quarta-feira, agosto 15, 2007

ENTÃO ESTE É UM BETÃO!

Esta foi a frase que, seguida de risos, encerrou um diálogo que tive com minha chefe há uma semana.

Conversávamos sobre os problemas que ocorrem em um dos sistemas que utilizados e que ainda está em construção. Ela me perguntava se isto seria normal. Disse a ela que, por se tratar de um sistema novo e muito complexo, certamente ainda haveriam muitos erros a serem corrigidos. Dei a ela o exemplo do outro sistema com o qual trabalhamos, e que hoje é considerado um sistema estável, com pouquíssima chance de existirem erros. Quando começamos a trabalhar aqui (há um ano e meio) este outro sistema era um caos, cheio de problemas, tanto que éramos 4 pessoas de informática para darmos conta dos problemas que ocorriam. Com o passar do tempo, com muitas pessoas usando e nos avisando dos erros, pudemos corrigir o sistema, tanto que depois passamos a ter tempo de fazer melhorias no sistema, para facilitar a vida do usuário. Como ainda não temos muitas pessoas usando o sistema, a detecção de erros é mais demorada. Acrescentei que este é o preço que se paga ao fazer um sistema novo. Haverá um período (que varia para cada caso) em que o sistema terá muitos problemas.

Então ela me perguntou se o programa só ficaria bom se tiveéssemos uns 10000 alunos para cadastrar notas no sistema. Na hora só respondi que precisaríamos então de mais uns 10 programadores, no mínimo.

Concluí dizendo a ela (que não é de informática) que as grandes empresas de informática, quando lançam softwares, lançam primeiro versões beta, que são versões como que a empresa estivesse dizendo "eu fiz e não me responsabilizo que está tudo certo; se acontecer algum problema, me avise." Na mesma hora ela se lembrou das telas de "envie relatórios de erros" que aparecem em alguns programas. Continuando, disse a ela que, depois que muuuita gente usou e foram detectados vários erros, a empresa corrige e lança um software alfa*, ou seja, estável e com pouca chance de conter erros.

Depois ela refletiu um pouco e disse, com uma cara de espanto: "Então este (sistema) é um betão!" Como eu disse, foi inevitável não cair na risada...

* Na verdade eu falei algo errado e mantive no relato acima. Os testes alfa vêm antes dos beta, então a versão alfa vem antes da beta (faz sentido, não?). O que vem depois da versão beta é uma versão candidata (em inglês, release candidate). Adam, obrigada por destacar esta correção.

Um comentário:

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

Oi, Anninha! Só uma correção: o alfa é o software que vem antes do beta; depois do beta vem o "release candidate". Pode conferir na Wikipedia.

Até!