segunda-feira, outubro 11, 2010

CONHECENDO RITMOS: ZOUK

Na sexta fui a uma casa noturna por ocasião do aniversário de uma amiga. Não fiquei muito tempo, por ter que trabalhar sábado de manhã. Mas no pouco tempo que fiquei (menos de 2h), conheci o tão falado, e ainda desconhecido para mim, zouk.
Já tinha ouvido o nome deste ritmo por meio de amigos que fazem dança de salão, mas nunca tinha perguntado do que se tratava nem nunca o tinha ouvido. Gente, o que é aquilo! Quando se ouve dá uma vontade louca de dançar! Mesmo sem par e sem saber dançar aquilo, não me aguentei: levantei-me da mesa e fui mexer meu esqueletinho, sem me preocupar com a maneira com que os outros estavam dançando.
Como me definiu a aniversariante (que também não sabia dançar, não sei se até o fim da noite ela aprendeu), o zouk é uma "lambada eletrônica". Ele tem forte influencia da lambada, conforme info que li na internet, mas é mais lento, portanto não há aqueles rodopios pra se dançar com saia curta e mostrar a calcinha (kkkk), mas tem as famosas jogadas de cabelo. Só achei estranho remixarem músicas da Lady Gaga e da Rihanna com a batida zouk ao fundo.
Também achei que há uma certa influencia de ritmos árabes (na internet achei lugares dizendo que havia, mas neles mesmo se afirmava que tal afirmação carecia de fontes confiáveis) no zouk. Acho que dá pra aplicar diversos passos da dança do ventre a uma música neste ritmo de maneira bem harmônica.
No mais, me pereceu um ritmo sensual e gostoso. Mesmo eu não sendo fã de dançar junto, por um momento até me deu vontade de aprender a dançá-lo.

4 comentários:

zouk atitude disse...

Oi Borboleta, não é souk é "Zouk" que se fala. o Zouk é nome de um ritmo musical da Martinica que começou nos anos 80 c/ a Banda Kassav. Hoje o Zouk esta presente na cultura musical de Cabo Verde e Angola. No Brasil nos anos 90 os cantores de Lambada pararam de gravar, os Djs da época começaram tocar a musica Zouk p/ a gente dançar. Hoje a genta chama de LambaZouk. Se vc quiser saber mais sobre o Zouk Acesse o meu Blog e site, lá tem muita informação sobre o assunto, beijos! www.zoukatitude.com.br ou www.zoukatitude.blogaspot.com

Borboleta Roxa disse...

Oi Marcelo,
Realmente fiz a maior confusão sem perceber. Em algumas partes do texto escrevi com 's', outras com 'z', mas está tudo corrigido agora. Obrigada por me alertar do meu erro!
Depois darei uma passada no seu blog. Obrigada e espero que continue a visitar o Borboleta Roxa.

Sidhe Storm disse...

Annaaaa! Zouk é muuuito gostoso de ouvir né. Vc fez associações certas: é muito comum pegar músicas famosas (principalmente rock-pop) e jogar a batida do zouk em cima; existe uma "nova dança" chamada zouk-árabe, minha amiga dá aula disso =D e é exatamente o que vc falou, dá pra colocar os passinhos de dança do ventre no zouk sim. Não sei dançar zouk, mas mesmo assim gosto muito :)

Borboleta Roxa disse...

Zouk-árabe? Hummm, isso parece interessante! =D