sábado, agosto 20, 2011

SEJA UMA TESTEMUNHA SILENCIOSA DA SUA VIDA

Como já comentei em um post junho passado, já fiz 2 períodos de meditação guiada via internet pelo Chopra Center. Foram experiências muito boas, e essa semana comecei o Desafio de 21 Dias de Meditação, o qual faço pela segunda vez.
O legal de fazer pela segunda vez é que na primeira você certamente está mais é se acostumando com a disciplina de meditar todo dia; já na segunda, como você já sabe como é, está mais tranquilo para assimilar mais e mais auto-conhecimento. Além disso, as meditações são todas novas; portanto, não é uma mera repetição do que já foi feito anteriormente.

Após essa introdução, começo a falar sobre o assunto deste post, que foi a lição da minha meditação de hoje, o sexto dia do Desafio: aprendemos a ser uma testemunha silenciosa de nossas vidas. O que somos hoje depende das escolhas que fizemos nos dias, semanas e meses anteriores. Segundo o que foi dito na meditação, para entender o que no ocorre hoje, basta lembrar do que fizemos e pensamos há 6 meses.
De maneira geral, nós simplesmente acordamos, passamos o dia e vamos dormir sem prestar atenção no que ocorreu conosco naquele dia. Ou seja, não somos conscientes do que realizamos aquele dia. E prestarmos atenção nas nossas escolhas nos faz termos escolhas mais conscientes, mais benéficas a nós mesmos.
Durante a meditação foi feito um exercício muito interessante, o qual é sugerido pra ser feito todos os dias quando formos nos deitar. Consiste em, por no máximo 5 minutos, recapitularmos nosso dia. Devemos imaginar que nosso dia é uma gravação que vemos na TV e que apertamos o botão FF (fast foward) do controle remoto da nossa mente. Ou seja, teremos somente as imagens, sem áudio. Além disso, como estamos vendo rápido, não há tempo para julgarmos se aquilo foi bom ou ruim. Nosso corpo sabe quais as sensações que aqueles fatos causaram. Portanto, devemos ser meros telespectadores, sem julgamentos de qualquer espécie.
O objetivo disso é primeiramente termos consciência dos nossos atos. Assim, conseguimos enviar ao nosso subconsciente quais escolhas foram boas e quais não foram, de forma que, na hora que formos realizar algo semelhante, nosso corpo saiba se aquilo foi bom ou ruim da vez anterior. Além disso, serve para nós liberarmos os fatos ruins que ocorreram durante o dia, de forma que não "perambulem" pela nossa mente, nos perturbando.

Importante destacar que estes ensinamentos se relacionam diretamente com a Lei da Potencialidade Pura, que é uma das 7 Leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra. Dentre as sugestões para se colocar em prática a Lei da Potencialidade Pura estão ser uma testemunha silenciosa de cada pequena coisa (em especial o que se relaciona com fenômenos da natureza) e praticar o não-julgamento.

Para finalizar, coloco aqui o encerramento da meditação de hoje: "Hoje eu sou responsável pelo que vejo. Eu escolho os sentimentos que eu vivencio. Eu defino os objetivos que alcançarei. E tudo que acontece comigo, eu peço por isso e eu recebo como eu pedi."

Sejamos portanto testemunhas silenciosas de nossas vidas para que possamos aprender fazer as escolhas corretas.

Nenhum comentário: