terça-feira, janeiro 19, 2010

JODHAA AKBAR - UM FILME INDIANO

No início do ano, uma amiga me enviou e-mail contendo 2 partes do filme indiano Jodhaa Akbar. Assisti e gostei. Como é possível achar as demais partes em Vídeos Relacionados ou na opção Mais do usuário que postou os vídeos, resolvi assistir o filme todo. Mas sem antes ler um pouquinho sobre ele.
Este é mais um dos milhares de filmes produzidos em Bollywood (a Hollywood indiana), com o diferencial que este recebeu diversos prêmios no exterior, inclusive em um festival de cinema em São Paulo. Ele se passa no século 16 e trata de conflitos religiosos e casamento por interesse. O filme é o que poderíamos chamar de épico-musical, pois tem muitas cenas de luta entre exércitos inimigos, além de duelos de espadas, e também muitos "clipes" musicais.
Acabei descobrindo que uma das músicas da trilha sonora da novela Caminho das Índias foi retirada desse filme. A diferença é que a música foi feita para o filme,completamente contextualizada, como pode-se ver ao ler sua tradução (se não me engano está na parte 16). Já na novela foi colocada completamente fora de contexto, já que é uma letra de exaltação ao imperador do filme.
O filme é grande, quase 4h de duração. Felizmente a pessoa que postou no YouTube dividiu em partes de cerca de 10min cada, num total de 20 partes. Logo, o assisti como uma minissérie: cada vez que eu tinha um tempinho, eu deixava 2 partes baixando e depois sentava para assistir. Valeu a pena!

Segue o link p/ a parte 1. Aproveitem as férias e divirtam-se assistindo algo diferente.

http://www.youtube.com/watch?v=Z-6Akxp3bfg&feature=channel

Nenhum comentário: