domingo, julho 29, 2012

BRIGADEIRO DE CAPIM SANTO - feito por mim =D

Vi no programa Estrelas uma receita super fácil que fiquei louca para tentar: brigadeiro de capim santo (ou capim cidreira, ou capim limão, como preferir). É super fácil, ainda mais quando se tem um pé de capim cidreira na janela do apartamento. =D
Essa receita me lembra do picolé de capim santo da Sorbé, o meu favorito, o qual tinha o prazer de tomar quase toda semana, por haver um daqueles freezers no comércio próximo ao meu antigo local de trabalho. Ele consegue ser super refrescante e ao mesmo tempo não é ácido, como por ex. um picolé de limão.
Na hora da receita não vi quanto do capim era necessário, assim fui ver na internet e cheguei à conclusão de que era algo em torno de 15 a 20 folhas. Fora isso, é uma lata de leite condensado e um pouco de leite. 
Minha mãe executou a parte mais complexa: bater as folhas com o leite. Fora isso, é só levar tudo ao fogo até engrossar. Um detalhe importante é que na TV fizeram num ponto que ficaria muito duro quando esfriasse (só ficava bom para, como na TV, comer de colher quentinho na hora). Daí o ponto, segundo ela, é o "ponto de brigadeiro em que se vê o fundo da panela". Confesso que esse ponto ficou muito bom quando levado à geladeira.
No fim, temos um delicioso brigadeiro verdinho pra comer de colher! Eu achei que com 20 folhas o gosto ficou meio forte, acho que com 15 fica melhor, mais suave. Uma pena é que não rende muito. Como leite condensado + leite é muito mole, até engrossar ele vai minguando tanto que no fim fica só um pouquinho.
Embora eu tenha a-do-ra-do, acho que a única pessoa que gostou foi minha mãe. Fizemos para outras pessoas, que provaram, mas não se empolgaram tanto quanto nós. Bem, cada um com seu gosto. Tente e tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário: