quarta-feira, setembro 02, 2009

MEINE TANTE

Meus últimos dias foram repletos de alegria e diversão. Minha titia querida que mora na Alemanha esteve aqui e, com exceção do dia em que ela foi embora, os outros 3 dias foram só de farra e rua.

Na sexta, fomos ao Festival Internacional de Bonecos na Funarte. Já é a terceira vez que vou e sempre me divirto demais. Além das apresentações de bonecos, esse ano o festival teve o intuito de valorizar a cultura popular. Logo, haviam barraquinhas vendendo comidas e produtos típicos brasileiros e houve apresentação no gramado de manifestações populares, como de bumba-meu-boi, que botou a garela pra dançar. Havia até uma barraca do Pará vendendo produtos da terrinha e servindo vatapá e tacacá. Tomamos tacacá, algo que já fazia tempo que eu não tomava.
Pra quem ficou curioso em saber o que é o tacacá, seguem alguns links explicativos. Vale destacar que o jambu é uma folhagem levemente anestésica, que deixa a boca meio dormente, e que a mandioca usada para fazer a goma e o tucupi é a chamada mandioca brava, que precisa ser cozida por dias para retirar o veneno, e não a mandioca que estamos acostumados a comprar por aqui no centro-oeste, que os nortistas chamam de macaxeira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tacac%C3%A1
http://www.pratofeito.com.br/modules/recipe.php?recid=1575

No sábado, fomos almoçar no Mangai. Eu nunca vi tanta comida na minha frente e nunca senti tanto desespero, por ter um monte de coisa boa e não saber o que servir. Por ex., eu me servi de 3 pratos a base de camarão, dentre outras coisas. Embora eu tenha tentado me conter, não consegui comer tudo que servi. Mas o importante é que o lugar é bom, a comida é boa e a paisagem muito bonita.
De noite, fomos ao Feitiço Mineiro assistir ao show de um compositor chamado Mutinho, que compôs várias músicas com Toquinho e Vinícius. Além disso, um amigo que toca gaita de boca tocou como músico de apoio. Foi uma noite muito agradável, com muita música boa.

Domingo fomos ao Pontão e demos uma voltinha no BsB Mix, que lá ocorria. Eu comprei 2 calças lindas!
No fim da tarde, fomos passear na Barca Brasília. Era aniversário da Barca e foi bem divertido. Além do passeio ter durado uma hora a mais, teve bolo pra comemorar e a reunião mais louca de pessoas que já presenciei. Era muita gente maluca que já tinha bebido vinho acima da conta; morremos de rir com tanta besteira dita. Teve também boa música com o Renato Matos e a Índia Mãe da Lua: muito reggae, blues e improvisos fantásticos.

Na segunda fizemos churrasco na sala na hora do almoço (pretendíamos fazer churrasco num clube, mas não deu certo). Foi só linguiça de frango, chuchu e jiló grelhado (eu não gosto de jiló, mas mamãe e titia gostam), mas foi divertido para encerrar a visita.

Pena que titia demora tanto para vir! Espero que ela demore menos da próxima vez. E que bom que eu estava de férias prpositalmente pra curtir minha tia bastante.

Nenhum comentário: