sexta-feira, maio 27, 2011

MINHA IDADE "INTERIOR"

Aproveitando o ritmo de aniversário, um amigo me mandou um teste interessante feito pela Unimed, chamado Idade Interior. Eu não chamaria deste nome, pois para mim dá a idéia de um teste psicológico ou intelectual, quando na verdade é um teste sobre alimentação, saúde e estilo de vida.
O teste afirmou que estou 2 anos mais velha do que minha idade real. "Ganhei anos" por causa de doenças, atividades físicas, vida afetiva e ter passado por muitas experiências "marcantes" (para usar um termo ameno) recentemente.
Mas tá bom. Dois anos não é tanta diferença assim. Se tivesse dado uma diferença grande, era de se preocupar.
Vale a pena fazer o teste e, quem sabe, rever alguns conceitos em seu estilo de vida:  www.idadeinterior.com.br

sexta-feira, maio 20, 2011

A PORTUGA ATACA NOVAMENTE?!?

Em 2009 comentei sobre uma pessoa que acha ter o mesmo e-mail que eu. 

Passei um bom tempo recebendo mensagens vindas de Portugal para essa pessoa.Certa vez até uma amiga da tal pessoa veio conversar comigo no Google Talk, a qual eu pedi encarecidamente que, se encontrasse pessoalmente a fulana, que dissesse para ela parar de dar meu e-mail pras pessoas. Nessa época, até ocorreu uma tentativa de recuperar a senha, obviamente, sem sucesso por quem tentou.
Depois de um tempo, tudo se acalmou. Fazia tempo que não tinha notícias da tal pessoa, até que hoje aconteceu algo muito bizarro.
Primeiro recebo uma mensagem no cel às 6h da manhã (Sim! Da manhã!) com o seguinte texto: "Your Google verification code is (número com 6 dígitos)." Não entendi nada!!! Quando chego ao trabalho e vejo meu e-mail, que está cadastrado como e-mail alternativo, há um e-mail do Google para recuperação da senha. Ou seja, novamente, alguém tá tentando recuperar minha senha. Será a portuga de novo?!?

quarta-feira, maio 18, 2011

ORIGEM DA PALAVRA 'OK'

Outro dia descobri a origem da palavra 'OK'. Segundo a história que li sobre a origem da palavra, o termo foi criado em 1839 e seria o único sobrevivente de um modismo de gírias baseadas em abreviação de expressões. OK é originado de 'oll korrect' (tudo certo, em português), com os detalhes importantes de que 'all' é com 'a' e não 'o' e 'correct' é com 'c' e não com 'k', mas era comum na época as palavras serem escritas 'erradas' baseadas na similaridade de pronúncia. 

Bastante inusitado, não?!

Mais detalhes em http://dictionary.reference.com/etymology/o.+k.?qsrc=3086

sexta-feira, maio 13, 2011

ABUSOS EM VAGAS PARA DEFICIENTE

Na quarta passada foi exibida reportagem no DFTV sobre contêineres em vagas de deficiente e de idoso nas entrequadras do Plano. Isso ilustra um pouquinho do que nós deficientes físicos passamos no dia-a-dia para tertarmos estacionar e assim frequentar o comércio.


Isso me lembra um e-mail que uma amiga me mandou há poucos dias, que consiste em um vídeo feito em Curitiba, com o objetivo de conscientizar motoristas a não usarem vagas de deficiente com a desculpa esfarrapada de que "vou ali só um minutinho e já volto". Sou completamente a favor do video e acho que deveriam fazer a mesma campanha em várias capitais, incluindo a nossa capital do país. Algumas vezes já dei puxão de orelha verbamente em gente que pára nas vagas de deficiente do prédio onde eu trab, me atrapalhando a estacionar, só porque está lá "esperando por alguém por um minutinho".
E olha que Curitiba é uma das capitais "mais civilizadas" do país. Imgina a situação no resto do país.



quarta-feira, maio 11, 2011

CONHECENDO O DF - CONIC

Sábado fui num espetáculo e dança do ventre no Teatro Dulcina de Moraes, no CONIC. Confesso que fui ao CONIC umas 2x em toda minha vida, mas de dia, em alguma loja que só tinha lá para comprar algo muito específico. Nunca tinha ido lá à noite.
Como a fama do lugar à noite, não é das melhores, não quis ir sozinha. Deixei meu carro em um outro local, movimentado e teoricamente seguro, no qual era me buscou e de lá fomos juntas.
Por causa do espetáculo no teatro, o local estava cheíssimo de gente, logo nossa chegada às 20h foi bem tranquila.
Na hora da saída, por volta de 22:30, continuava o movimento do pessoal por causa do teatro, mas havia também umas outras pessoas esquisitas. Havia também um som quase ensurdecedor de um rap com uma letra “super criativa”. Um dos caras cantava um verso e o outro dizia “só o ouro”. A música inteira era isso, um verso, “só o ouro”, outro verso, “só o ouro”. Comédia demais.
Felizmente estava super bem policiado, tão bem policiado que o carro da minha amiga ficou preso por uma viatura e um ônibus da polícia parados em fila dupla. E lá foi ela, pedir ao policial pra chegar o ônibus pra frente pra podermos sair.
Não conhecia o Teatro Dulcina e gostei. É um bom espaço. O único problema foi a falta de ar condicionado (devia estar com defeito), que tornou o lugar insuportavelmente quente. Eu tava quase passando mal e no fim, enquanto procurávamos nossas amigas que dançaram pra cumprimentá-las, uma amiga passou mal que até saiu do teatro pra tomar um ar. Imagina as coitadas dançando naquele calor e ainda com a iluminação em cima delas!
Não posso esquecer de comentar que o espetáculo foi muito bom, com figurinos lindíssimos. Minhas 2 amigas que se apresentaram arrasaram!

terça-feira, maio 10, 2011

COMIDINHA JAVANESA

Este blog, depois de algum tempo, volta com seus posts gastronômicos. Sexta passada fui a um restaurante de comida javanesa.
Para quem não sabe, Java é a maior ilha da Indonésia, assim como também uma linguagem de programação. O que me faz lembrar de uma piadinha da vida real. Eu, de carona com um amigo que foi colega de inglês e que na época estudava Relações Internacionais na UnB, conversávamos sobre o que cada um andava fazendo de novidade, quando eu disse:
- Estou fazendo um curso de Java.
- Nossa, eu sei que gostamos muito de idiomas, mas você estudar javanês?!
- Não, estou falando de Java, a linguagem de programação, não de um idioma falado.
Muitas risadas!

* Não, eu não sei Java. Só fiz o curso pq caíam muitas questões contendo códigos Java em concursos. Logo, eu queria ter uma noção básica para poder tentar resolver as questões. Depois descobri que a parte mais complicada não era entender Java, mas sim decorar os Design Patterns.

Mas voltando ao post culinário, na sexta um amigo me chamou para comer no tal restaurante. Era uma boa chance de experimentar comida diferente. Eu gosto de experimentar comidinhas diferentes, nem que seja só pra dizer depois que não gostei. Não suporto aquelas pessoas que falam “não gosto disso!” sendo que nunca nem experimentaram. Posso até não gostar de tudo, mas pelo menos tenho algum embasamento para dizer porque não gostei. E como não são muitas pessoas que são adeptas de comer comidas diferentes, tinha que aproveitar a chance de ter companhia para fazê-lo.
A culinária javanesa tem muitas coisas em comum com a culinária chinesa. Portanto, não comi nada muito exótico (não duvido que hajam comidinhas exóticas no cardápio). Por precaução, como ele já conhecia o lugar, perguntei o que ele recomendava. Ele disse que sempre pede o Peixe à Moda Java, que consiste em um peixe inteiro cozido (no caso um tucunaré, sabe-se lá qual peixe é usado na receita original) temperado com molho curry, que estava suave (portanto pude comer sem problemas). Como não como arroz, pois me engasgo facilmente com os grãos, sugeri como complemento um bifum (macarrão de arroz com camarão e legumes). 
Depois de já termos pedido os pratos principais, a dona, ao ver que chegou um outro amigo que nos acompanhou no jantar, sugeriu que pedíssemos uma entrada. Havia no cardápio um tal de Camarão Pan, acompanhado de uma foto. Mas mesmo vendo a foto, não dava pra saber o que era. Falei aos meus amigos que estava curiosa para saber o que era aquilo e iria chamar a dona para perguntar; um deles disse: "Mas o mais divertido é comer sem saber o que é!" Ao ver minha cara de espanto, ele me perguntou se eu era alérgica a camarão, o que obviamente não sou, senão não ia pedir um prato com camarão no nome. Daí ele reforçou que deveríamos pedir, que o mais legal é a surpresa. 
Não me arrependi. O tal negocinho é uma delícia! Conversando com uma amiga sobre o fato, ela me deu uma boa definição para o Camarão Pan, que ela já conhecia: um mandiopan cuja massa contém camarão.
Foi uma noite bastante agradável. Comemos bem e o papo foi bom. Não ficou muito barata a conta, pois ficamos lá bastante tempo, o que implicou em pedirmos muitos sucos pra embalar a conversa e a comilança.  Com certeza um lugar para voltar várias vezes.

segunda-feira, maio 09, 2011

TECLADOS NÃO-ACESSÍVEIS (ou A MICROSOFT E SUAS "INOVAÇÕES")

Semana passada meu comp do trabalho foi trocado. Que maravilha! Comp novo! Só não gosto de comps novos porque tenho que reinstalar tudo, mas paciência.
Uma grande novidade é que agora possuo 2 monitores. Parece um exagero, algo absurdo. Pro dia a dia, é só uma frescura, mas agora que trabalho com testes é muito útil, pois posso abrir em uma tela a descrição do que é para ser testado e na outra o programa a testar, agilizando bastante o trabalho. (Quer dizer, ainda não comecei a usar 2 monitores, pois tá faltando tomada pra um deles. Kkkkk)
A parte chata é aprender a usar o Windows 7, o qual nunca havia usado. To apanhando pacas, pois muitas coisas mudaram de lugar, de apresentação ou de nome. Mas é questão de tempo. Como disse um colega meu, como boa geminiana, não deveria ser resistente a mudanças. Até tentei contra-argumentar que, como estou em vias de completar 28, passarei a ser regida pelo meu ascendente, Virgem. A explicação é bem plausível, mas não colou.
Mas o grande motivo deste post é acessibilidade. Alguém já parou pra pensar que, se sempre temos que pressionar control+alt+del para logar em um computador, por que as teclas control e alt não ficam juntas? Por que sempre há uma tecla no meio, aquela teclazinha do Windows, para atrapalhar? Por que usar 3 dedos para apertar as 3 teclas, se poderia-se usar o mesmo para pressionar o  control e o alt?
Para você, usuário comum, pode parecer uma bobagem. Mas pra quem me conhece, ou para quem como eu possui dedos das mãos atrofiados, sabe que pressionar 2 teclas ao mesmo tempo é sem problema, afinal cada mão pode pressionar um. Mas e como pressionar 3 teclas, se 2 dessas não estiverem juntas?!?!?
Mesmo para um usuário comum, seria muito mais fácil se as 2 teclas estivessem juntas. Logo, podemos dizer que poderia-se melhorar a usabilidade dos teclados de computador se as teclas mencionadas ficassem juntinhas.
O Windows XP ignorava caso a tecla do Windows fosse pressionada junto com control+alt+del, portanto, nunca tinha tido problemas. Foi só instalar o comp novo com Windows 7 que eu não não conseguia logar! Tentei até voltar o teclado antigo, achando que ele poderia influenciar, mas é do sistema operacional mesmo.
O que fazer? Um colega de sala veio com a brilhante ideia: vamos arrancar a tecla Windows do teclado. Eu nem sabia que era tão simples arrancar uma tecla! 
Assim ficou meu teclado:



Como trata-se de patrimônio público, informo que a tecla está devidamente guardada para um dia que o teclado for repassado a outra pessoa.

-------------

Atualizando:
Nos comentários há uma dica ótima de como configurar para que possa-se pressionar sequencialmente teclas de atalho (ou seja, ao invés de pressionar as 3 teclas juntas, é só pressionar na sequência). O caminho para configurar é: Painel de Controle\Facilidade de Acesso\Central de Facilidade de Acesso\Facilitar o uso do teclado\Ativar Teclas de Aderência.
Como eu poderia me confundir com outros atalhos de 2 teclas que já estou acostumada a usar, fiz um teste mas optei por não usar.
Tem outras opções de acessibilidade bem legais na Central de Facilidade de Acesso. Quem tem alguma necessidade especial, vale a pena dar uma olhada lá.
Rodrigo, obrigada pela dica.

