quarta-feira, abril 22, 2015

CURSOS E MAIS CURSOS

Já que estou em casa sem conseguir trabalhar fora, devido a não completa recuperação da cirurgia, estou aproveitando o tempo para fazer cursos que eu não conseguiria fazer normalmente, por serem durante a semana ou sábado de manhã.

O primeiro foi no fim de março, o Seminário Insight - Presente do Coração. Este seminário equivale ao nível 1 deles, mas é oferecido gratuitamente a pessoas que enfrentem alguma questão de saúde, assim como cuidadores e profissionais que lidam com estas pessoas. 
Foi um seminário longo, de 5 dias, 3 noites e fim de semana em tempo integral, que só aguentei porque eles preparam uma estrutura bacana para pessoas com doenças complexas, então pude ficar deitadinha numa das espreguiçadeiras de piscina que foram cobertas com colchonetes e viraram uma espécie de maca, assim meu é não doeu (pois não consigo passar muitas horas com o pé para baixo, pois ele começa a inchar e doer). Mas foi uma aventura, pois tinha que pegar um táxi pro estacionamento do Tetro Nacional e de lá pegar um ônibus provido pela organização do seminário para nos levar ao local do evento, o Instituto Israel Pinheiro, ao lado da Ermida Dom Bosco.
O Seminário é excelente e super recomendo a quem puder, fazer o Nível 1 para conhecer. São palestras, dinâmicas de grupo e em dupla, momentos de depoimento e outras atividades que nos fornecem ferramentas para trabalhar nossas questões emocionais. É algo que mexe tanto com você, caso esteja realmente aberto e comprometido, que em uma das atividades cheguei a passar mal, querendo colocar pra fora fisicamente algumas emoções mexidas, uma verdadeira assepsia. 
Foi muito cansativo fisicamente pra mim, pois foi uma rotina corrida de horários, transporte, muitos dias fora de casa. No fim tava quebrada, pedindo arrego, mas o ganho emocional valeu a pena o sacrifício.

O segundo, já em abril, foi um curso de EFT - Emocional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional, também conhecidas internacionalmente como Tapping e no Brasil como Acupuntura Emocional sem Agulhas). Já este foi 1 noite e o fim de semana em tempo integral de explanações sobre as técnicas, atividades em grupo e em dupla, em que trabalhamos diversas questões emocionais. Dentre elas, aproveitei para trabalhar com o instrutor, como parte do curso, o meu trauma de zumbido de insetos, que me fazia ficar nervosa e começar a me coçar toda só de ouvir o barulho. Já pude testar o resultado, tanto na noite seguinte, pois estávamos num sítio e dormi lá 2 noites, quanto depois, ao ouvir barulho de zumbidos na TV. Ainda não resolveu 100%, mas diria que uns 90%, pois já consigo ficar mais calma e me controlar, sem querer começar a me coçar toda. Mais uma prova da eficiência da técnica, que eu já conhecia, mas agora pude aprofundar meus conhecimentos e trabalhar questões mais profundas em mim mesma.
O fato de eu ter ficado hospedada no sítio onde foi o evento (conforme contei no post anterior), me permitiu fazer uma imersão, juntando a EFT com alimentação natural. Um verdadeiro fim de semana detox, tanto físico quanto emocionalmente. A única coisa ruim é que no almoço e jantar não havia carnes, nem mesmo proteína de soja para substituir. Como necessito uma dieta hiperproteica, isso me desesperou um pouco, e quando tinha queijo no café da manhã e dos lanches, eu comia diversas fatias de queijo com patês em cima, pra tentar suprir a necessidade. Mas voltei pra casa com meu corpo pedindo proteína pelo amor de Deus! Eu procuro seguir uma alimentação natural, com muitos legumes e verduras, mas sem radicalismos. Só acho complicado passar 2 dias a refeições sem carnes em que não havia alguma outra fonte proteica para substituição.

Como o curso me habilita para aplicar a EFT em outras pessoas e me tornar terapeuta de EFT, mas claro, se tornar profissional é algo que demanda tempo e treino, ofereço aos meus amigos que se interessarem em conhecer a EFT sessões sem custo algum, para que eu possa treinar e me aperfeiçoar nas novas técnicas que aprendi. =D

Por último, no fim de semana passado, workshops de dança! Pra quem estava a mais de 6 meses sem dançar, foi bom fazer esses cursos, ainda que mais que um foi com a Lulu, que da "velha guarda" brasileira da dança do ventre, ela é a mais experiente em atividade. Os ensinamentos foram muito bons e fiquei feliz por ter conseguido dançar até bastante pra quem está parada e com dores nos pés, mas claro, eu tava toda troncha, fazendo vergonha a quem já me viu dançando super bem, mas recomeço é assim mesmo. Não preciso dizer que no meio do curso eu "morri" e sentei no chão com as pernas esticadas pra passar a dor muscular e me dedicar somente ao meu lado nerd de ficar com caderninho anotando tudo.
O outro foi bem interessante, em que trabalhamos a questão da expressão corporal e facial, misturando exercícios de teatro com dança, mas no domingo eu tava dolorida e cansada, a base de energético. Fisicamente, consegui participar bem menos, mas novamente anotando tudo pra poder reler e usar posteriormente.

Enfim, estou aproveitando o meu tempo para aprender e me aperfeiçoar no que gosto. Em maio teremos mais!

Nenhum comentário: