quinta-feira, agosto 20, 2009

QUERMESSE DO TEMPLO BUDISTA

Mês de agosto em Brasília sempre tem a tradicional Quermesse do Templo Budista (315/316 Sul) todos os sábados e domingos a partir das 18h. Muita comida oriental, barraquinhas com artigos diversos, palco com apresentações culturais e, para quem quiser conhecer o budismo, tem atividades dentro o templo.
No ano passado, eu fui só pra comer e conhecer a qermesse. este ano, aproveitei para conhecer sobre o budismo. No momento em que eu cheguei ocorria uma meditação cantada, ou ofício, que seria o equivalente a uma missa ou um culto. Foi bem divertido, aprendi lições simples mais valiosas e cantei bastante. Durante os cantos a energia é muito boa.
Depois de comer, quando eu já ia embora junto com uma amiga, fomos tirar fotinhos e vimos que algo corria no interior do templo. Um rapaz do grupo de jovens fazia uma explanação sobre o budismo e os símbolos do templo. Foi bom que pude conhecer um pouquinho desta religião tão milenar e com histórias interessantes.
Mudando para as coisas "profanas", um dos grandes objtivos e se ir a quermesse é comer boa comida oriental. A parte chata são as filas, geralmente grandes. Atenção que primeiro vc deve ir ao caixa comprar os tíquetes e só então ir para as filas da comida e da bebida, que são separadas. Praticamente não há fila para bebidas, pois anda bem rápido, onde é mais enrolado é na parte da comida. Para deficientes e pessoas da melhor idade, procure sempre as filas preferenciais. Vc economiza bastante tempo.
Por falar em comida, se vc for pedir porções tradicionais, como de yakissoba e tempura, elas normalmente dão para 2 pessoas. É possível pedir para servirem em embalagem pra viagem, caso vc vá sozinho ou não tenha com quem dividir. Desta vez eu pedi um temaki de salmão, uma novidade na quermesse. Nunca havia comido temaki (embora tivesse vontade) e gostei bastante. No caso do temaki, como não é muito, é bom comer mais alguma coisa. Como encontrei uma amiga lá, comi também um pouco de yakissoba e tempura que ela pediu.
Um fato curioso é que a quermesse deve ser o local que reune mais emos por aqui, acho que até mais do que no Pátio Brasil. É um festival de roupas pretas, maquiagens e cabelos estranhos como se vê em poucos locais.
Em breve devo publicar fotinhos no Flickr.

Nenhum comentário: