quinta-feira, março 10, 2011

CARNAVAL: MANIPULAÇÃO DA APURAÇÃO?

Achei muito curioso o Carnaval deste ano no que se trata de escolas de samba. Em SP, adorei o resultado; já no Rio torci o nariz.
A Vai-Vai homenageou o maestro João Carlos Martins, que foi um cara que lutou muito para recomeçar do zero, e, o que seria o fim da carreira de um pianista se transformou no início de uma bem sucedida carreira como maestro. Como diz o samba-enredo, que é a frase marca registrada do maestro, "a música venceu". Ele regeu emocionadísssimo a bateria/orquestra, não conseguindo conter as lágrimas.
Já no Rio, creio que a vitória da Beija-Flor foi uma grande roubalheira. Não sou de teorias da conspiração, mas neste caso, acho que uma se aplica.
Posso dizer que ocorreram coisas estranhas na apuração, em especial no quesito Alegorias e Adereços. Houve um julgador que saiu distribuindo notas beirando os 9 e até abaixo disso. A mangueira levou 8,9 deste julgador e a coitada da São Clemente, 8,5. Qual foi a única escola que tirou 10 neste quesito para este julgador? A Beija-Flor, claro. E os carros d Beija-Flor nem tavamessas coisas. Tinha escola com carros muito mais bonitos e que levou poucos dez ou levou 9,9 como máximo.
Só sei que não gostei do desfile da Beija-Flor. Embora tenha visto só o compacto, achei que o tema foi mal explorado e com alguns carros sem nexo. Havia um carro com dezenas de beija-flores logo pelo início do desfile. Tudo bem que é o símbolo da escola, mas o que tinha a ver com o samba-enredo? Falaram que eram "as memórias de infância do Roberto Carlos". Havia outro carro sobre a preservação da natureza. Qual a relação do Roberto Carlos com a preservação ambiental?
A Beija-Flor é apadrinhada da Globo. Todo programa em que precisam de uma escola de samba, de uma passista, quem é que eles chamam? O povo da Beija-Flor. E o Roberto Carlos? Trabalha na Globo. Quem transmite os desfiles das escolas de samba?... Bem, tirem suas próprias conclusões.

Um comentário:

Sidhe Storm disse...

Concordo com vc. Tbm achei estranho o carnaval do Rio. Não me convenceram desse resultado.