terça-feira, abril 21, 2009

HERÓIS

Vivemos numa época em que são chamados de heróis aqueles que, voluntariamente, participam de programas de televisão que são assistidos por milhares de pessoas, ficam famosos e ainda ganham 1 milhão no final.
Como isso para mim não tem nada de heróico, busquei em dicionários online definições de "herói", seguem algumas delas:
  • Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo.
  • Homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, p ex, um extremo infortúnio ou sofrimento, ou que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo.
  • Homem ilustre por feitos de grande coragem.
  • Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra.
Infelizmente, descobri também que o apresentador do programa que denomina como heróis aqueles que dele participam, conforme citado no primeiro parágrafo, não está de todo errado, pois também encontrei as seguintes definições:
  • Protagonista.
  • Indivíduo que, em determinado momento, atrai a atenção pública.
  • O que, por qualquer motivo, se distingue ou sobressai.
Referências:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=her%F3i
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=her%C3%B3i
http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=her%F3i

Por que falar sobre isso? Bem, hoje é dia de um feriado por causa de um herói, no caso Tiradentes. Pra quem não se lembra (ou não sabe) porque hoje é feriado, um pouco de cultura é sempre bom:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

Quem vive em Brasília, muitas vezes nem se lembra do motivo real do feriado, já que hoje também comemoramos o aniversário da cidade. Lembrem-se que quem inaugurou esta cidade foi um mineiro, e Tiradentes também o era, então JK nada mais fez do que aproveitar um feriado que fazia referência a um fato histórico importante de sua terra natal para a inauguração da nova capital.

2 comentários:

. disse...

Poxa, é uma tristeza essa segunda definição. Não concordo que o fato de uma pessoa chamar a atenção possa lhe dar o merecimento do título de herói. Torçamos pela reforma semântica do português, kkk!
Beijos e pétalas.

Borboleta Roxa disse...

Oi Pétala!
Quem sabe um dia 'herói' deixe de ter esse segundo significado. Mas isso depende de nós, afinal somos nós, no uso da língua, quem criamos novos usos para as palavras.
Obrigada por acompanhar o blog. Comente mais vezes!
Um abraço!