sexta-feira, janeiro 06, 2012

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE DE BRASILIA

Essa semana começou o 1º Festival Internacional de Arte de Brasília, que vai até 12 de fevereiro. 
A abertura, dia 04, foi em grande estilo, com show do Paulinho da Viola, com abertura do grupo Choro Livre, representando o Clube do Choro.

O festival está super completo, com música, dança e teatro. A programação oficial (completa e já atualizada depois do início do festival) está em http://festiarte2012.blogspot.com/p/programacao-completa.html

Esse festival me fez lembrar os tempos aúreos do governo de Cristovam Buarque (na época também do PT), em que havia o projeto Temporadas Populares. Na época os ingressos custavam 5 reais para shows e teatro. Me lembro de ter visto shows de rock no extinto Gran Circo Lar e de MPB no Teatro Nacional, além da peça Confissões de Adolescente, moda na época.

Voltando aos dias de hoje, foram bem disputados os ingressos pro Paulinho da Viola. A bilheteria do Teatro Nacional abre sempre às 14h para distribuição dos ingressos. Cheguei lá por volta de 13h e me assustei já no estacionamento, cheio como se fosse já o espetáculo.
A fila dava infinitas voltas dentro do hall do teatro e saía. Não sei dizer quantas pessoas estavam lá, mas era muuuuuuuita gente.
Procurei logo a fila preferencial que, caso não existisse, eu iria criar (kkkk). Já haviam algumas pessoas na fila. Fiquei em pé nela um tempo e depois sentei no chão. As 2 senhoras as quais eu estava entre elas sugeriram que eu sentasse num banco próximo que estava vazio, pois elas guardariam meu lugar. Sentei e fiquei conversando com uma pessoa que acabei de conhecer até começar a distribuição.
Tudo acabou nuns 25 min. Afinal, eram umas 3 ou mais pessoas entregando 2 convites por pessoa, logo as filas andavam rápido. Por estar na fila preferencial, não tive dificuldade para conseguir meu par de ingressos. Ah, detalhe, nesse dia eu fiquei sem almoçar. Da próxima vez levarei algo pelo menos pra lanchar.
Depois de garantir os meus, encontrei 2 amigas na fila gigante quando eu ia embora. Uma chegou por volta de 12:15 e conseguiu. Já a outra que estava mais atrás, pois chegou 12:30, já não conseguiu. 
Isso gerou diversas reportagens, as pessoas reclamando porque disseram que iria-se distribuir uma certa quantidade de ingressos, mas boa parte destes foram distribuídos previamente pro pessoal das secretarias que apoiaram o festival.

O show do Paulinho da Viola foi muito bom. A produção do teatro pecou na parte técnica, pois houve problemas no retorno e no microfone do cavaquinho do Paulinho da Viola. Houve demora para corrigir os problemas, mas depois foi só alegria. 
Depois de tudo isso que aconteceu no primeiro dia, resolveram que os grandes shows ocorrerão no Centro de Convenções. Assim foi possível distribuir mais de 2 mil ingressos, segundo algumas reportagens. A distribuição continua sendo no Teatro Nacional.

Acabei desistindo de ir no show do Gilberto Gil, pois chovia na hora do almoço, daí não me animei a ir pra fila. Os próximos que pretendo ir são do Milton Nascimento, da Vanessa da Mata, o Circo da China e o Grupo Udi Grudi. Tomara que eu consiga ir neles todos.

Nenhum comentário: