quarta-feira, junho 20, 2012

CULINÁRIA NORDESTINA: INHAME

Um certo dia, em que estavam reunidos vários colegas da UnB de origem nordestina, surgiu um papo sobre inhame. Para mim, inhame era cará. Eu até sabia que o cará se chamava cará, mas não sabia o que verdadeiramente era o inhame. Segundo os colegas, não se encontra facilmente inhame aqui em Brasília, só em locais como a Feira do Guará ou trazido como muamba por alguém de lá. 
Para ilustrar, segue uma foto do que afirmaram ser inhame.


Conversa vai, conversa vem por e-mail, um amigo conseguiu importar inhame do nordeste mais de 3 meses depois da conversa inicial. Poucos dias depois, marcamos a "sessão de comida nordestina", sendo eu a única sem origem nordestina direta a participar do almoço. No cardápio, purê de inhame, frango caipira, ovos caipiras mexidos e feijão de corda com abóbora, regados a muita manteiga de garrafa.

O que dizer sobre o inhame? Bem, eu achei com gosto de batata, o que fez as pessoas quererem me bater. Mas eu entendo: como boa paraense sou louca por farinha de tapioca, que parece (e talvez tenha gosto de) isopor! kkkk 
Tudo estava muito gostoso, mas para mim, o melhor prato do dia foi o feijão de corda com abóbora, o qual até repeti. Esse sim foi tuuuuudo de bom!

Nenhum comentário: