domingo, agosto 24, 2008

COMIDINHAS DO BEM SÃO CARINHAS!

Esta semana estive na minha querida nutricionista. Para alegria geral de todos, agora posso dizer q saí definitivamente do baixo peso. Outra surpresa foi que engordei 2kg em 2 meses, o que deixou a Dra. Sandra um pouco assustada, pois isso quer dizer que logo atingirei um peso “ideal” e teremos que sair de uma dieta de engorda para uma dieta de manutenção. Como meus suplementos já estão nas quantidades mínimas de 1 de cada por dia e se eu ficar sem eles eu não do conta de manter meu bom nível nutricional, isso quer dizer q o corte terá que ser na comida mesmo. Por hora, pra eu ir me acostumando, ela disse pra eu parar de fazer grandes pratos de comida com metade do prato de batata, mandioca ou alguma outra massa. Mas acho que grandes mudanças nesse sentido devem vir em novembro, data da próxima consulta quando, se eu mantiver o mesmo ritmo, estarei chegando próximo do meu peso “máximo”.

Minha nutricionista agora entrou na onda dos alimentos funcionais. Ela tem ido a congressos e palestras sobre isso e está encantada pelo assunto e resolveu iniciar a aplicá-lo em mim. Numa definição bem simplista e sem nenhum rigor acadêmico, alimentos funcionais seriam alimentos nos quais foram identificados certos nutrientes altamente benéficos. E isso vale desde as frutas, verduras e grãos tradicionais até algumas novidades esquisitas. Em alguns casos, pode ser que a pessoa precise consumir os tais nutrientes benéficos em forma de cápsulas, por necessitar de uma dosagem maior.

Por hora, ela não introduziu em minha alimentação nem capsulas nem alimentos funcionais muito usados, como a linhaça. Ela optou por analisar minuciosamente as dosagens de vitaminas e minerais dos meus suplementos e levar meu caso a um congresso q ela vai mês que vem antes de mexer mais radicalmente na minha alimentação.

Mas ela já passou uma receita grande de coisas para eu ir introduzindo na minha alimentação pra ver com o que me adapto. Ela ficou feliz por ver que comigo não será um grande problema, já que por muitos anos durante minha infância segui dietas naturistas, incluindo a leitura por parte de minha mãe de muitos livros de cura pela alimentação. Dra. Sandra ficou surpresa e feliz, se lamentando por ela não ter sabido disso antes e de ela não ter começado a estudar sobre isso antes, senão já teria aplicado isso a mim há mais tempo.

Como na opinião dela “eu posso comprar” (vale ressaltar que ela me atende em hospital público, e que muitas vezes os pacientes dela não podem seguir a dieta direito por não ter dinheiro pra comprar o que comer), a partir de agora eu deveria deixar de comprar algo fútil e reservar parte do meu salário para comprar “comidinhas do bem”. Só que descobri que isso não será tão fácil assim, pelo menos por enquanto, no mesmo emprego e sem o aumento sair.

No mesmo dia falei com a minha mãe que já se empolgou e quis ir logo fazer as compras. Tudo bem que comprei algumas coisas que vão durar mais de um mês, mas gastei cerca de 100 reais de compras no supermercado e no verdurão só de comidinhas do bem. E a compra foi pequena, mas envolvia cereais importados, azeite e geléias, coisas que são caras. Eu que já estava bem endividada até o fim do ano com muitas suaves prestações de coisas que tive que comprar, agora to lascada com mais 100 de gasto todo mês só de comidinhas do bem. To pensando quando eu tiver que comprar as tais capsulas... Ser saudável sai caro!

Nenhum comentário: