segunda-feira, maio 09, 2011

TECLADOS NÃO-ACESSÍVEIS (ou A MICROSOFT E SUAS "INOVAÇÕES")

Semana passada meu comp do trabalho foi trocado. Que maravilha! Comp novo! Só não gosto de comps novos porque tenho que reinstalar tudo, mas paciência.
Uma grande novidade é que agora possuo 2 monitores. Parece um exagero, algo absurdo. Pro dia a dia, é só uma frescura, mas agora que trabalho com testes é muito útil, pois posso abrir em uma tela a descrição do que é para ser testado e na outra o programa a testar, agilizando bastante o trabalho. (Quer dizer, ainda não comecei a usar 2 monitores, pois tá faltando tomada pra um deles. Kkkkk)
A parte chata é aprender a usar o Windows 7, o qual nunca havia usado. To apanhando pacas, pois muitas coisas mudaram de lugar, de apresentação ou de nome. Mas é questão de tempo. Como disse um colega meu, como boa geminiana, não deveria ser resistente a mudanças. Até tentei contra-argumentar que, como estou em vias de completar 28, passarei a ser regida pelo meu ascendente, Virgem. A explicação é bem plausível, mas não colou.
Mas o grande motivo deste post é acessibilidade. Alguém já parou pra pensar que, se sempre temos que pressionar control+alt+del para logar em um computador, por que as teclas control e alt não ficam juntas? Por que sempre há uma tecla no meio, aquela teclazinha do Windows, para atrapalhar? Por que usar 3 dedos para apertar as 3 teclas, se poderia-se usar o mesmo para pressionar o  control e o alt?
Para você, usuário comum, pode parecer uma bobagem. Mas pra quem me conhece, ou para quem como eu possui dedos das mãos atrofiados, sabe que pressionar 2 teclas ao mesmo tempo é sem problema, afinal cada mão pode pressionar um. Mas e como pressionar 3 teclas, se 2 dessas não estiverem juntas?!?!?
Mesmo para um usuário comum, seria muito mais fácil se as 2 teclas estivessem juntas. Logo, podemos dizer que poderia-se melhorar a usabilidade dos teclados de computador se as teclas mencionadas ficassem juntinhas.
O Windows XP ignorava caso a tecla do Windows fosse pressionada junto com control+alt+del, portanto, nunca tinha tido problemas. Foi só instalar o comp novo com Windows 7 que eu não não conseguia logar! Tentei até voltar o teclado antigo, achando que ele poderia influenciar, mas é do sistema operacional mesmo.
O que fazer? Um colega de sala veio com a brilhante ideia: vamos arrancar a tecla Windows do teclado. Eu nem sabia que era tão simples arrancar uma tecla! 
Assim ficou meu teclado:



Como trata-se de patrimônio público, informo que a tecla está devidamente guardada para um dia que o teclado for repassado a outra pessoa.

-------------

Atualizando:
Nos comentários há uma dica ótima de como configurar para que possa-se pressionar sequencialmente teclas de atalho (ou seja, ao invés de pressionar as 3 teclas juntas, é só pressionar na sequência). O caminho para configurar é: Painel de Controle\Facilidade de Acesso\Central de Facilidade de Acesso\Facilitar o uso do teclado\Ativar Teclas de Aderência.
Como eu poderia me confundir com outros atalhos de 2 teclas que já estou acostumada a usar, fiz um teste mas optei por não usar.
Tem outras opções de acessibilidade bem legais na Central de Facilidade de Acesso. Quem tem alguma necessidade especial, vale a pena dar uma olhada lá.
Rodrigo, obrigada pela dica.

------------

Atualizando, parte 2:
Um colega de trabalho me ensinou como não precisar usar ctrl+alt+del ao logar no computador. O caminho é: Painel de Controle\Contas de Usuário\Alterar o tipo de conta\Aba Avançado\Exigir que os usuários pressionem Ctrl-Alt-Delete. Essa eu passei a usar!
Jorge, obrigada pela dica 2!

12 comentários:

Buscadora disse...

Olá amiga!

Que chique, 2 monitores! Tá parecendo aquelas programadoras fodonas de filmes que sabe um monte de coisas e tem um monte de aparato tecnológico para usar! massaaaaa!
Como assim vc nunca tinha usado o windows 7 ???? Estou chocada!
Sobre a informação de que depois dos 28 anos ficamos sendo regidos sobre o nosso ascendente, então a partir de dezembro de 2012, serei regida pelo meu, que até hj não sei se é sagitário ou escorpião (cada site fala uma coisa). Enfim, antes do fim do mundo poderei sentir o gostinho de ser regida por outro signo, rsrsrsrs =b. Sobre esta idade, eu aprendi que a alma termina de encarnar nesta idade;
A imagem do comp ficou excelente! Parece fotografia profissa!
Nossa, quando vc me disse sobre retirar um botão do teclado, nem me recordei sobre a questão de patrimônio público, bem lembrado! =)
Como sempre, me choca ver o quanto vc escreve bem e descreve bem. Muito agradável ler seus post, ainda mais quando tem comédia misturada, rsrsrsrs.

Bjs amiga, tenha uma ótima semana!

Kely

Crazy Black Man disse...

Aninha Pior do que concordar com vc eu tmbm passo essa mesma raiva sabe ?? e outra coisa que me tirar do serio eh que cada vez ki lancam algo novo mudam varioas coisas do lugar ate as teclas mudam ai ta la vc apertando monte de coisa errado passando raiva e enfim ....... sua ideia foi genial vou fazer isso no meu de casa ..........

Agora vc com dois Monitores deve parecer aqueles tecnicos da CSI ou programas do genero que aperta as teclas numas velocidade absurdamente absurdo e conseguem achar informacoes sobre a Bisavo da sua tia que casou com o primo do davi que morava em belem e cujo pai era portugues ...... sacou ????

hauehuaheuaheuahuehauehauheu Saudades de Vc beautifull quando tiver em Brasilia te devo um almoco

Bjus

Danielle Maciel disse...

Oi, Anninha!
Pois é bem... lembrado. Eu concordo totalmente que esse comando não é apropriado. Deveria ter uma tecla específica e pronto.
Essa ideia de retirar o botão era muito utilizada para os teclados que tinha a tecla "Power" e só de encostar já desligava o micro, lembra? rsrs
bjinho

Borboleta Roxa disse...

Oi a todos que deixaram comentários até agora!
Quando vi os primeiros colegas daqui usando 2 monitores parecia bem coisa de ficção científica mesmo. Mas já estou em acostumando com a ideia.

@Kely: Parece incrível, mas em geral uso comp em casa e no trab eos 2 eram XP. Não me lembro de ter ido a casa de alguém que comprou comp recentemente para ter comprado já com o Windows 7, mas enfim!
Não sabia que a alma termina de reencarnar aos 28. Interessante.
Para calcular um ascendente, vc tem que saber a hora certinha do seu nascimento. Sempre que eu calculei por esses sites deu o mesmo ascendente pra mim.
A foto foi tirada no cel de um colega meu.

@Sil: Saudade de vc! Avise para marcarmos esse almoço. Eu super topo!

@Dani: Lembro sim do Power. Já vi algumas fotos na internet de gente que a tirou pelos probelmas que vc citou.

Leonardo disse...

Excelente Post. Fiz a indicação no twitter por acreditar que a simplicidade de ações podem por muitas vezes influenciar na forma como vemos as necessidades minimas de cada um

Anônimo disse...

Ok meu comentario anterior foi totalmente idiota, já que desconhecia a pessoa dona do blog. por favor desconsidere. peço mil desculpas. Cai neste post em uma pesquisa do google e não sabia da sua condição. Resolvi comentar porque achei que era uma pessoa reclamando de algo fútil, mas depois percebi que no seu caso não é. Peço desculpas novamente. por favor apaque meu comentario anterior =/

Anônimo disse...

Na verdade não existe a necessidade de se utilizar o Ctrl+alt+Del, existe a opção de log por clique no Windows. Um usuário com privilégio de administrador pode mudar a forma de acesso do computador. Dessa forma você não precisa usar teclas para logar, apenas um clique com o mouse. Não existe problemas de usabilidade ou acessibilidade, pq a solução existe, o problema é que você não conhece.

Ka disse...

E viva o software livre! Anninha, sai dessa vida de presa! O que adianta dois monitores (ai que inveja) se quem manda é o sistema operacional e não o operador do sistema? Manda esse Win pro espaço e seja livre!!!

E outra coisas: faça propaganda do seu Blog sim! Ele merece porque é um espaço muito bom pra gente igual a esse anônimo aprender um pouco mais sobre a vida... saudade do C!

rodrigo disse...

Oi Ana,
Já faz uns 3 anos que trabalho com dois monitores e não é frescura não a produtividade aumenta e muito, principalmente para quem trabalha com várias janelas abertas minimizando assim a necessidade dos Alt+Tab.
Quanto a utilização do Windows 7 veja os seguintes itens na parte de configuração de acessibilidade:

Painel de Controle\Facilidade de Acesso\Central de Facilidade de Acesso\Facilitar o uso do teclado.

Aqui você consegue até configurar o uso sequencial (e não simultâneo) do Crtl+Alt+Del.
Abraços,
Rodrigo Pinheiro

Borboleta Roxa disse...

Obrigada mais uma vez pelos comentários. Aí vai mais uma sequencia de respostas:

@Leonardo: Pra que complicar, né? Simplicidade é tudo!!!

@Anônimo1: Que bom ter percebido a tempo que meu post não se tratava de "mera frescura".
Mas gostei da contextualização que fez; vou colocar aqui parte do que disse no post que vc mesmo pediu para apagar:
"O conjunto de teclas é ctrl+alt+del justamente pra evitar que sejam acionadas acidentalmente. Isso é uma herança dos tempos remotos da computação, (mais precisamente na época do DOS). Naquela época se vc apertasse essa combinação de teclas o PC reiniciava. É praticamente impossível apertá-las acidentalmente."
Claro que hoje em dia, isso é só uma herança ruim, diga-se e passagem, que não faz mais sentido. Mas taí a explicação par ela existir.

Borboleta Roxa disse...

@Anônimo2: Se esse fosse o único problema de acessibilidade no computador para pessoas com deficiência, o mundo tava ótimo! Se intere mais do assunto, por ex, das dificuldades dos deficientes visuais ao usarem programas leitores de tela em sites mal feitos. Se conseguir achar soluções Microsoft que resolvam todos esses problemas, cara, vc é um gênio!

@Ka: Infelizmente tem coisas no trab que não dá pra fazer sem o Windows, já que 99% dos servidores de onde trabalho o usam e preciso ter um ambiente igual ao deles para poder testar os sistemas. Poderia até usar emulador e tal, mas qual a graça de usar algo livre com emulador, ne?
Pelo menos faço minha parte no mundo livre usando BROffice (ou LibreOffice, como agora se chama).

@Rodrigo: Você falou tudo sobre a questão dos 2 monitores. Como a produtividade muda! Ainda mais em casos como o meu, em que tenho que ler coisas em uma tela para poder testar um sistema, tudo simultaneamente.
Muito obrigada por indicar o caminho certinho de como alterar essa configuração do ctrl+alt+del. Isso será útil não só para mim, mas para muitos que lerem o seu comentário.

Francisco Junior disse...

Anninha!!!!
Muito bom o seu post!!

Essa solução me lembra o famoso exemplo de como escrever no espaço de cabeça para baixo: os estadunidenses gastaram milhões desenvolvendo uma caneta que escreve de cabeça pra baixo, os russos, com pouca grana, resolveram de uma maneira mais simples: use um lápis!

Com relação ao comentário do Rogrigo, acho que seria uma boa vc colocar um parágrafo "UPDATE" no seu post, pois nem sempre todo mundo lê todos os comentários e com certeza que ler o seu post vai achar muito interessante a informação comentada por ele.

Valeu!!