quinta-feira, abril 21, 2011

QUÃO ÍNDIO É VOCÊ?

Uma amiga me mandou um teste com esse título e achei o máximo. Ao conclui-lo, fiquei mais feliz ainda com o resultado: sou quase uma índia!
Pode parecer estranho, mas para mim o resultado foi bem natural pra mim. Pra quem não sabe, sou paraense filha de mineiros. Sim, nasci lá em Belém, naquele calorzão, mas saí de lá ainda bebê por causa da EB, pois minha qualidade de vida lá com o calor seria péssima. Mas sempre tive contato com a cultura de lá, pelo mque minha mãe contava e pelos parentes que moravam no norte e vinham nos visitar. Além disso, meu pai, quando vivo, passava 3 meses na fazenda lá no Pará e quando vinha passar 1 mês lá conosco, sempre trazia coisinhas de lá. Embora longe, alguns costumes e a culinária indígena fizeram parte da minha infância.
Além disso, a escola onde estudei em Goiânia fazia algo muito legal. Uma ou duas vezes por ano eles convidavam índios de tribos do interior de Goiás para levar seu artesanato, o qual nós trocávamos por roupas e calçados usados que trazíamos de casa. Eu trocava por pulseirinhas, colares, enfeites de cabelo. Tenho até um arco e flecha decorativos no meu quarto. A alguns anos atrás, convenci uma índia que tinha uma banca em um evento a me vender um pau de chuva que nem estava a venda, pelo simples fato de eu querer ter um pau de chuva.
Portanto, embora eu não manifeste de forma visível, tenho muito de indígena dentro de mim.
Viva os índios nesta semana do índio, os primeiros habitantes do nosso país.

Nenhum comentário: