dão acesso ao 3º andar, eu tive q enfrentar a escada rolante. O que a gente não faz por um ingresso! (Depois fiquei alguns minutos com os batimentos cardíacos acelerados tamanha a tensão...)

Aí foi mais uma espera de 15 minutos (pois só ia abrir meio-dia) para finalmente comprar os ingressos. Consegui omprar pro mesmo dia que eu queria, mas não comprei no setor mais barato, pois os lugares que ainda tinham eram muito lá no fim do mundo. Optei por pagar 35 reais a mais em cada ingresso e ficar mais perto. Se bem que, considerando que eu ia pagar taxas, ficou quase o mesmo preço par ficar mais perto e ter mais conforto. Ah, sim, com essa comprei pro Horst ir tb (mas é claro q ele vai me pagar depois... hihihi).

Moral da estoria: Se eu soubesse q fosse dar este rolo todo, eu tinha ido comprar lá no shopping na 2ª de noite. Assim a gente vê que a tecnologia nem sempre é boa e confiável. Em certas situações é melhor confiar nas coisas feitas pessoalmente, no papel, etc, do que em coisas informatizadas.

terça-feira, julho 10, 2007

COLCHÃO NOVO

Ontem chegou meu colchão novo. Comprei-o na 4ª da semana passada, mas infelizmente não conseguiram me entregar antes do fds. Ele é lindo, alto, macio e super confortável. Até estando triste e deprimida, consegui ter uma ótima noite de sono. Que diferença q faz um colchão, não?

Mas o bichinho antigo pra mim deu o q já tinha q dar. Minha mãe me lembrou q já tinha 10 anos q eu tava com ele. Isso explica pq ele tá fundo pra caramba.... mas espero q ele possa ser útil a alguma pessoa que nem um colchão mais ou menos não tem.


Fui comprar o colchão lá no Conjunto, pois é o local que aglomera mais lojas de móveis e eletroeletrônicos. Primeiro fui nas lojas de móveis e eletro clássicas. Depois de ir em todas elas e não me sentir plenamente satisfeita, pois ou o colchão não era macio o suficiente ou dividia em poucas vezes ou a garantia era pequena ou era de marca desconhecida. No fim, fui na loja da Ortobom. Acabei comprando um colchão bem mais cara do que eu imaginava, mas valeu a pena. Pode parecer conversa de vendedor, mas constatei alguns fatos interessantes.


A qualidade dos colchões vendidos na loja era beeem diferente dos colchões vendidos em lojas de móveis. Nas lojas de móveis são modelos bem mais pops, com o objetivo de ficar barato, e não são tão macios, com acabamento tão bom e com muita garantia qto na própria loja da marca.


Em suma, acabei deixando minha economia de lado em prol de um colchão bem melhor (que deve durar bem mais de 10 anos... hihihi).

ATENDENDO A PEDIDOS

Como surgiram reclamações de que o vídeo citado no post anterior não era o pior eles, segue mais um link com um video altamente horrível. Mais uma vez, não me responsabilizo... http://www.youtube.com/watch?v=4FE3RanwGlg

Este é de uma banda angolana chamada Salsicha e Vaca Louca. Com um nome desses, não pode-se esperar grandes coisas. A música tem um ritmo bacana, vc fica com vontade de dançar, mas a coreografia é bizonha. Não tem nada a ver com dança do ventre... na verdade a galera do funk carioca deveria aprender com a ginga destes angolanos.

Outro ponto interessante é a letra, a qual citarei um trecho:

"A Jade dança
O Lucas dança
Said dança
Khadija dança
E o Ali dança
Mohamed dança
Nazira dança"

Pelo visto na época a novela O Clone deveria fazer sucesso lá.

segunda-feira, julho 09, 2007

EU SOU UM BOT

Em mais um evento bolsístico na casa de um amigo, o dia foi dedicado a uma sessão de videos toscos, estranhos e/ou ruins do YouTube.

Uma amiga foi a responsável por nos apresentar o vídeo em que eu descobri que eu sou um bot. Pra que possam entender a piada, quem não sabe o que é um bot, leia a explicação da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bot

O clipe é de uma música cantada em sueco que conta a estória do tal bot. Não que a música seja ruim, (pelo contrário, eu achei ela bacana) mas a letra é um tanto quanto curiosa.

Eis o video no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=LgdwcQQKX5A Este vídeo possui as legendas em português de Portugal, então não estranhem palavras como "rapariga" e "apetece". Eu até achei um clip com a legenda em português brasileiro, mas o cara fez um serviço porco, do tipo, erros de português, palavras digitadas erradas... então é melhor ler no português lá da terrinha...

Além deste e de outros vídeos, tive o desprazer de assistir o pior video da minha vida: Sheila Mello (a que era do Tchan) tentando ser cantora. Quem tiver coragem, veja. Eu não me responsabilizo, pricipalmente porque a festa esvasiou consideravelmente qdo disseram que iriam passar este vídeo. Eu fui uma das poucas pessoas corajosas que resistiu, hihihi. http://www.youtube.com/watch?v=CwcovHdQu94

EISENBAHN

Antes de sair pra farra no sábado, fui no supermercado com minha mãe e, enqto ela procurava cerveja pra ela, achei uma cerveja da Eisenbahn, cerveja lá de Blumenau que só não conchecemos a fábrica por não coincidência dos dias de visitação com os dias que ficamos na cidade. Bem, toda feliz, conmprei a cerveja e levei pro Horst, sem me preocupar em ver que tipo de cerveja que era.

Minha mãe, bebedora de cervejas comuns, só soube reclamar o quão cara era a cerveja, mas a diferença se dá devido à qualidade, por não ser esta coisa pop feita em alta escala só para vender barato. Dividimos a garrafinha de cerveja por 4, pra todo mundo experimentar. Pra minha surpresa, não tinha percebido qdo comprei que era cerveja escura.

Só que ela não era escura que nem a outras. Ela é forte e não doce, ao contrário do que se está acostumado a ver por aí. Aí resolvi ler o rótulo. Ela é um tal de tipo Dunkel, que eu sei o q significa, então fui ler as outras infos do rótulo ra chegar a uma conclusão. O mais engraçado era o que vinha escrito no rótulo: que a cerveja era para ser tomada com "churrasco, feijoada, funghi e um charuto". hahahahahhahahahaha comédia, não?

Hoje fui ler no site sobre esta cerveja Dunkel. Lá tive algumas infos melhores. Uma é que as cervejas escuras normalmente são coloridas artificialmente e tem caramelo pra dar o tom escuro. No caso da Eisenbahn, a cor é dada pelo malte torrado, que tb muda o sabor da cerveja.

Pra quem queira conhecer as cervejas da Eisenbahn: http://www.eisenbahn.com.br

quarta-feira, julho 04, 2007

ACABOU!!!

Acabou! Finalmente acabou mais um semestre de UnB, que espero ser o penúltimo. Fiz minha última prova hj, que creio ter ido bem. Então agora é um mês de descanso e alegria!

Mas eu até q fiquei feliz neste semestre. Fiquei com um SS e 3 MS até agora. Consegui MS até em Grafos, que milagrosamente fui muito bem na última prova. Ainda falta a nota da prova de hoje, mas creio que ficarei com MS também. Então to bem, não fiquei com nenhum MM! =D