domingo, janeiro 10, 2010

BOA AÇÃO DO DIA (ou IDIOTAS QUE PARAM EM VAGAS PARA DEFICIENTE)

Ao vir para o trabalho de carro, eu normalmente paro em uma vaga de deficiente no estacionamento atrás do meu prédio (há uma vaga também no estacionamento na frente do prédio, mas como eles colocaram em uma posição que, para ficar perto da entrada do prédio, fica longe da entrada do estacionamento, e o espaço entre as fileiras de carros é muito reduzido, é uma droga para manobrar e normalmente fica vazia). Só que neste estacionamento e nas proximidades normalmente fica um lavador de carros, daqueles que um monte de gente deixa a chave do carro com ele porque não acha vaga ou pra ele lavar o carro. Daí o que o cidadão faz? Coloca os carros na vaga de deficiente! Olha que legal!
Quando ele está no estacionamento lavando algum carro e me vê chegando, ele normalmente tira o carro que lá está. Só que enquanto isso eu obstruo a rua que dá acesso ao estacionamento. Se ele não está por lá, eu que me vire pra achar outra vaga, que em geral é a vaga de deficiente que fica a uns 3 prédios de onde eu trabalho.
Um dia esta semana cheguei para estacionar e haviam 2 carros na vaga. Na verdade havia um carro na vaga e outro coladinho bem atrás, o que indica que o segundo carro provavelmente foi colocado lá pelo lavador de carros. O que estava na vaga também deve ter sido colocado pro ele, já que estamos em janeiro, muita gente de férias e os estacionamentos próximos nem estão tão cheios assim, sendo possível achar vagas com facilidade.
Tive que sair do estacionamento, dar uma volta e parar o carro mais longe. Felizmente por ser janeiro, consegui uma vaga comum não tão longe de onde eu pretendia estacionar. Quando eu ia a pé do meu carro para meu trabalho, me aproximei da vaga e fui na cara dura ver no vidro dianteiro do carro se havia o adesivo de deficiente ou de idoso (como não há vagas para idoso por lá, não me importaria se um idoso estivesse na vaga).
Como não havia e isso já vem me indignando faz tempo, resolvi tomar uma atitude. Ao chegar a minha sala liguei para o Detran e a atendente me disse que eu deveria ligar para o 190 para que mandassem uma viatura averiguar. (Eu nem sabia que 190 atendia chamados doDetran: para mim era só da polícia e bombeiros.) Liguei para lá e a atendente me disse que eu teria que passar placa e modelo do carro. Pedi a um colega para ir lá obter os dados do carro (vai que o lavador de carros estava lá; ele me conhece, logo não teria como e fazer despistadamente) e fiz a denúncia.
Como vivemos no Brasil, país onde muitas vezes as coisas não funcionam como deveriam, não sei se a viatura do Detran veio, mas depois de algum tempo olhando pela janela vimos que o carro não estava mais lá. (Mas infelizmente na hora que fui embora estava outro no lugar.) Será que minha ligação surtiu algum efeito? Pelo menos fiz minha parte.

2 comentários:

Sidhe Storm disse...

e eu espero que vc faça essa mesma ligação 100 vezes caso 100 vezes apareça um carro sem adesivo específico nessa vaga. Uma hora, por questão de probabilidade, alguém vai ter que ter esse carro guinchado e com multa! E vcs vão assistir no VIP place!

Unknown disse...

Certa vez um amigo viu um cara parado em vaga para deficiente em um mercado local. Ao passar em frente, comentou com o irmão: "Deve ser deficiente mental". Quando voltou das compras, o cara(ex-policial) havia chamado 2 viaturas(uma delas comandada pelo seu filho) e meu amigo recebeu diversas ameaças, revista pessoal e do veículo, e ainda tentaram impedi-lo de ligar para parentes. Resumindo: Brasil...