domingo, maio 04, 2014

CAMARÃO NA MORANGA

Começando as comemorações "aniversalísticas", aproveitei que ia resolver umas coisas na rua com minha mãe para comer (bem) um dos pratos do Festival Brasil Sabor: Camarão na moranga ao molho de 3 queijos.
Este não costuma ser um blog culinário, mas me empolguei e tirei fotos da comida, daí tive que fazer o post. =D

Nunca tinha ido no Restaurante Ilê, mas o prato me pareceu tão convidativo que resolvi ir conhecer. O espaço é bem aconchegante, embora estivesse meio quente, mas o dia estava quente. Serviço muito bom, gerente atenciosa. Só faltou ter a caipirinha de lima da Pérsia que constava no cardápio, mas no rodapé constava a mensagem de que alguns produtos poderiam não estar disponíveis devido a sazonalidade. Tomei um suco de manga então, para o qual me trouxeram uma bandeja enorme com sachês de açúcar e adoçante e potinhos com açúcar mascavo e outro com um açúcar branco, que confesso que não sabia a diferença entre ele e o do sachê. Optei pelo mascavo.

Vamos aos comes:


Entrada: casquinha de siri com farofinha. 
Estava bem gostoso. A farofinha era um pouco molhadinha, o que me permitiu experimenta-la, pois não posso comer coisas muito secas, como farofa. Minha mãe disse que ela acha que não era siri, mas sim caranguejo, pelo sabor, textura e por ter pego mais tempero (segundo ela o siri pega menos tempero e é mais sem gosto). Eu confesso que não sei diferenciar; teria que um dia colocar um lado a lado pra tentar perceber. Ela disse que é difícil, que a maioria das pessoas não sabe diferenciar mesmo, e como o caranguejo é mais barato...
Enfim, era um crustáceo com muitas patas... e estava bom!
Ainda inventei uma nova moda: colocar azeite na carne do siri/caranguejo. Ficou uma delícia!


Prato principal: Camarão na moranga ao molho de 3 queijos + arroz de baru e pirão de peixe
A foto do site do festival não tentou enganar ninguém. A moranga veio como apresentada lá. Podia-se escolher o acompanhamento entre 2 tipos de arroz. Como não como arroz que não seja em risoto ou com molho cremoso, olhei no cardápio e uma porção de pirão era o mesmo preço de uma de arroz de baru. Pedi a substituição e fui atendida. 
O molho de 3 queijos não era um molho grosso, mas a combinação de queijos ficou muito boa, ressaltando o gorgonzola. O pirão estava bem gostoso, com bom tempero. O arroz de baru que era com o baru triturado e não era grandes coisas. Comi um pouco dele misturando com o pirão.

Resultado: Comemos muito bem. O prato era individual, mas bem servido. Minha mãe deixou algo como 1/3 da farofa e metade do arroz, pois não conseguiu comer tudo. Eu só provei a farofa; talvez por isso comi todo o pirão. Saí de lá satisfeita, mas estava tudo tão gostoso que se tivesse mais na minha frente, eu teria comido mais. 
Dinheiro bem gasto e barriguinha feliz! Um bom começo de mês, num restaurante onde eu certamente voltarei.

Nenhum comentário: