quarta-feira, fevereiro 01, 2012

EXPOSIÇÃO GAME ON: O JOGO COMEÇOU

Semana passada estive no CCBB na exposição Game On: O Jogo Começou, que reúne games de todos os tipos.
Pra se ter uma ideia do tamanho da bagaça, a feira ocupa a Galeria II e o Pavilhão de Vidro. Fico imaginado a trabalheira que foi reunir todos aqueles games e equipamentos antigos, alguns em pleno funcionamento. Nota 10 pra quem organizou a exposição. Certamente foi um trabalho do caramba.
O ideal é ir com tempo pra poder ficar jogando. Fui no domingo, então estava bem cheio, mas mesmo assim, consegui jogar um pouquinho. É bem democrático: se um jogo estiver vazio, você chega e joga; se estiver ocupado, você se amontoa ao redor, como se fosse uma fila, e espera a pessoa sair.
Foi muito proveitosa minha ida. Pude ver diversos videogames, computadores precursores do fliperama, fliperamas, mini games... Isso pra falar da parte de hardware. Na parte de jogos, puxa, matei saudade de muitos clássicos, como os jogos Pong, Pitfall e Freeway (que eu conhecia apenas como “o jogo da galinha”) de Atari (senti falta do River Raid, mas tinham outros jogos que eu nem conhecia), Sonic, vários jogos do Mario e Prince of Persia (que eu conheci no computador, com fundo preto e letra verde).
Não entendi muito a divisão feita da exposição. Na Galeria I, até fazia sentido. Começou com o pioneiríssimo Spacewar! E passa por games dos anos 80. Já o Pavilhão de Vidro, era uma grande miscelânea: por ex., havia a seção do Pokemon junto com mini games, uma seção infantil (muito pequena por sinal) que juntava Wii e Genius, um simulador de avião, homenagens a alguns personagens famosos, como a Lara Croft e The Beatles: Rock Band. Torre de Babel total!
Além disso, o ônibus do CCBB está devidamente decorado com propaganda da exposição. Do lado de fora, há um jogo da velha gigante pra quem quiser descansar dos jogos eletrônicos. =D
As filas estavam beeem grandes, pois há um limite de pessoas e só pode entra mais gente quando outras saem, e em geral, elas demoram pra sair. Mas consegui prioridade para entrar, sem ter que esperar em pé na fila e depois me cansar rapidamente, pois a exposição era completamente em pé. Mesmo assim, me cansei de ficar em pé muito tempo.
Vi até um cadeirante se divertindo em um fliperama, aparentemente sem dificuldades.

Resumindo: É uma exposição que vale muuuuiiiito a pena. É diversão garantida pra todas as idades. Mas vá com tempo, pra poder desfrutar bastante, ou então vá durante a semana, quando, certamente, estará mais vazio.
Como vai até dia 26, aproveitem um fim de semana ou o Carnaval e passem por lá. No Carnaval devo ir de novo.

Nenhum comentário: