quinta-feira, fevereiro 23, 2012

NOTA LEGAL: PERDA DE DADOS E FALTA DE ACESSIBILIDADE

Mês passado, quando fui conferir minhas notas de novembro no programa Nota Legal, vi que já estava disponível a destinação dos créditos. Eu, pra adiantar o processo, fui lá fiz a destinação. 
A primeira coisa que estranhei foi o teclado virtual, que estava muito horrível. Como se já não bastasse aquele teclado virtual com as letras misturadas para digitar a senha, ainda ter que trocar a posição das letras a cada clique é sacanagem, né? Como as letras são fora do lugar, enquanto procuro uma letra, se eu acho a posição de outra que faz parte da senha, normalmente eu gravo mentalmente a posição, assim não preciso ficar procurando de novo. Com o teclado modificado, como a posição das teclas mudava a cada clique, haja procurar aquelas letras malditas. (Letras malditas, pôneis malditos... kkkk)
Nesse ínterim, recebi e-mail de uma amiga deficiente visual que havia feito reclamações à Secretaria de Fazenda por causa do novo teclado. No teclado antigo, era possível saber as posições por meio de leitores de tela, pois as letras estavam escritas na tag alt de cada um dos botões. Eu nem tinha conhecimento disso, e achava (sem fazer nenhum teste a respeito disso) que o teclado já era inacessível. Mas ele só se tornou inacessível na nova versão, na qual foi retirada a tag alt por causa da mudança das letras a cada clique.

Tal foi minha surpresa quando descobri que fui penalizada por me adiantar na destinação dos créditos. O sistema ficou lento/fora do ar por vários dias, e o que fora divulgado à imprensa havia sido um problema de rompimento em uma fibra ótica. Alguns dias depois, sai a notícia de que quem tinha registrado o pedido de destinação dos créditos teria que fazê-lo de novo. Hummm... algo não me cheira bem... Desde quando fibra ótica tem a ver com perda de banco de dados?! kkkk
Enfim...
A versão do teclado voltou para a antiga assim que o sistema voltou ao ar. E agora dá pra perceber nitidamente o que comentei sobre a tag alt, pois por algum motivo o carregamento do teclado está mais lento, assim é possível ver o texto da tag alt antes do carregamento dos botões, conforme imagem abaixo.


Queria acreditar que foi trocado esse teclado por causa das reclamações da minha amiga, que alguma mente sensata teria visto e ordenado a mudança. Mas, voltando ao mundo real, creio que junto com a  perda do banco de dados perderam também o fonte do novo teclado. kkkkkk
Vale ressaltar que ainda falta muito pro sistema estar "plenamente" acessível (pois ou algo é acessível ou não é), mas pelo menos agora um deficiente visual consegue digitar sua senha sozinho de novo.

Nenhum comentário: