segunda-feira, abril 04, 2016

PEQUENOS PRAZERES DA VIDA - DOCE DE LEITE

Não existe coisa melhor do que você estar com larica de comer doce, abrir a geladeira e ter ele ali reluzindo pra você: meio pote de doce de leite caseiro legitimamente mineiro, ainda mais feito em fogão de lenha. Ê trem bom!!!

Não sou mineira, mas o bom filho de mineiro, mineiro é. Portanto, não posso negar minhas origens. Fui criada indo pra BH visitar minha vó e sempre eu era recebia com a maravilhosa alquimia: lata de leite condensado + panela de pressão = doce de leite!!! Era muito mágico algo tão bom poder se transformar em algo melhor ainda...

Mas esse doce de leite com o qual me lambuzo agora tem um sabor ainda mais especial, conforme o feitio indicado no primeiro parágrafo. E lá em BH, no mês passado, ver que minha tia fez doce de leite com coco pra família e tinha um pote separado pra mim, pois "a Anna não come coco", e ainda ver minha tia o tempo inteiro preocupada com o tal pote, como quem diz "não ponha a mão no pote de doce da Anna a não ser que seja pra servi-la do doce dela" é muito carinho e honra. E claro, já que o pote era meu, ele veio comigo na mala.

E viva Minas! E viva o doce de leite! E viva o queijo! (Que não fez parte do post, mas falar de Minas sem falar de queijo é sacrilégio, e minha herança mineira que adora todo e qualquer tipo de queijo não permitiria. Me lembrei agora dos queijos europeus. Aquilo sim é queijo bom! Mas isso fica pra um post dedicado aos queijos. =D ) 

Nenhum comentário: