Há aproximadamente um
mês resolvi experimentar o Reclame Aqui. Sempre ouvi as pessoas
dizerem que funciona, mas não havia precisado usar. Me tornei fã do
serviço, que já usei 3x, uma com sucesso e 2 aparentemente com
sucesso.
A primeira foi quando a
minha cama baú. Resumindo, comprei uma cama baú + colchão na
Ortobom do Conjunto Nacional, mas ainda não havia recebido o apê.
Quando solicitei a entrega e foi feita a montagem da cama baú, foi
constatado defeito na tampa do baú, que é composta de 2 partes e
ficou um buraco no meio e a tampa "sobrando" de um dos
lados. O pessoal da montagem disse que era só ligar no depósito que
eles providenciariam outra, pois este defeito de fabricação teria
ocorrido em todo um lote de camas. Ao ligar no depósito, me
informaram que eu teria que abrir um pedido de assistência técnica
na loja.
Fui à loja no início de janeiro e me deram o prazo de 30 dias para resolver a situação. Mas o prazo venceu e nada! No depósito não conseguia falar com a pessoa que supostamente poderia resolver o problema (muitas vezes o telefone nem atendia) e na loja só me enrolavam: ou me mandavam ligar pro tal depósito ou ficavam de consultar e me retornar e nada! Inclusive teve um tal gerente regional que estava na loja que me disse que eu podia ligar no depósito NAQUELA hora, pois estavam fazendo inventário e certamente haveria gente lá. Eu disse que havia acabado de ligar lá, mas o arrogante disse que eu podia ligar e que, se não atendesse, eu podia ligar d enovo pra falar com ele. Claro, não atenderam no depósito e quando retornei, ou o cara não estava mais lá ou mandou dizer que não estava. Como eu me senti enrolada, resolvi abrir a reclamação. Eu só tive retorno da loja e solução do problema por causa do Reclame Aqui.
Fui à loja no início de janeiro e me deram o prazo de 30 dias para resolver a situação. Mas o prazo venceu e nada! No depósito não conseguia falar com a pessoa que supostamente poderia resolver o problema (muitas vezes o telefone nem atendia) e na loja só me enrolavam: ou me mandavam ligar pro tal depósito ou ficavam de consultar e me retornar e nada! Inclusive teve um tal gerente regional que estava na loja que me disse que eu podia ligar no depósito NAQUELA hora, pois estavam fazendo inventário e certamente haveria gente lá. Eu disse que havia acabado de ligar lá, mas o arrogante disse que eu podia ligar e que, se não atendesse, eu podia ligar d enovo pra falar com ele. Claro, não atenderam no depósito e quando retornei, ou o cara não estava mais lá ou mandou dizer que não estava. Como eu me senti enrolada, resolvi abrir a reclamação. Eu só tive retorno da loja e solução do problema por causa do Reclame Aqui.
O segundo/terceiro caso
diz respeito a instalação da internet e provedores se passando pela
Oi. Eu havia solicitado a internet por parte da Oi e um belo dia me
ligam dizendo que era da Oi e que estavam ligando para instalar minha
internet. Eu confesso que fui “meio” ingênua, pois cometi vários
erros. Eles me disseram que precisam cobrar uma taxa de 3,99 para
instalação e que perguntaram se eu queria pagar com débito em
conta, boleto ou cartão. Quando eu disse que seria cartão, a
atendente veio com uma conversa meio doida de que para gerar o boleto
sem cobrança de taxa, precisava da minha agência e conta. A idiota
aqui deu. Foi feito um agendamento para instalação na manhã
seguinte e inclusive me deram número de protocolo.
Fiquei plantada que nem
uma idiota esperando o tal instalador. Quando passou 1h do horário
marcado, liguei na Oi pra saber se o instalador viria ou não. Daí
fiquei sabendo do golpe: os provedores acessam seu cadastro da Oi e
ficam te ligando para oferecer o provedor, mas não é necessário,
pois a Oi já fornece gratuitamente um provedor. Ou seja, foi um
agendamento fictício para me enganar. Então a atendente me passou a
lista dos provedores que mais foram reportados pelos consumidores e
me pediu para tentar descobrir qual foi. Nesta lista, descobri
existir um provedor da própria Oi, chamado Oi Internet. Daí pensei
que ele que teria me ligado, pela similaridade do nome.
Liguei para o tel
deles, um 4004, que mandava acessar o site e usar o chat. Mas para
usar o chat era necessário ter cadastro, login e senha, logo eu
fiquei sem canau de comunicação.
Pesquisei no Reclame
aqui e vi muitas reclamações semelhantes. Abri a reclamação logo,
para evitar que me cobrassem algo, e logo me mandaram e-mail e me
ligaram dizendo que meu cadastro teria sido totalmente cancelado. Mas
mesmo assim fui ao banco para verificar se havia algum agendamento de
débito para que fosse cancelado. Descobri que pelo caixa eletrônico
ou pela internet é possível ver as empresas autorizadas a debitar e
cancelar a autorização de débitos.
Achei que meu problema
estava resolvido, mas descobri que o era pior. Na verdade alguns dias
depois, vi um débito diferente agendado na minha conta. Era do UOL.
Ou seja, os atendentes do UOL ligam mentindo, dizendo que são da Oi
justamente para te enganar. Na mesma hora, cancelei a autorização
pelo site do BB e abri a reclamação. Uma pessoa me ligou dizendo
que estava cancelando meu cadastro, mas pedi que me mandasse a
confirmação do cancelamento por e-mail (vocês acham que vou
acreditar nos tais números de protocolo de novo?!), a qual nunca foi
feita. Bem, essa reclamação só vai ser fechada se depois de mais
um mês não aparecer mais nenhuma cobrança nem chegar nada por
correio.
Enfim, estou satisfeita
com o Reclame Aqui, pois as empresas, pelo menos essas que são
grandes, ligam mesmo para te dar um retorno pra ver se você fecha
logo a reclamação.
2 comentários:
Qual a diferença do reclame aqui para o procon? Achei tudo q vc disse muito confuso. Quanto tiver algum problema, vou direto em um desses q disse acima. enfim...
Bem, no meu caso, a vantagem do Reclame Aqui com relação ao Procon é que eu não preciso me deslocar para o Procon (no Reclame Aqui consigo fazer tudo pela internet e a empresa que liga em contato comigo por tel após eu fazer a reclamação), e como a ideia é ser algo conciliador, acho que resolve mais rápido que no Procon tb.
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