terça-feira, maio 10, 2011

COMIDINHA JAVANESA

Este blog, depois de algum tempo, volta com seus posts gastronômicos. Sexta passada fui a um restaurante de comida javanesa.
Para quem não sabe, Java é a maior ilha da Indonésia, assim como também uma linguagem de programação. O que me faz lembrar de uma piadinha da vida real. Eu, de carona com um amigo que foi colega de inglês e que na época estudava Relações Internacionais na UnB, conversávamos sobre o que cada um andava fazendo de novidade, quando eu disse:
- Estou fazendo um curso de Java.
- Nossa, eu sei que gostamos muito de idiomas, mas você estudar javanês?!
- Não, estou falando de Java, a linguagem de programação, não de um idioma falado.
Muitas risadas!

* Não, eu não sei Java. Só fiz o curso pq caíam muitas questões contendo códigos Java em concursos. Logo, eu queria ter uma noção básica para poder tentar resolver as questões. Depois descobri que a parte mais complicada não era entender Java, mas sim decorar os Design Patterns.

Mas voltando ao post culinário, na sexta um amigo me chamou para comer no tal restaurante. Era uma boa chance de experimentar comida diferente. Eu gosto de experimentar comidinhas diferentes, nem que seja só pra dizer depois que não gostei. Não suporto aquelas pessoas que falam “não gosto disso!” sendo que nunca nem experimentaram. Posso até não gostar de tudo, mas pelo menos tenho algum embasamento para dizer porque não gostei. E como não são muitas pessoas que são adeptas de comer comidas diferentes, tinha que aproveitar a chance de ter companhia para fazê-lo.
A culinária javanesa tem muitas coisas em comum com a culinária chinesa. Portanto, não comi nada muito exótico (não duvido que hajam comidinhas exóticas no cardápio). Por precaução, como ele já conhecia o lugar, perguntei o que ele recomendava. Ele disse que sempre pede o Peixe à Moda Java, que consiste em um peixe inteiro cozido (no caso um tucunaré, sabe-se lá qual peixe é usado na receita original) temperado com molho curry, que estava suave (portanto pude comer sem problemas). Como não como arroz, pois me engasgo facilmente com os grãos, sugeri como complemento um bifum (macarrão de arroz com camarão e legumes). 
Depois de já termos pedido os pratos principais, a dona, ao ver que chegou um outro amigo que nos acompanhou no jantar, sugeriu que pedíssemos uma entrada. Havia no cardápio um tal de Camarão Pan, acompanhado de uma foto. Mas mesmo vendo a foto, não dava pra saber o que era. Falei aos meus amigos que estava curiosa para saber o que era aquilo e iria chamar a dona para perguntar; um deles disse: "Mas o mais divertido é comer sem saber o que é!" Ao ver minha cara de espanto, ele me perguntou se eu era alérgica a camarão, o que obviamente não sou, senão não ia pedir um prato com camarão no nome. Daí ele reforçou que deveríamos pedir, que o mais legal é a surpresa. 
Não me arrependi. O tal negocinho é uma delícia! Conversando com uma amiga sobre o fato, ela me deu uma boa definição para o Camarão Pan, que ela já conhecia: um mandiopan cuja massa contém camarão.
Foi uma noite bastante agradável. Comemos bem e o papo foi bom. Não ficou muito barata a conta, pois ficamos lá bastante tempo, o que implicou em pedirmos muitos sucos pra embalar a conversa e a comilança.  Com certeza um lugar para voltar várias vezes.

3 comentários:

Mirella disse...

Olá!
Que noite divertida, hein???
Deve ter sido muito bacana!
Gostaria de saber qual o nome, end ou telefone do Restaurante ^^
Obrigada!!!

Borboleta Roxa disse...

Oi Mirella.
Foi uma noite bem divertida sim.
O restaurante se chama Bali e fica na 410 sul.
Espero que experimente e goste de lá.

Buscadora disse...

kkkkkkkkkkkkkk

Eu já comi neste restaurante. (vou explicar o motivo da gargalhada)
Antigamente, quando estudava na escola de filosofia clássica, a Nova Acrópole, que ficava na 410 sul, à noite, por volta das 19:00 e após a aula, por volta das 21:00 de sexta-feira, nunca víamos movimento.
Daí o pessoal sacaneava e falava que o restaurante era de uma máfia javanese que usava o restaurante para maquiar algum encontro para tratar de negócios.
Enfim, o restaurante vivia vazio, em plena sexta-feira e segunda-feira.. não dá para pensar isso? rsrsrsrs
Enfim, posteriormente tive a chance de comer lá com um casal de amigos e achei normal a comida. Como vc disse, muito parecida com a comida chinesa. Eu pedi um macarrão com legumes (estilo yakssoba).

Esse seu post me deu saudades de sair com os amigos. Estou muito anti-social ultimamente. Enfim, vamos ver quando isso passa...

bjs amiga!