sábado, dezembro 26, 2015

RETROSPECTIVA 2015 (ou ANO SABÁTICO)

Caramba, esse foi um ano muito louco na minha vida...

Num primeiro momento, pensar que ainda não voltei a trabalhar é muito frustrante. Pensar que minha rotina de sono tá a mesma m... ou talvez pior, pois de manhã sempre tenho a sensação ao acordar que tem um caminhão em cima de mim, um peso muito grande, e nem consigo sair da cama. Pensar que meu almoço muitos dias é o meu café da manhã é muito tenso.
Também achei que iria ganhar mó grana com meus trabalhos online, já que eu teria tempo de sobra. De que adianta tempo se o desânimo domina e não se consegue produzir?!

Não foi um ano fácil. E me controlar pra não cair no mesmo buraco fundo que já cai uma vez e sei como é foi punk.

Deve ter uns 10 dias que li um artigo, daqueles que se recebe por e-mail e se deixa "para ler quando der tempo" e fica esquecido lá, sobre ano sabático. E daí parei pra refletir que assim que foi justamente meu ano, não de maneira programada, mas foi.
E fazer isso tendo a certeza de que o mesmo dinheiro de sempre vai cair todo mês certinho na conta, graças ao emprego público que eu tenho, dá uma tranquilidade que poucos neste país podem desfrutar.

Desta forma,  houve muita coisa positiva nas minhas "férias forçadas", dentre elas:

  • Viajar fazendo o trabalho voluntário que amo: palestrar sobre EB. Como eu não tive limitação de datas e de pedir folga no trabalho, fiz 6 palestras, sendo 4 fora de Brasília, além de uma visita a um hospital em Goiânia. Uma média de 2 por mês... tá bom, né! E ainda fazendo consultorias em EB, algo que tem dado super certo, inclusive começando a ser paga por isso.
  • Realizar meu sonho, para o qual vinha me organizando $ há 2 anos, que era ir pro congresso mundial de EB, e de quebra visitar minhas tias e prima que vivem na Europa. Viajar pra outros países não tem preço! É uma bagagem cultural maravilhosa que se adquire.
  • Pude participar de diversos eventos durante a semana, algo que eu não teria a oportunidade de ir por estar trabalhando. Cursos, seminários, simpósios. Muito aprendizado, inclusive emocional.
  • E o item acima me permitiu correr atrás e organizar a 1ª Audiência Pública sobre EB na Câmara dos Deputados. Certamente não teria conseguido fazer isso se não estivesse de licença.
  • Cresci muito espiritualmente estudando online e lendo. 
  • Conheci muita gente legal e as máscaras de muita gente falsa caíram. Hora também de me afastar de quem não me faz bem.
Bem, eu poderia discorrer mais sobre o meu ano se ficasse aqui mais tempo escrevendo este post. mas esta reflexão já me basta, pois percebi que teve muito mais coisas positivas, apesar de algumas coisas ruins ainda não terem se solucionado. Mas em 2016, isso se resolverá.

Começo o ano que vem na expectativa de voltar a trabalhar logo. E aí, será que no fim de janeiro já volto a trabalhar? Aguardem as cenas dos próximos capítulos! Pelo menos voltar a dar aula nos sábados eu voltarei...

2 comentários:

Guilherme disse...

Nossa! Ano louco mesmo!
O meu também foi um "Sabático" não programado.
Depois de quase um ano buscando, só no final de Outubro consegui um novo estágio.
Mas, também pude de fazer coisas que não tinha tempo de fazer antes, quando estava no antigo estágio.
Algumas coisas não deram tão certo, mas mesmo dessas, podemos pegar um aprendizado e evoluir.
Que 2016 seja um ano bem melhor! ^^
Força aí! Que as suas expectativas se concretizem!
Feliz ano novo!

Borboleta Roxa disse...

Que coincidência ter sido um ano sabático pra você também Guilherme.
Um excelente 2016 pra você!!!