sexta-feira, novembro 14, 2008

PARECE TER CHEGADO AO FIM MINHA ATUAL TEMPORADA DE CONCURSOS

Agora terei um tempinho “mais de boa”. Além de eu estar de férias (eeeeeeeeeeeee \0/ ), não há perspectiva atualmente de nenhum concurso que eu considere interessante fazer (isto é, com vagas pra PNE na minha área). Logo, poderei me dedicar a outras coisas que porventura me faltava tempo antes.

Claro que não posso descuidar. Se antes o problema era falta de material, agora passar num concurso de nível superior e mudar definitivamente minha vidinha depende só de mim, do meu estudo, do meu esforço, do que eu der conta...

Mas confesso já estar cansada dessa vida de concurseira. Quero acabar com isso logo, pra eu poder me dedicar a estudar só coisas que eu gosto: teste de software, música, espanhol, alemão... são tantas coisas...!

quarta-feira, novembro 12, 2008

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE COISAS RELIGIOSAS...

As pessoas são muito preocupadas em ter um religião, ou em dizer que tem uma. Mesmo que dificilmente vão a alguma igreja, templo, ou seja lá como se chama, mesmo não estando nem aí para os preceitos daquela religião, falam que são da religião x ou y só pra constar, pra dizer que fazem parte de alguma coisa.
Claro, existem aqueles que são realmente praticantes, que vão aos encontros de sua religião, que leem a bíblia e etc. São pessoas que realmente admiro por terem encontrado seu caminho e se sentirem felizes assim.
O que eu acho muito chato é que a sociedade em geral impõe que você tenha uma religião. Portanto, quando eu falo pras pessoas que não tenho uma religião, ou elas se assutam e acham um absurdo, ou acham que eu sou uma herege que tem que ser doutrinada para ir para a mesma igreja que a pessoa. Não sei porque as pessoas adoooooram tentar me doutrinar. Acho que porque elas acham que na igreja delas eu vou ser curada. Não sei porque eu acho que existe uma séria relação entre essas 2 coisas: acho que as pessoas pensam que eu sou doente porque não vou a igreja... sei lá!
Eu não tenho uma religião e sou muito feliz assim. Em todas as igrejas que eu fui, nunca me senti satisfeita. Acho que por causa dessa associação doença e igreja, acho que nunca me olharam como uma pessoa comum, mas sim como uma pessoa que está ali porque quer a cura de Deus. E para cada religião, essa cura viria de uma forma, envolvendo atitudes que eu não concordo. Pois as igrejas são feitas de pessoas e as pessoas em geral se preocupam mais com o físico do que com o emocional e o espiritual. Eu acredito que a cura vem de dentro pra fora, seja no aspecto biológico da coisa (no sentido de que, se uma pessoa não tem uma alimentação adequada, isso acarretará em uma série de doenças futuras e que, se a pessoa já possui alguma doença que não é de origem alimentar, a alimentação será uma enorme aliada aos tratamentos com medicamentos e tal), tanto no sentido corpóreo, ou seja, seu corpo físico estará bem se o seu corpo emocional e o seu corpo espiritual estiverem bem.
Além disso, eu creio que as pessoas não deveriam frequentar religiões só procurando cura ou solução de seus problemas. Infelizmente é o que mais se vê.
Se você me perguntar o que eu sou, eu diria que sou espiritualista ou esotérica, para usar termos que as pessoas em geral conhecem. Frequento um grupo em que fazemos meditações pela melhoria do nosso planeta. Mas para podermos fazer este trabalho energético a favor do planeta, é preciso que você esteja em equilíbrio (não adianta querer doar sua energia para o planeta se, naquele momento, a energia que possui não é suficiente para você). Para manter esse equilíbrio, há um trabalho de auto-conhecimento e evolução, mas com o objetivo de estar bem para cumprir essa missão maior de doação ao planeta, não de ser uma religião onde há dogmas e as pessoas procuram resolver seus problemas, como eu disse antes.
-----
Esta postagem foi motivada porque recebi este texto de uma amiga por e-mail. Normalmente não sou de ficar perpetuando essas coisas "bonitinhas", que, querendo ou não, entopem nossas caixas de e-mail. Mas comecei a refletir sobre o texto e acho que ele veio bem a calhar para complementar a postagem anterior.

Tenho que confessar que sou fã do Dalai Lama. Acho ele uma pessoa muito iluminada e sábia.
-----
Qual a melhor religião? Por Leonardo Boff

Diálogo entre Leonardo Boff e Dalai Lama

Leonardo Boff explica:
'No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- 'Santidade, qual é a melhor religião?'
Esperava que ele dissesse: 'É o budismo tibetano ou são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo. '
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:
'A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.'
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:- 'O que me faz melhor?'
Respondeu ele: 'Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...'
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.'

terça-feira, novembro 11, 2008

SPA ESPIRITUAL

No domingo, quando voltei da prova do concurso, eu já percebi que a energia aqui em casa ainda tava “pesada”. O clima foi muito tenso aqui em casa por causa do acontecido no domingo. E como vó já não estava bem, minha mãe tava há dias naquela ansiedade, naquele desespero de ir lá pra cidade dela. Isso tudo gera uma energia muito negativa, que eu acabei sugando e me fez piorar fisicamente.
Lá pro fim da semana eu já iria entrar de férias. Mas com as turbulências do fim de semana, fiquei sem condições emocionais, físicas e até mesmo de deslocamento para ir trabalhar. Não houve outra alternativa a não ser escrever para minha chefe dizendo que eu não tinha outra alternativa a não ser antecipar informalmente minhas férias e retornar delas mais cedo.
Para resolver o problema e aproveitando que eu ficaria alguns dias aqui sozinha, resolvi no domingo mesmo iniciar o que resolvi chamar de SPA Espiritual. “E o que seria isso?”, você deve estar me perguntando. Consiste em um conjunto de práticas espiritualistas (esotéricas ou o termo que preferir), com o objetivo de reequilibrar as minhas energias e me trazer bem-estar espiritual, tendo como consequência o reequilíbrio do meu ser como um todo.
Algumas das práticas já realizadas foram: purificação da casa com incenso, banho com água de sal, meditação, dança ao som de música relaxante, e energização de objetos, alimentos e partes do corpo. O resultado está sendo muito bom. Outras atitudes, como cantar músicas aleatórias e dormir na parte da tarde também têm me ajudado neste momento.

domingo, novembro 09, 2008

EXATAMENTE 4 SEMANAS DEPOIS

Nesta data, exatamente 4 semanas depois, minha vó não conseguiu ficar sem meu vô e foi ficar junto a ele.

Sabíamos, por causa da idade e da perda, que ela não estaria entre nós por muito tempo, mas ninguém imaginou que fosse ser tão rápido. Apesar de toda a tristeza que isto nos causa, eu considero isso uma grande prova do amor que um sentia pelo outro. Pelo menos ela foi de maneira rápida e tranquila, sem muito sofrimento...

quinta-feira, novembro 06, 2008

A SAGA DOS ÓCULOS ESCUROS - PARTE 3

Menos de 3 meses depois, eis que temos a parte 3 da Saga dos Óculos Escuros!

Sinceramente, vou mandar benzer estes daqui, pq é muito azar pra uma pessoa só!

Há umas 2 semanas, resolvi usar meus óculos escuros na hora do almoço. Normalmente eu não os uso para sair para almoçar, mas neste dia o sol estava tão forte que eu não aguentei. Estava chegando no restaurante qdo uma colega de trab viu e me deu a notícia: a armação estava quebrada... de novo!

Da outra vez a armação quebrou tinha pouco mais de um mês, essa tinha menos de 3 meses...

Voltei mais uma vez à Ótica Pascoal, onde comprei os óculos. Segundo informações que obtive lá, não se fabrica mais zilo (material de que é feito os óculos que não são de metal) como antigamente. O material atualmente é mais frágil. Pedi então uma solução para o caso e que então eu queria uma armação de metal, já que as de zilo "não prestam" mais. Desta vez, eles resolveram reclamar com o fabricante pra que ninguém, nem eu nem o pessoal da ótica, ficar no preju. Só que a coisa foi enrolando, enrolando... segundo eles, o representante do fabricante não conseguia achar uma armação na qual as lentes se encaixavam... Muito estranho. Fui na ótica por vários dias, pra fazer pressão (felizmente ela fica ao lado de um dos restaurantes onde costumo almoçar).

Na 2ª feira voltei à ótica. A dona da ótica (que normalmente vende os óculos) não estava lá, pois estava fazendo uma cirurgia e quem estava atendendo era o marido dela, que é quem faz as lentes e monta os óculos. Daí ele me falou que estava com mais um caso enrolado igual ao meu e que ele queria resolver aquilo logo. Ele me mostrou os outros óculos porque ele não sabia quais eram os meus e me trouxe os 2 com problemas para eu ver. Eu até me conformei em ver q os outros estavam quebrados no mesmo lugar que os meus, logo não era eu que era cri-cri ou desleixada. Era o material que deixava a desejar mesmo.

Ele disse que, já que não havia uma armação compatível com as lentes, que ele iria fazer novas lentes e pronto! Ele me mostrou as prateleiras onde haviam armações do "zilo bom" e me pediu para escolher uma. Segundo esse, esses óculos eram garantidos que não iam dar problema... Ontem voltei para buscar os óculos.

Felizmente, desta vez não paguei nada! =D

Eu que queria um óculos mais fashion, acabei ficando com uns óculos mais sem graça do que eu tive por toda a minha vida de óculos de grau, antes de perder meus óculos.

Espero que desta vez seja o fim desta triste saga. Pelo menos aprendi uma lição importante: óculos agora eu só compro com armação de metal!

Há poucos dias minha mãe mandou fazer óculos numa ótica lá por perto de casa e os óculos dela são beeeem fashion! A armação é de metal, ao redor de toda a lente (embaixo também, pq geralmente os óculos de metal tem só a parte de cima e embaixo usa-se o fio de nylon), mas as hastes são de zilo decorado com desenhos abstratos pretos e brancos. Neutros e fashion! Cheguei à conclusão que, qdo eu resolver fazer óculos de novo, eu vou lá ver se acho uma armação fashion pra mim.

terça-feira, novembro 04, 2008

FRASE PARA REFLEXÃO MUSICAL

Ontem à noite acabei assistindo um pedacinho de um programa, que eu não sei o nome porque peguei pelo meio, na TV Brasil, entre 20:15 e 20:30. Era um programa musical de entrevistas, cujos entrevistados eram o Milton Nascimento e o Naná Vasconcelos. Entre uma conversa e outra, eles tocavam e cantavam.

Pra quem não conhece, o Naná é um dos melhores percussionistas brasileiros - senão o melhor, reconhecidíssimo na Europa, mas pouco conhecido em nossa terra. Sua especialidade é o berimbau.
Ele disse uma frase muito interessante ontem, que acho que merece nossa reflexão: "O melhor instrumento (musical) que existe é a voz e o maior instrumento é o nosso corpo."

Isso me faz lembrar que tenho que me dedicar mais à prática e ao bom uso desse valioso, versátil e portátil instrumento que todos temos, mas poucos são os iluminados que o utilizam com sabedoria.

domingo, novembro 02, 2008

PERCEPÇÃO ERRADA DE DISTÂNCIA

Neste sábado descobri que um lugar mais longe pode ser mais perto. Tudo depende do referencial.
Estava na 716 Norte e teria que pegar táxi para voltar pra casa. Nunca havia voltado desse lugar direto, normalmente eu pegava uma carona até algum ponto que eu julgasse ser mais perto do meu destino e de lá prosseguia, afinal, a última quadra da Asa Norte é muito longe! Esse era meu pensamento até ontem.
O meu referencial de preço de taxi da Asa Norte para minha casa era saindo da 707, o que á uns 25 reais geralmente, isso nos taxis com 30% de desconto. Dái eu imaginava gastar mais de 30 reais. Pura ilusão!
Apesar da diferença de Km (segundo o Google Maps, fazendo os caminhos mais curtos, da 716 até meu destino teria cerca de 3,5Km a mais do que saindo da 707. Mas vocês acreditam que o valor da corrida foi exatamente o mesmo???
Isso tem uma explicação simples: saindo da 716 pegou-se a EPIA, que é um caminho praticamente reto e sem semáforos. Da 707 o caminho não é tão bonitinho assim... Ah, não esqueçam de levar em consideração que isso foi em horário sem trânsito.
Logo, não posso mais dizer que o fim da Asa Norte é longe da minha casa. Bem, é longe, mas não tãããããão longe assim.