------------

Atualizando, parte 2:
Um colega de trabalho me ensinou como não precisar usar ctrl+alt+del ao logar no computador. O caminho é: Painel de Controle\Contas de Usuário\Alterar o tipo de conta\Aba Avançado\Exigir que os usuários pressionem Ctrl-Alt-Delete. Essa eu passei a usar!
Jorge, obrigada pela dica 2!

terça-feira, maio 03, 2011

VACINA CONTRA A GRIPE

Sábado tomei no posto de saúde próximo de casa a dose deste ano da vacina contra a gripe. A maioria das pessoas não sabe, mas qualquer pessoa que possui uma doença crônica, em especial as que diminuem a imunidade, incluindo a EB, tem o direito a tomar a vacina da gripe em qualquer posto no período da campanha anual. 
Para isso, é importante verificar logo no início da campanha o que é exigido no seu município para que receba a vacina. Em geral, um relatório médico descrevendo qual a doença possui, com o CID, e indicando que esta é uma doença crônica que faz com que o indivíduo seja imunodeprimido, já resolve. No primeiro ano, levei este relatório. No ano seguinte, como me vacinei no mesmo posto, bastou eu dizer que me vacinei no ano anterior por causa disso e aquilo e ao conferirem que o carimbo da vacina anterior era de lá, passaram a liberar sem problemas. 
Eu comecei tomando a vacina pra gripe nas campanhas de vacinação que o plano de saúde fazia. Quando o plano parou de vacinar os dependentes, eu descobri, em uma reportagem na TV, que portadores de doenças crônicas poderiam também vacinar nos postos de saúde. Já faz 4 anos que tomo a vacina o posto de saúde, e mais 2x que vacinei pelo plano de saúde.
Sempre tem as pessoas que inventam mil desculpas para se vacinar. Em geral são pessoas que tem medo de hospital, pavor de agulhas ou não cuidam de sua saúde mesmo. Há os casos em que na primeira vez que tomou a pessoa teve alguma reação e daí nunca mais tomou. 
É possível ter uma reação? Claro que sim! Uma pessoa pode ter reação tomando qualquer medicamento ou ingerindo qualquer alimento, oras! É claro que a pessoa deve ter alguns cuidados. Se possui alergia conhecida a algum medicamento, deve consultar seu médico. Alérgicos à proteína do ovo, por ex., não podem fazer uso da vacina. 
Depois de 6 ou 7 anos tomando a vacina, pela primeira vez tive reação. E por que? Porque a vacina muda todo ano, pois os vírus da gripe são mutantes, logo a cada ano eles fazem a vacina contendo anticorpos dos tipos de vírus mais comuns. Tive moleza no corpo, sonolência e febre de mais de 38 graus. Tomei antitérmico, suei embaixo das minhas cobertas e no domingo eu tava zero-bala de novo!
Vocês acham que por causa disso deixarei de tomar a vacina nos anos seguintes? Claro que não!!! O que é pior, você passar um diazinho meio ruim ou váááááááááários dias ruim com uma gripe, que pode até evoluir para algo pior? Prevenção é sempre a melhor solução.

segunda-feira, maio 02, 2011

CONHECENDO O DF - ÁGUAS CLARAS (e O MELHOR PÃO DE ALHO QUE JÁ PROVEI)

Na sexta fui pela primeira vez sozinha a Águas Claras por ocasião de níver de uma colega de trab. Na verdade eu fui poucas vezes a Águas Claras (se fui 5x antes dessa, foi muito) e eu sempre ia de carona com alguém, ou pq eu não tinha carro ainda ou pela velha desculpa "já que não sei andar lá, você me dá uma carona pra eu não me perder?".
Desta vez eu tinha um bom mapa e o bar era bem próximo à entrada pelo Park Way, que é a única que eu sei entrar. Fui meio receosa, com medo de errar, mas foi super fácil. Agora vai saber se lá pra dentro é fácil também.
Foi uma noite bem agradável no bar All Dublin. Só é meio ruim de estacionar, mas blz. O melhor da noite foi provar o melhor pão de alho da minha vida. Normalmente pães de alho são torradas duras, as quais tenho dificuldade para deglutir. Já a de lá era uma baguetinha coberta e recheada de uma pasta de alho bem apetitosa, porém suave, sem ficar aquele gosto de alho na boca. Comi até, e de uma próxima vez  até perguntarei se eles vendem o pão de alho sem a picanha o qual ele acompanha, pra eu pedir um extra só pra mim.