domingo, agosto 09, 2015

AMBULATÓRIO DO VIAJANTE (ou A BOA DA SEMANA - PARTE 1)

Essa semana, como parte dos meus preparativos para atravessar o oceano em breve, fui ao Ambulatório do Viajante no HRAN. Este serviço é muito interessante e destina-se à orientação dos viajantes quanto a vacinações necessárias e outras recomendações.
Consegui marcar com facilidade para mim e minha mãe e levamos nossos cartões de vacinação. 
O local é de fácil acesso: fica no Ambulatório do HRAN, depois do BRB. Como é possível ver o BRB do balcão de informações do Ambulatório do HRAN, foi bem fácil localizá-lo.
A área de espera é ampla e fiquei feliz ao ver uma estante comunitária com livros. Não achei um que me agradou no dia, mas muito bom ver que as estantes comunitárias de livros tem se expandido por diversos lugares de Brasília. Ultimamente eu só doo livros nessas estantes, pois são ainda mais democráticas que as bibliotecas.
Fomos muito bem atendidas pelo médico (que não foi o que está na reportagem abaixo), que analisou nossos cartões de vacinação e os locais para onde iremos viajar. Ele nos mostrou uma série de normas e regulamentações sobre as vacinas necessárias em cada país e sobre situações em que se toma uma vacina X. Foi uma verdadeira aula! No final, chegamos à conclusão que nossas vacinas estão todas em dia (sim, adultos tem que tomar vacina também!) e que não precisávamos de nenhuma vacina extra para essa viagem. Mas foi muito bom não ser só aquela coisa bruta "você não precisa de nenhuma vacina", mas sim uma verdadeira explicação do motivo de não precisarmos de alguma vacina adicional. E no fim, ele estava até nos dando dicas turísticas! 
Enfim, é um serviço de excelência, do qual saí muito bem orientada e satisfeita. Quem dera na nossa saúde pública predominassem médicos e serviços de saúde como esse. Super recomendo!

Mais informações sobre esse serviço podem ser lidas nessa reportagem institucional:
http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/19922-ambulat%C3%B3rio-no-hran-orienta-viajantes-brasilienses.html
Destaco que eu consegui falar lá pelo tel 3325-4362, pois pesquisei numas reportagens mais antigas que essa que continham um outro número que não era mais do HRAN, mas que era de um posto de saúde que soube me informar o numero acima. 

Um comentário:

Buscadora disse...

Adorei a informação anninha, mais uma vez aprendendo contigo! bjs