sexta-feira, julho 23, 2010

CNH DEFINITIVA

Ontem chegou pelo correio minha CNH definitiva, substituindo minha permissão. Para quem acompanhou neste blog a saga que foi obter essa permissão (quem tiver interesse em ler, basta pesquisar neste blog por "CNH"), com certeza sabe que é uma imensa vitória eu já ter completado 1 ano motorizada.
Quem me conhece a mais tempo sabe da dificuldade que eu tinha para fazer coisas simples na rua, como comprar um shampoo que acabou, pois eu sempre dependia da boa vontade de alguém para me levar até o lugar para comprar. Além disso, eu era privada de me divertir o quanto eu gostaria, pois mesmo que o programa fosse gratuito, eu gastaria no mínimo R$50 para ir e voltar de táxi.
Portanto, uma CNH pode parecer bobagem para alguns, mas para mim, que tenho dificuldades de locomoção, ela é um símbolo de independência, persistência e força de vontade.

Um detalhe importante que vale destacar aqui é que eu aprendi na auto-escola (não tenho certeza se foi isso que ensinaram, mas foi assim que entendi) que a CNH definitiva chegaria pelo correio quando a permissão vencesse. Ponto final. Começou o mês e pensei: "minha CNH vai chegar qualquer dia desses", mas nada aconteceu. Fui ver minha permissão e ela estava vencida. Daí que tomei a iniciativa de dar uma olhada no site do Detran como é que isso funcionava. A CNH só é enviada mediante pagamento de uma taxa (claro, eles tem que pegar dinheiro nosso de alguma forma!). Portanto, era necessário informar e confirmar alguns dados, gerar um boleto bancário e o pagar. Pronto! Em até 5 dias úteis após o pagamento, chegaria a CNH pelo correio.

Como garota de informática que sou, não pude deixar de observar alguns detalhes de implementação do sistema de solicitação da CNH definitiva.
Na primeira tela, havia um CAPTCHA, o que não é acessível. Mas neste caso, não vejo problema, pois se você dirige, não pode ter deficiência visual. Mas eu vi uma solução alternativa em uma tela seguinte que eu achei muito boa.
A tela era para confirmação do endereço residencial para envio da CNH. Mas ao invés de mostrar o endereço completo e simplesmente pedir para confirmar, eles criaram um sistema inteligente de verificação. Na tela eram exibidas as primeiras partes de 4 endereços (por ex.: SQS 104), sendo 3 deles aleatórios e um o endereço verdadeiro. Deveria-se clicar no radio button ao lado do início de endereço que correspondesse ao seu. (Uma pena não ter dado um print screen para ilustrar)
Dá pra se pensar em um CAPTCHA usando o mesmo princípio...

3 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, como o CAPTCHA serve para diferenciar pessoas de máquinas, é uma forma de autenticar a pessoa, não de evitar links diretos ou robôs. Quanto à questão da acessibilidade, uma alternativa é o uso de síntese de voz das letras do CAPTCHA, permitindo assim o acesso de deficientes visuais.

Ana Miranda disse...

Parabéns!!!
Que bom que você conseguiu a sua "independência".
E com certeza fica bem mais em conta colocar gasolina do que pagar táxi.

Borboleta Roxa disse...

Oi Anônimo!
Não sei se você lerá essa resposta, mas acho que é bom deixar aqui este comentário pois pode se útil para outras pessoas.
Não entendi seu ponto de que o CAPTCHA não serve para evitar robôs. Esse é o motivo principal de utilização de CAPTCHAs pelos sites.
A síntese de voz é uma opção, mas se não for implementado coretamente, também não resolve todos os problemas. Há implementações sonoras que eu ja testei que o áudio é tão distorcido que não se consegue entender o que é dito.
Abraços!