quarta-feira, outubro 17, 2012

REFORMANDO MEU APÊ - COMO LIGAR A ENERGIA DE UM IMÓVEL NOVO

Minha primeira aventura da série "Reformando meu apê" trata do processo de ligação de energia elétrica. Esta é uma dica que vale pra todo mundo que comprou um apartamento na planta e vai ser o primeiro morador.
Primeiramente liguei no telefone da CEB para pedir orientações da documentação que eu teria que levar. Felizmente não era nada complexo: apenas documentos pessoais básicos e, como ainda não possuo escritura, o contrato de compra e venda. O detalhe é que o contrato deveria ter as firmas reconhecidas.
Resolvi ir mesmo assim numa agência da CEB, já que o pedido só pode ser presencial mesmo. Vai que a atendente me passou informação errada (bem, ela me passou o horário de funcionamento errado; sorte que eu fui no horário em que a agência estava aberta)! 
E não teve jeito! Segundo o que a atendente me passou pessoalmente, é uma norma da ANEEL (eu não verifiquei isso depois na net; quem quiser verifique!) que só pode ligar, religar ou transferir a conta de luz com um contrato, de compra ou aluguel, com firma reconhecida ou a escritura do imóvel.

Fiquei chateada porque ia demorar mais pra ligar, mas a atendente foi super gentil e disse que me esperava daqui a alguns dias, e que torcia para que ela mesma pudesse me atender de novo. E foi bom que ela me deu algumas dicas úteis para eu não perder tempo.
A primeira foi levar da próxima vez um identificador de alguma outra conta de luz do condomínio ou de outro morador. Não sei porque o sistema de lá é tão ruim! De posse do meu endereço certinho, fizemos paticamente todas as combinações de busca possíveis, com endereço completo e várias tentativas com partes diversas e nada!
A segunda foi que, omo meu contrato era antigo, eu não conseguiria reconhecer as firmas das pessoas da construtora. Portanto, eu deveria solicitar que a própria construtora reconhecesse as firmas. Daí, depois de reconhecidas, eu iria ao cartório reconhecer a minha.
Daí foram mais alguns dias pra construtora reconhecer as firmas da via que ela tinha para que fizéssemos a troca: eu daria minha via do contrato sem reconhecerem troca da via deles reconhecida. Demorou uns dias a mais, mas deu tudo certo.
Quando fui reconhecer minha firma, achei interessante me pedirem no cartório para eu assinar de novo o contrato na frente do funcionário. Eu estranhe, pois eles têm inhas assinaturas lá, mas sabe como é, com o tanto de fraude que existe, essa é uma regra deles agora.
Depois disso, voltei à agência da CEB na quinta-feira e, segunda passada, ligaram a luz. Uma coisa boa foi que a ligação já foi feita como imóvel residencial, pois várias outras pessoas no prédio já tinham ligado a luz e constavam todos como residencial. A princípio, o correto seria terem ligado como comercial e depois eu ter que solicitar a mudança, mas já foi feito certinho de uma vez só. Um trabalhinho a menos.
Esta foi uma tarefinha burocrática, mas que tem que ser feita. Vamos ver agora quanto vem minha conta mês que vem, com taxa de ligação e tudo.

Fica ai a dica: se você comprou imóvel na planta e seu contato não possui firmas reconhecias, trate de fazê-las! Vai evitar perdas de tempo futuras.

2 comentários:

@jhbamorim disse...

Quem diria! haha Por causa deste post achei seu blog! Parabéns, muito bom! Pela descrição pensei na hora que era vc! Obrigado, já me ajudou com esse post :D

Abraços!
João Henrique

Borboleta Roxa disse...

Olá João Henrique. Fico feliz q meu post tenha te ajudado.
Desculpa a minha péssima memória, mas não to associando o nome à pessoa e a foto não tá muito nítida. =D