terça-feira, agosto 18, 2009

NOVOS CURATIVOS = NOVA VIDA

Recentemente eu estou sendo muito abençoada porque têm acontecido muitas coisas boas na minha vida. Acho que vida é assim: tem horas que as coisas não tão muito boas, mas de repente tudo dá certo e as coisas boas começam a fluir.
A exatamente uma semana, minha vida mudou totalmente! Recebi pela primeira vez da Secretaria de Saúde os curativos Mepilex. Que diferença na minha vida! Ao invés de usar um monte de pomadas e gazes para fazer meus curativos, agora uso somente os curativos e uma tesoura (para cortar um dos tipos do tamanho adequado). É uma troca de curativos muito mais simples e prática.
Uma pena eu ter esperado por isso por tantos anos. Desde 2001 minha dermatologista na época já havia feito o pedido e já tínhamos tentado consegui-los por meio de uma ação civil pública feita pelo Ministério Público. Infelizmente nunca surtiu efeito. Logo, em dezembro passado, por meio de uma advogada, eu e outros portadores de EB entramos com ações contra a Secretaria de Saúde. Aí sim conseguimos os curativos.

Explicando para leigos o que são esses curativos: Pense em um Band-aid. Ele é uma coisinha adesiva que se coloca sobre feridinhas bem pequenas (especialmente na mão). Só que se eu colocar um band-aid em mim, na hora de tirar, no local onde o adesivo grudou, a pele sairá junto. Portanto, para mim não serve. Agora pense num Band-aid em tamanho grande (algo como 10x15 cm) cujo adesivo não irrita a pele e não corre o risco de machucá-la ao se retirar. Isso é um curativo do tipo siliconado, cujo nome comercial é Mepilex. Dentre os tipo de Mepilex, há um deles que pode ser cortado para ser colocado em feridas menores.
Essa é uma explicação tosca, mas o importante é que passe a idéia real do que é, ao invés de dar um monte de explicações científicas que muitos não entenderiam. Vale destacar que existem diversos tipos e marcas de curativos adesivos, dos vários que eu jáexperimentei, mas os curativos com silicone são os que melhor se adequam à pele com EB pois o risco de trauma é mínimo devido ao tipo especial de aderência. Para quem quem uma pele "normal", aderência pode não fazer muita diferença, mas para quem tem a pele ultra sensível, a diferença, que muitas vezes pode parecer imperceptível, é grande no momento da retirada do curativo. Além disso, esta linha de curativos é a única recomendada para portadores de EB por diversas associações internacionais. Em países da Europa e nos EUA, os portadores em geral usam somente estes curativos. Logo, não é minha intenção defender ou fazer propaganda de um produto ou fabricante, mas é fato que estes são os curativos mais adequados para quem tem EB e o uso de outros pode até resultar em experiêcias bem traumáticas.

Como os curativos são adesivos, não há o risco de saírem do lugar. Também não precisam ser trocados necessariamente todos os dias, apenas quando começam a vazar ou estão com cheiro ruim. Tem locais que a troca precisa ser diária, mas em lesões pequenas e com pouco exudato (secreção) dá pra manter o curativo por mais dias. Logo, além da praticidade, eles proporcionam uma cicatrização mais rápida das lesões, pois a lesão não precisar ser manipulada necessariamente todo dia. Também os tenho usado de forma preventiva, sobre áreas de grande pressão e atrito, como por ex. a parte posterior das coxas, para prevenir o surgimento de novas lesões ou bolhas com bons resultados.
Hoje posso fazer coisas que parecem simples e comuns para a maioria as pessoas, como usar roupas em cores mais claras e usar saias (coisas que eu não podia fazer a anos, ou que, caso necessário, era preciso uma "operação de guerra" para evitar que algum curativo saísse do lugar), ou ter uma noite tranquila de sono, sem me preocupar com me virar na cama e algum curativo sair do lugar. Em suma: melhoria da qualidade de vida.
A única coisa ruim é a quantidade de lixo gerada. Além de um dos modelos de curativo ser grande, cada curativo vem embalado separadamente e possui uma tira plástica que cobre a parte adesiva. Mais ainda: eles vemacondicionados em caixas com 5 unidades. Logo, no dia em que faço a troca da maioria dos curativos, a quantidade de lixo gerado dá pra encher um saco desses de supermercado. Já pensou isso em um mês?!

Para mim é o início de um novo ciclo de vida!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que ótima notícia! Fico feliz por você! Parabéns!