quarta-feira, janeiro 25, 2012

RESTAURANT WEEK - L'AFFAIRE

Faz bastante tempo que não escrevia um post sobre comidinhas...

Mês de férias aqui em Brasília é sinônimo de Restaurant Week. Curioso que eu achava que no Brasil todo o evento ocorria nas férias, mas descobri que não. Em www.restaurantweek.com.br/calendario.jpg descobri que há um rodízio das datas das capitais. Mas pelo menos aqui a regra se mantém: a próxima edição será em julho.

O Restaurant Week é uma excelente oportunidade de ir em restaurantes em que você normalmente não iria e experimentar pratos que você normalmente não pediria. Como esse ano o preço subiu (o jantar está 43,90 - entrada, prato principal e sobremesa), resolvi que iria em um restaurante desses bem caros. Mas olhando os cardápios de alguns nomes conhecidos, não fiquei muito animada. Daí comecei a ver outros, até que achei o restaurante L'Affaire, que fica no Hotel Mercure, mais especificamente no chamado "Mercure Branco", já que há 2 hotéis Mercure quase lado a lado, sendo um prédio branco e o outro marrom (não me pergunte a diferença entre eles, pois não sei).

Fomos 4 pessoas e pedimos 3 jantares (se nenhuma das pessoas comer muito, dá pra pedir um jantar a menos; ano passado fomos no almoço 3 pessoas que comiam pouco e 2 almoços foram suficientes). Ninguém se empanturrou, pois não era esse o objetivo, mas provavelmente sobraria um pouco se tivéssemos pedido 4. Eu tomei primeiramente um coquetel de frutas sem álcool, que estava muito bom, e depois tomamos vinho branco. Pedimos a carta de vinhos, mas no fim optamos com um dos vinhos que o próprio restaurante já sugeria para acompanhar o jantar. O L'Affaire é um restaurante parceiro do Grand Cru (www.grandcrubsb.com.br), logo a carta de vinhos é bem interessante, mas não pedimos nada muito sofisticado: um Sauvignon Blanc chileno (não me lembro a vinícola) bem suave.

Vamos agora dissecar os pratos (pedimos das 2 opções possíveis para poder degustar de tudo):

Entradas: 
  • Melancia ao balsâmico, tomate cereja frito, manjericão e mini salada frise: Salada de folhas, com uns tomatinhos (que na minha opinião estavam eram bem cozidos, ao invés de fritos, mas estavam super suculentos) e uns poucos cubinhos de melancia. O diferencial é sempre o molho, que estava muito bom.
  • Creme de mandioquinha com carne seca crocante: Eu comi mais do creme, que estava gostoso, mas bem ralinho. A carne seca era só um enfeitinho em cima, mal dava pra sentir o gosto (bem menos que na foto).
Pratos principais:
  • Robalo em crosta de Panko japonês e cogumelos, molho prosseco acompanhado de mil folhas de batata Siciliana: O Panko japonês é como uma farinha de rosca; logo, "traduzindo", o prato era peixe empanado. Não havia mais robalo, então nos deram as opções de salmão ou linguado para substituir. Pedimos dos 2. O linguado estava melhor, pois é um peixe mais "molhadinho". Mais uma vez destaque pro molho. Confesso não ter sentido gosto de cogumelos. As folhas de batata eram batata cortada bem fininha com um fatiador, cozidas al dente e cobertas por uma camada de queijo ralado derretido. Embora eu tenha dificuldades para comer pratos cozidos al dente, estava bem bom.
  • Steak de filé ao molho ferrugem, queijo brie empanado e risoto de Shimeji: Não comi do filé, pois não gosto de carne vermelha. O risoto de Shimeji estava uma delícia! Muito bom também o queijo Brie empanado (não tenho certeza, mas parece que ele era empanado com Panko também).
Sobremesas: 
  • Crostata de pêra com sorvete de creme em farofa de cardamomo: Crostata é um tipo de torta italiana, no caso recheada com pêra em cubos, que fica bem molinha, uma delícia! O cardomomo é uma especiaria da família do gengibre, mas com gosto mais suave.
  • Mousse de chocolate branco com frutas vermelhas flambadas ao licor de laranja: Quando penso em chocolate branco, penso em algo doce e enjoativo, mas não era o caso. O que dava o toque especial era a calda de frutas vermelhas, que tinha bastante amoras. Algo ruim foi que ao invés de servir em uma taça pra sobremesa (como na foto do site), serviram num tipo de copo estreito, quase da largura da colher. Logo era ruim pra misturar a calda com a mousse.
Vale destacar que as sobremesas eram pouco doces; eram doces na medida certa, quase neutras.
Minha avaliação pessoal: Valeu a pena degustar esses pratos com ingredientes diferentes. Também aprendi muito pesquisando sobre os ingredientes que eu nunca tinha ouvido falar no Google.

Ah, o Restaurant Week vai até o primeiro domingo de fevereiro. Vale a pena aproveitar.

Nenhum comentário: