domingo, setembro 21, 2008

FILOSOFANDO SOBRE O QUE É UM BLOG

Nos últimos tempos, juntamente com meu momento filosófico sobre minha vida, passei a filosofar sobre este ser, o blog. Um dos grandes dilemas foi: Vale a pena ter um blog? Será que realmente existe alguém lendo as coisas que escrevo?
É claro que alguém deve ler, mas fico sem saber se são muitos ou poucos, se as pessoas gostam do que eu escrevo. Tenho algum feedback qdo alguém posta um comentário ou comenta algo comigo pessoalmente, por bate-papo ou por e-mail. Mas mesmo assim, fico em dúvida quanto à popularidade e à utilidade do que eu escrevo. Não que eu queira que meu blog seja algo ultra-pop ou que tenha teor educativo, mas é no sentido de saber se está sendo útil para alguém.
Uma amiga mudou-se do país recentemente e eu fiquei pentelhando ela para que criasse um blog para relatar a experiência dela. Ela me deu uma resp interessante, que dizia mais ou menos assim: Quando vc manda um e-mail, vc está visitando as pessoas. Quando vc posta em um blog, vc espera ser visitada, mas não sabe quando receberá algum visita. Algum tempo depois, ela começou a enviar e-mails para os amigos sobre sua viagem, nos quais ela relatava seus últimos dias. Daí eu resp a ela que ela estava sim fazendo um blog, mas de uma forma privativa. Ou seja, ela preferia visitar os amigos do que esperar visitas.
No mês passado fiquei muito feliz pois pela primeira vez recebi um comentário de alguém aleatório que leu um post meu sobre antivírus. Será que ele me achou pelo Google? Eu fiquei surpresa ao ver que pessoas fora do meu círculo de amizades estavam lendo meu blog. Também fiquei feliz com uma amiga que me disse que, depois que eu divulguei a ela o endereço do blog (por causa do meu níver), ela passou a ser leitora dele e que já conseguiu até aprender coisas lendo minhas postagens.
Confesso que não leio tão assiduamente os blogs dos meus amigos, portanto não espero que as pessoas façam o mesmo comigo. Hoje resolvi percorrer a lista dos blogs dos meus amigos. Percebi que muitos deles, que já tem blogs há muito mais tempo do que eu, estão atualizando os blogs muito pouco. Não sei se pela correria da vida ou se por falta de estímulo para postar.
Pelo menos esta reflexão me fez descobrir que devo continuar postando e não me preocupar muito com esta questão do anonimato das visitas. Elas vão existir e ponto final.

5 comentários:

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

No que tange a ler blogs de amigos, eu os acompanho sempre, mesmo os desatualizados. Salve o Google Reader :)

Se você não acompanha nenhum site, talvez não valha a pena, mas se você acompanha com alguma freqüência um ou dois sites, por que não acompanhá-los por um leitor de feeds? Acrescente também os blogs de amigos, blogs de humor e assim você vai lendo mais e mais...

Ademais, quanto à questão do blog, você sabe que estou sempre lendo, né? :)

Até!

Borboleta Roxa disse...

Pois é, já pensei em fazer isso. Mas eu to tentando aproveitar meu tempo livre pra estudar pros concursos e eu sou uma pessoa que me disperso muito fácil se estou no computador. Se eu começar a usar o Google Reader, eu vou ficar lendo um monte de coisas e não vou estudar direito.

Não se preocupe, eu sei que você é um dos que lê sempre. Obrigada!

aitherios disse...

***demonstrações de apoio***

Eu também gosto do seu blog =D. Desde que não te atrapalhe, continue escrevendo.

aitherios disse...

Outro leitor do seu blog \o/ =D

----
Renan Mendes Carvalho
aitherios@gmail.com
wikilera.com/blog

Borboleta Roxa disse...

Ei Renan! Vc tb tem blog... eeeeee =D
Vou adicionar à lista de blogs aqui no meu blog.

Por enqto ter um blog não tem me atrapalhado. Se eu não tenho tempo, smplesmente não posto.