segunda-feira, março 04, 2013

RECLAME AQUI É MEU AMIGO (ou PROBLEMAS COM MINHA CAMA BAÚ E COBRANÇAS INDEVIDAS DE PROVEDORES DE INTERNET)

Há aproximadamente um mês resolvi experimentar o Reclame Aqui. Sempre ouvi as pessoas dizerem que funciona, mas não havia precisado usar. Me tornei fã do serviço, que já usei 3x, uma com sucesso e 2 aparentemente com sucesso.

A primeira foi quando a minha cama baú. Resumindo, comprei uma cama baú + colchão na Ortobom do Conjunto Nacional, mas ainda não havia recebido o apê. Quando solicitei a entrega e foi feita a montagem da cama baú, foi constatado defeito na tampa do baú, que é composta de 2 partes e ficou um buraco no meio e a tampa "sobrando" de um dos lados. O pessoal da montagem disse que era só ligar no depósito que eles providenciariam outra, pois este defeito de fabricação teria ocorrido em todo um lote de camas. Ao ligar no depósito, me informaram que eu teria que abrir um pedido de assistência técnica na loja.
Fui à loja no início de janeiro e me deram o prazo de 30 dias para resolver a situação. Mas o prazo venceu e nada! No depósito não conseguia falar com a pessoa que supostamente poderia resolver o problema (muitas vezes o telefone nem atendia) e na loja só me enrolavam: ou me mandavam ligar pro tal depósito ou ficavam de consultar e me retornar e nada! Inclusive teve um tal gerente regional que estava na loja que me disse que eu podia ligar no depósito NAQUELA hora, pois estavam fazendo inventário e certamente haveria gente lá. Eu disse que havia acabado de ligar lá, mas o arrogante disse que eu podia ligar e que, se não atendesse, eu podia ligar d enovo pra falar com ele. Claro, não atenderam no depósito e quando retornei, ou o cara não estava mais lá ou mandou dizer que não estava. Como eu me senti enrolada, resolvi abrir a reclamação. Eu só tive retorno da loja e solução do problema por causa do Reclame Aqui.

O segundo/terceiro caso diz respeito a instalação da internet e provedores se passando pela Oi. Eu havia solicitado a internet por parte da Oi e um belo dia me ligam dizendo que era da Oi e que estavam ligando para instalar minha internet. Eu confesso que fui “meio” ingênua, pois cometi vários erros. Eles me disseram que precisam cobrar uma taxa de 3,99 para instalação e que perguntaram se eu queria pagar com débito em conta, boleto ou cartão. Quando eu disse que seria cartão, a atendente veio com uma conversa meio doida de que para gerar o boleto sem cobrança de taxa, precisava da minha agência e conta. A idiota aqui deu. Foi feito um agendamento para instalação na manhã seguinte e inclusive me deram número de protocolo.
Fiquei plantada que nem uma idiota esperando o tal instalador. Quando passou 1h do horário marcado, liguei na Oi pra saber se o instalador viria ou não. Daí fiquei sabendo do golpe: os provedores acessam seu cadastro da Oi e ficam te ligando para oferecer o provedor, mas não é necessário, pois a Oi já fornece gratuitamente um provedor. Ou seja, foi um agendamento fictício para me enganar. Então a atendente me passou a lista dos provedores que mais foram reportados pelos consumidores e me pediu para tentar descobrir qual foi. Nesta lista, descobri existir um provedor da própria Oi, chamado Oi Internet. Daí pensei que ele que teria me ligado, pela similaridade do nome.
Liguei para o tel deles, um 4004, que mandava acessar o site e usar o chat. Mas para usar o chat era necessário ter cadastro, login e senha, logo eu fiquei sem canau de comunicação.
Pesquisei no Reclame aqui e vi muitas reclamações semelhantes. Abri a reclamação logo, para evitar que me cobrassem algo, e logo me mandaram e-mail e me ligaram dizendo que meu cadastro teria sido totalmente cancelado. Mas mesmo assim fui ao banco para verificar se havia algum agendamento de débito para que fosse cancelado. Descobri que pelo caixa eletrônico ou pela internet é possível ver as empresas autorizadas a debitar e cancelar a autorização de débitos.
Achei que meu problema estava resolvido, mas descobri que o era pior. Na verdade alguns dias depois, vi um débito diferente agendado na minha conta. Era do UOL. Ou seja, os atendentes do UOL ligam mentindo, dizendo que são da Oi justamente para te enganar. Na mesma hora, cancelei a autorização pelo site do BB e abri a reclamação. Uma pessoa me ligou dizendo que estava cancelando meu cadastro, mas pedi que me mandasse a confirmação do cancelamento por e-mail (vocês acham que vou acreditar nos tais números de protocolo de novo?!), a qual nunca foi feita. Bem, essa reclamação só vai ser fechada se depois de mais um mês não aparecer mais nenhuma cobrança nem chegar nada por correio. 

Enfim, estou satisfeita com o Reclame Aqui, pois as empresas, pelo menos essas que são grandes, ligam mesmo para te dar um retorno pra ver se você fecha logo a reclamação.

2 comentários:

Buscadora disse...

Qual a diferença do reclame aqui para o procon? Achei tudo q vc disse muito confuso. Quanto tiver algum problema, vou direto em um desses q disse acima. enfim...

Borboleta Roxa disse...

Bem, no meu caso, a vantagem do Reclame Aqui com relação ao Procon é que eu não preciso me deslocar para o Procon (no Reclame Aqui consigo fazer tudo pela internet e a empresa que liga em contato comigo por tel após eu fazer a reclamação), e como a ideia é ser algo conciliador, acho que resolve mais rápido que no Procon tb.