quarta-feira, dezembro 23, 2009

CONHECENDO O CHILE - CURIOSIDADES

  • O sol se põe põe às 20:30 e até 21h ainda está claro. Meu relógio biológico se adaptou a isso rápido, de tal forma que eu não conseguia dormir cedo, pois ainda estava claro.
  • Todo dia eu comia cerejas frescas no café da manhã no hotel. Não tem nem comparação com o sabor das cerejas em calda que comemos aqui. São uma delícia! Vimos um moço vendendo no sinaleiro um pacotão de cerejas por um bom preço (embora já não me lembre mais o valor).
  • Por toda a cidade há uma árvore que chamam de planta oriental e que tem aquelas folhinhas típicas de países que tem outono bem definido, em que as folhas secam e caem.
  • Segundo o taxista que foi nosso guia turístico por Santiago, em alta temporada no Valle Nevado, cerca de 90% das pessoas que visitam o lugar são brasileiros. E mesmo fora de temporada, pra todo lugar que íamos encontrávamos brasileiros.
  • Chegamos lá uns 10 dias antes da eleição para presidente e deputados. A cidade estava coberta de cartazes de políticos afixados no chão.
  • O trânsito é altamente confuso e caótico. Buzina-se muito. Segundo piada do nosso taxista/guia turístico, "homem que buzina não manda em casa!". Além disso, não faz muito sentido as conversões à direita e esquerda que são feitas; os carros viram onde não nos parece natural virar. Por fim, há diversas avenidas que mudam de sentido durante o dia. Tudo bem, por aqui temos a Estrutural, mas la é uma via expressa que não tem cruzamentos com outras vias. Lá, as avenidas que mudam de mão são bem centrais, com diversas ruas cortando-as, logo entrar na contramão é muito fácil.
  • No inverno, só se sobe até a estação de esqui até às 14h. A partir das 15:30 só é permitida a descida. Isso se não tiver ocorrido uma nevasca e não permitirem a subida.

Nenhum comentário: