quarta-feira, dezembro 23, 2009

CONHECENDO O CHILE - PASSEIOS TURÍSTICOS

Como cheguei a Santiago 1 dia antes do Simpósio e saí 2 dias depois, e considerando que o sol lá se põe às 20:30 e até 21h ainda está claro, consegui passear até bastante.
No primeiro dia, fizemos um city tour para conhecer um pouco da cidade: museus, praças, prédios históricos, o Palacio de la Moneda, a casa do Pablo Neruda e por fim fomos ao Cerro San Cristóbal, um morro lindo com diversas atrações turísticas.
No dia seguinte começou o Simpósio, mas como acabava às 5 da tarde,ainda deu tempo de passear. Fizemos amizade com umas colombianas que participavam do evento e fomos ao Pueblo Los Dominicos, um espaço enorme onde são vendidos artesanatos diversos, um pouco de comida e até animais. O local é tão grande que, mesmo após caminhar por 1:30, não sei se vi a metade das lojinhas.
No dia seguinte, após o término do Simpósio, fomos a um supermercado, pois queríamos conhecer um pouco mais das frutas e castanhas produzidas por lá e ver preços de vinhos. O supermercado ficava ao lado de um grande shopping chamado Parque Arauco. Claro que eu não saí do Brasil pra ficar passeando em shopping. Nosso único objetivo era ir a uma loja chamada El Mundo del Vino, para degustarmos e compararmos preços dos vinhos. Lá compramos 2 vinhos da marca Equus, muito gostosos.
No sábado era dia de ir à forra e fazermos os passeios mais distantes. Primeiramente fomos à Vinícola Concha y Toro. Vimos a parreiras, os barris cheios de vinho, aprendemos um pouquinho e degustamos 2 vinhos: um branco e um tinto. Conhecemos também a lenda do vinho Casillero del Diablo, que pode ser lida em http://www.casillerodeldiablo.com
Depois almoçamos em um restaurante típico chamado La Vaquita Echá, onde havia um cantor de músicas folclóricas e um casal de jovens dançando a cueca, dança típica chilena.
Para encerrar o dia, fomos ao Valle Nevado, porque minha mãe se fosse embora de lá sem ver a neve ela teria um troço. Como não era inverno, obviamente não havia lá tanta neve, mas durante o ano todo fica alguma neve acumulada nos picos das montanhas. A subida da serra para chegar na estação de esqui, a mais de 3000m de altura, é um caminho muito tortuoso, com curvas fechadas e muito íngremes. Somente estas curvas são 52, sem contar as outras curvas "mais suaves". Minha mãe subiu morrendo de medo, brigando com o motorista dizendo que ninguém avisou a ela que era assim e que se ela soubesse, não tinha ido.
A visão das montanhas lá no alto é linda, mesmo com pouca neve. A paz interior é muito grande. Você se sente pequeno diante de tanta grandeza.

Nenhum comentário: