quinta-feira, março 03, 2011

UM NEGÃO DENTRO DE MIM ?!?

Para quem não sabe, estou fazendo aulas de canto popular na Escola de Música, pelos Cursos Pontuais. Já entrei no nível intermediário, por já ter conhecimento de música suficiente para pular o básico. eeeeeee
Estou adorando as aulas, que são de 2h todo sábado por 3 meses. Pela primeira vez, tenho a oportunidade de aprender sobre respiração e impostação correta da voz, pois sempre cantei meio que "por instinto". Tudo bem que já participei de corais e fiz o Curso Pontual de Canto Coral e Técnica Vocal há uns 5, 6 anos atrás, mas como corais são sempre muita gente, não há muito tempo para ensinar técnicas de canto.
No fim do curso sempre há apresentações e a professora nos pediu que escolhêssemos 3 músicas para delas extrairmos 1 ou 2 para a apresentação final. Na segunda aula, em que fizemos um exercício vocal em que ela quis ouvir cada um individualmente, ela já me perguntou se eu estava participando de algum outro curso de lá ou se eu aluna regular da Escola de Música. Eu disse que não, mas ao fazer o exercício, ela disse algo como "você sabe o que você está fazendo aqui!", ou seja, que ela viu que eu tinha um bom conhecimento.
Quando foi a hora da minha audição de repertório sábado passado, ela ficou bem impressionada com minha voz. O único problema é que eu queria cantar as músicas tons acima do original e colocar algumas "firulas", ou, como eu gosto de dizer, "desconstruir a música". Assim, ela me "obrigou" a cantar as músicas nos tons originais.
Além disso, ela proferiu a frase traumática do mês (ou será do ano?): que eu teria um negão dentro de mim e que eu tinha que colocar o negão pra fora.
Bem traumático, não? Eu desde o ano passado venho fazendo um trabalho de conscientização interna para me sentir mais mulher, mais feminina, e de repente me dizem que eu tenho que soltar o negão que há dentro de mim?!? Isso foi pior do que a primeira vez que me chamaram de "brother". kkkkkk
Mas o que ela quis dizer foi que eu tenho uma voz grave poderosa, e que tenho que saber usá-la. Esta é uma questão complicada: Eu venho desde a infância ouvindo rock, e dificilmente rock é cantado por mulheres. Portanto, me acostumei a cantar sempre grave, pra tentar me aproximar do que eu ouvia. Enquanto eu namorava, meu ex me influenciou muito no sentido de que eu deveria cantar mais agudo, porque eu tinha voz pra isso. (Eu sou mezzo, mas ele me dizia que se minha voz fosse trabalhada eu poderia ampliar minha extensão e quase virar uma soprano.) Daí passei a cantar mais agudo. Mas agora descubro que tenho que voltar pro grave... Confuso, não?! To chegando a conclusão que meu timbre é meio como o da Cássia Eller, forte e grave, porém com ainda alguma feminilidade.
Vocês devem estar se perguntando: quais são as músicas que cantei, afinal? Bem, vocês ficarão no suspense por enquanto... Quanto tiver apresentação, ficarão sabendo.

4 comentários:

Danielle Maciel disse...

Anninha...
Eu adoro vozes como Cássia Eller, Ana Carolina e Zélia Duncan... já estou mesmo curiosa para te ouvir cantando.
bjinho

Bela disse...

Poxa, que legal!
As inscrições já estão encerradas?
Quero tanto fazer um curso de canto há tempos.
Recebi um convite para participar do Coral do Correio Braziliense, mas preferiria algo mais individualizado.
Quer dizer que logo logo não vai ter pra ninguém quando a gente curtir um Karaokê, né?
Cante e encante, minha irmanada borboleta!
Bela

Borboleta Roxa disse...

Não há mais como se inscrever pois já estamos quase no meio do curso. As inscrições sempre abrem em janeiro. O ideal é acompanhar no site da Escola de Música a partir de dezembro: www.emb.com.br
No caso de iniciantes, é bom correr e se matricular logo que abrirem as inscrições, pois são turmas que lotam rápido.

Bela disse...

ok.Ficarei ligada.Valeu.
Bj bom,querida.