quinta-feira, abril 12, 2012

EXPOSIÇÃO ZERÓIS: ZIRALDO NA TELA GRANDE

Estive a poucos dias na exposição “Zeróis: Ziraldo na tela grande”, que é composta por 44 telas com cartuns em grandes formatos, em que os heróis ganham vida mais próxima da humana. O que achei mais impressionante foi a criatividade dele em fazer a releitura de pinturas de artistas famosos como Goya, Salvador Dalí, Picasso e Andy Warhol, inserindo os heróis nessas cenas. Ou seja, um bom conhecimento de história da arte te ajuda a compreender a exposição. Há telas com surpreendente nível de complexidade, com muitos elementos, e outras bem simples, porém coloridíssimas, como a série de telas onomatopéicas, em que ele retrata de diversas maneiras o “boom”.
Também é possível apreciar rascunhos em papel, com comentários manuscritos do próprio Ziraldo, dos desenhos que seriam transportados para as telas, além de algumas curiosidades sobre o autor relacionadas ao assunto.
Leve máquina fotográfica! Eu não sabia que seria permitido fotografar, por isso não fotografei e fiquei triste por isso, pois é tudo tão lindo e colorido! Talvez eu volte lá só pra fotografar.
A exposição vai até dia 29 de abril aqui em Brasília, no Museu da República. Vale a pena conferir!

--------------

Não posso deixar de aproveitar este post para falar um pouco sobre a minha admiração pelo trabalho do Ziraldo.
Desde bem pequena eu tive contato com as obras dele. Minha mãe comprou alguns dos livros e os que eu não tinha eu li enquanto minha mãe fazia compras em um hipermercado, que costumava ter uma grande sessão de livros. (Os hipermercados não tem mais isso, uma pena.) Minha mãe me deixava lá com meu irmão e nos buscava só na hora de irmos pro caixa. Nos divertíamos muito com livros do Ziraldo e buscando o Wally.
Também tive contato com obras mais antigas dele por meio de uma coleção de livros (dessas que se compra em banca de revista) sobre grandes autores brasileiros. Nessa coleção, cada volume tratava de um autor: sua biografia, resumo das principais obras, contextualização histórica e alguns trechos das obras. A maioria dos livros eram enfadonhos para uma criança pequena, mas 2 particularmente me chamavam a atenção, por conter ilustrações: os sobre Ziraldo e Millôr. Esses 2 foram os únicos que li por completo e várias vezes. =D

Nenhum comentário: