sábado, janeiro 02, 2010

PONTO DE ENCONTRO COMUNITÁRIO

Hoje eu passava de carro pelo Guará II perto da Feira do Guará, voltando pra casa, sem pressa, quando vi um local interessante, que eu nunca tinha visto. Na placa estava escrito "Ponto de Encontro Comunitário"(PEC) e a visão era de diversos aparelhos de ginástica gratuitos, destes destinados para idosos, que antes eu só tinha visto na televisão, todos novinhos e coloridos, bancos de madeira na sombra e diversas pessoas ali se exercitando, não só idosos.
Parei o carro no estacionamento em frente ao Ginásio do Cave e fui lá conferir. Como eu era muito sedentária durante a vida toda, pois a prática de atividades físicas não me foi estimulada, minha musculatura é totalmente flácida, o que implica em muito pouca força. Logo, nunca me arrisquei a me matricular em uma academia, já que eu imaginava não conseguir manipular nenhum daqueles aparelhos. Já no PEC, pude ficar à vontade e experimentar os aparelhos que eu desejasse. Como as pessoas que ali estavam, em sua maioria, frequentavam o lugar pela primeira vez, todos conversávamos em um tom bem discontraído sobre como utilizar cada aparelho, pra que grupo de músculos servia e qual cada um achava mais legal. E como os aparelhos são feitos para idosos, eles não são muito pesados, tanto que até eu consegui usar vários deles. E em alguns que são apenas para alongamento, ou seja, de baixíssimo impacto. O que eu gostei mais foi o simulador de cavalgada, que trabalha pernas e braços, e talvez um pouco a barriga.
Em resumo, descobri que há uma academia ao ar livre gratuita a 5 min de carro da minha casa. Vou tentar frequentar o lugar mais vezes, em especial neste mês de janeiro, em que há horário de verão e estarei de férias das aulas de dança.
Espero sinceramente que a população do Guará faça bom uso do local e que os vândalos não o destrua.

Fui pesquisar na net e descobri que o local é uma novidade mesmo, foi inaugurado há uma semana. Seguem 2 reportagens sobre o PEC. A segunda possui uma pequena foto, mas que não está boa. Vou ver se lembro de tirar uma foto bem bonita do lugar, que é super agradável e foto, e postar aqui.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/01/02/cidades,i=163952/A+MELHOR+IDADE+COMEMORA+O+ESPACO+PARA+PRATICA+DE+ATIVIDADES+FISICAS.shtml

http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=94225

2 comentários:

Tiago Cardoso disse...

Excelente, Borboleta Roxa! Comece os exercícios possíveis e fáceis, depois de um tempo fará os difíceis e logo pulará aos que achava que eram impossíveis! Parabéns pelo blog. Convido a conhecer meu espaço também. A gente se vê - tá no Bookmark já! ;)

Tiago

Borboleta Roxa disse...

Obrigada pelo carinho Tiago.
Assim que possível, visitarei seu blog.
Um abraço!