domingo, dezembro 28, 2014

RETOMANDO OS ESTUDOS DE ALEMÃO

Enquanto eu estudava na UnB, fiz 2 semestres de alemão. O primeiro semestre foi bem; aprendi bastante e, se não me falhe a memória, passei com SS. No semestre seguinte, não teve quorum pra turma de Alemão 2. Só consegui fazer a disciplina um semestre depois, ou seja, fiquei um semestre parada no meio do caminho.
Como professora de idioma estrangeiro, eu sei que é necessário um certo tempo para se adquirir e fixar as estruturas básicas de uma língua. Se um aluno para sem ter fixado essas estruturas básicas, ele vai esquecer tudo que aprendeu e vai ter que recomeçar do zero. Bem, foi isso que acabou acontecendo comigo, pois na época eu não vislumbrava ter tempo para continuar meus estudos de alemão, uma vez que estudar na UnB e trabalhar não é nada fácil.
Poi bem, o tempo passou e procrastinei bastante a retomada dos meus estudos de alemão. Isso virou até frase na minha descrição pessoal neste blog: "(...)enrolando pra retomar os estudos de alemão." Mas agora chega de procrastinar! Hoje finalmente consegui retomar meus estudos! Afinal, agora tenho uma meta: conseguir me comunicar em alemão em 8 meses! E quanto mais eu adiasse o começo, menos meses eu teria.
Confesso que neste mês de dezembro eu já vinha ensaiando essa retomada. Primeiro tentei começar lendo sobre pronúncia na gramática alemã que tenho. Mas na hora de pegar nos conteúdos, vi que eles não estariam dispostos de uma maneira didática como eu gostaria. Logo, larguei-a de mão.
Depois peguei o livro com qual estudei alemão na UnB. Comecei a ler, mas me toquei: eu tenho um livro cheio de coisas escritas, e não áudios! E as habilidades que eu vou utilizar mais no ano que vem são ouvir e falar, logo precisava de áudios. Portanto, meu antigo livro de sala de aula não era uma boa ideia também.
Usei a cabeça e fiz hoje uma longa busca no YouTube, por séries de vídeos de ensino de alemão, começando do basicão. Ouvi algumas e salvei as que julguei mais interessantes nos favoritos do meu navegador. Hoje certamente ouvi mais de 1h de áudios.
Ainda não estabeleci um plano de estudos, quantos minutos diários ouvirei de alemão. Até porque não posso fazer com o alemão a mesma coisa que faço com meus áudios em inglês ou espanhol: como são idiomas que eu domino (o primeiro mais do que o segundo), eu coloco algo pra ouvir e continuo fazendo minhas atividades cotidianas, como preparar comida, me arrumar ou ler e-mails. Com o alemão, por mais que neste primeiro momento eu esteja revisando muita coisa que já vi, vou ter que sentar e prestar atenção, repetir as frases, voltar o vídeo pra repetir de novo ou pra ler e fixar alguma palavra grande e difícil de lembrar (pois o alemão é cheio delas!). Portanto, vou ter que sentar mesmo pra estudar.
Mas estou feliz com o material que separei para estudar e com o tempo vou poder filtrar mais pra escolher os canais que me agradam mais. Até porque cada canal tem um foco: tem uns que as aulas são bem curtinhas, de menos de 5 minutos e eu mesma que tenho que ficar voltando o vídeo umas 5x pra cada frase até eu consegui falar direito; outros já tem bastante explicação de gramática; outros tem exercícios que o professor vai resolvendo junto com você; e tem um que eu gostei muito (pelo menos neste momento de revisão) que tem um foco excelente em fonética, com cada frase descrita em símbolos fonéticos e explicações detalhadas que como pronunciar corretamente cada fonema (como eu adoooooro fonética e sei de sua importância para falar corretamente em qualquer idioma eu adorei, embora o primeiro vídeo tivesse mais de 20 min para conseguir abordar isso tudo).
Enfim, foi bom sair da procrastinação... Agora é mão na massa! Tschüss!!! =D

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Aninha! Que legal! Eu já fiz inglês por 6 anos na minha vida, e este ano, aliás! Praticamente no fim do ano passado em dezembro que eu me empolguei de retomar os estudos e senti uma melhora! Também fiz muitos amigos estrangeiros e uma rede social chamada babbel para aprender novas linguas e adicionei alguns no whatsApp, e tenho conversado com eles constantemente! eu os corrijo no português, e eles a mim no inglês! Mas minha audição não é tão boa e minha pronuncia é uma droga! ¬¬'
Pode-se fazer 50 anos de inglês, mas é preciso saber escutar bem e dominar a fala, que é meu grande problema! Enfim, eu sempre gostei de ver coisas legendadas mesmo, mas agora estou dando mais foco nisso! Eu li nesse teu post que você achou videos de alemão no youtube pra treinar a fonética e pronuncia! Eu vou procurar sobre o ingles! Já que você domina inglês, pode me sugerir algo bom no you tube???

Eu gosto muito de inglês, consigo ler e até escrever, e agora praticando com pessoas nativas me sinto bem motivada! Mas quero melhorar a pronuncia e audição!
Biejos aninha, muito legal seu blog! Descobri agora!
Espero que você retorne logo!
Abraços, Mavie!

Borboleta Roxa disse...

Oi Mavie! Que legal q vc tá lendo meu blog! =D
Não tem um canal específico sobre pronúncia que eu sigo, mas no Facebook sempre q eu acho um vídeo legal de dicas de pronúncia eu posto lá. Me add!
Um canal legal pra treinar a audição é o Daily Dictation.
https://www.youtube.com/user/dailydictation
Não tem sido postados mais vídeos novos, mas tem 258 "ditados" lá, então é bastante coisa. Veja se está num nível bom pra vc. Se não, posso procurar algo mais básico pra te ajudar.
Se achar algum canal interessante, pode me mandar que eu dou uma olhada e avalio se eu considero bom ou não.
E claro, como tb dou aulas de inglês particulares, podemos fazer um trabalho focado no que vc precisa melhorar. =D
Abraço e espero te rever em breve.

Unknown disse...

Obrigada Aninha! Li ontem a noite seu comentário e só agora deu pra lhe responder!
Eu vi lá o canal no youtube que você me sugeriu e vou passar a ver os vídeos, já me inscrevi lá!
Legal seu blog, andei dando uma olhada em algumas coisas, vi seus vídeos também dançando no youtube! Eu lembro que já ouvi vc dizer sobre dançar dança do ventre! Interessante! Futuramente irei fazer também hahahaha
E eu só assisti o vídeo de introdução desse Daily Dictation, vou parar para ver se meu nível acompanha! Mas vlw muito ai viu a sugestão!
^^