sexta-feira, novembro 30, 2012

REFORMANDO MEU APÊ - AR CONDICIONADO

Já perto do fim da construção do meu apê, descobri que ele teria preparação para ar condicionado split. Até aquele momento, parecia ser um 'plus' dispensável. Ainda mais que a preparação estava na parede do banheiro (aquela que iria ser derrubada), direcionando para perto da entrada do apê, um local que não fazia sentido (bem, faria sentido se fosse continuar o grande vão para uso comercial, mas enfim).
Durante a reforma, depois de ir lá num dia de sol à tarde, com o tempo ainda seco e quente, descobri que era uma boa ideia eu ter ar condicionado no meu quarto, pois uma vez que, como só há janelas de um lado, não há ventilação, e lá estava um verdadeiro forninho.
Mas aí eu precisava mudar a tubulação do ar, para ele poder ser ligado no meu quarto. Solicitei ao engenheiro responsável pela obra do prédio a indicação da pessoa ou empresa que fez a instalação original. Tentei contato em vão por alguns dias. Informei o ocorrido e pedi outra referência. Liguei para o contato passado e agendei visita para o dia seguinte. Fiquei feliz ao descobrir que ficaria barato fazer o serviço e ficaria pronto em um dia, no máximo 2. 
Era uma quinta ou sexta e a pessoa me prometeu começar na segunda. O pedreiro da minha obra nem tinha quebrado a parede do banheiro pq tava com medo de estragar a tubulação, mas o rapaz disse que podia quebrar e deixar a tubulação lá solta. Apressei o pedreiro pra quebrar a parede "pra ontem". 
O cara do ar condicionado não apareceu...
Esperei até terça, e deu-se início a uma romaria de ligações. Só consegui que o cara me atendesse na quinta. Pediu desculpas pq tava enrolado em outro serviço, mas que iria na sexta, no máximo segunda. Perguntem se ele apareceu!? Outro bolo...
Ainda tentei ligar pro cara, mas na primeira tentativa não deu certo, dai não tentei mais. A essa altura, o pedreiro já me apressava, pois queria emassar a parede do quarto e não podia, pois ela ainda iria ser quebrada pra passar as tubulações do ar. Ele disse que tinha um amigo que fazia este tipo de serviço, mas que ele tinha emprego fixo durante a semana e que só no fim de semana poderia ir ver. Pedi ao pedreiro que fizesse contato com o amigo e pedisse pra ele ir. 
Eu não vi o cara, mas o pedreiro me passou o orçamento. Mas como eu tinha urgência e a disponibilidade do cara não era muita, resolvi fazer outros orçamentos. Pedi sugestão à síndica do prédio, que me passou 2 contatos. Uma colega de trabalho também me passou um. Liguei no da colega de trab e em um dos da síndica. Os dois foram lá e fizeram orçamentos semelhantes, com a diferença que um não puxaria a fiação elétrica, já o outro sim. Fiquei com o que faria tudo. 
Ele esteve na quinta, me deu orçamento na sexta e o serviço foi feito na segunda desta semana. A preparação está feita. Agora só falta instalar o aparelho.
Passei a semana pesquisando por aparelhos na internet, para achar um preço bom. Pelas minhas buscas no Buscapé, achei o melhor preço no Novo Mundo, com um bom desconto para pagamento à vista com boleto bancário e frete grátis. Vale destacar que procurei por marcas já consagradas de eletrodomésticos (nada daquelas marquinhas genéricas) e também por lojas conhecidas (não estava a fim de arriscar). 

A primeira observação importante é que, quando forem solicitar orçamento de um serviço deste tipo, peça orçamento dizendo que quer o aparelho instalado, com tudo o que for necessário. No primeiro orçamento que o cara com quem eu fiz me passou, quando indaguei que isso era para o aparelho instalado, ele me disse que aquele era o valor sem instalação e sem fazer alguma coisa que já não lembro mais o que era. Daí eu disse a ele que eu não queria nada pela metade, que eu queria pagar pra ter o aparelho lindo e instalado na parede, pois quando o pedreiro pintasse minha parede, não era pra se quebrar mais nada. (O 'lindo' foi por minha conta agora =D) Daí ele refez o orçamento dele, que não aumentou muito, mas garantiu que tudo quanto necessário fosse feito. 
Agora é aguardar a pintura da parede (que está secando a massa) e o aparelho chegar.

A segunda observação importante é que depois dos 2 últimos orçamentos eu fui entender o motivo do primeiro cara ter me dado bolo. Ele passou um orçamento muito a quem do valor dos outros dois, era menos da metade. Daí acho que, ao invés do cara ter a dignidade de ter dito que o orçamento tava errado e me passar o valor correto, resolveu não fazer e não me avisar. Simples assim.

2 comentários:

Guilherme disse...

Boa sorte com o ar condicionado! ^^

E parabéns pelo blog, estou seguindo!

Borboleta Roxa disse...

Obrigada pelo carinho Guilherme. E bem-vindo ao blog!