quarta-feira, janeiro 06, 2010

MUDANÇA NO SITE DO BB

Neste mês houve uma mudança no acesso a conta-corrente pelo site do Banco do Brasil. O teclado virtual foi retirado. Num primeiro momento, isso me causou estranheza, já que alegam que esses teclados virtuais são para aumentar a segurança, algo muito necessário em um site de banco.
Antes a página era assim, com o teclado virtual:

Agora está assim, sem teclado algum, digitando a senha nomalmente usando o teclado do computador: (imagem modelo divulgada pelo BB antes da mudança)


Daí pus-me a pensar o motivo da mudança e cheguei a uma conclusão interessante. Se você clicar na opção "Acesso deficiente visual", temos a tela abaixo:


Tchan-nan! Vejam que esta tela já não possuia teclado virtual algum. Logo, já deveria haver alguma solução de segurança para o acesso a conta sem o teclado virtual e talvez já haviam percebido que esta solução era suficiente. Logo, se já haviam achado uma solução mais simples para o usuário, pra que ele ficar usando a solução mais complicada?!
Bem, isso é uma suposição minha, não quer dizer que seja o verdadeiro motivo da mudança. Mas que facilitou minha vida, facilitou e muito, pois eu odiava ficar lendo naquele tecladinho, aumentar o contraste pra eu ler algo e só depois começar a clicar nos números.

4 comentários:

Unknown disse...

Anninha,

Oi. Na verdade eles alteração o módulo de segurança, aquele software que baixa quando a gente acessa o site. A segurança continua a mesma, só facilitou mesmo para o usuário da internet.
Bjin

Borboleta Roxa disse...

Hummm, que bom saber que a segurança está lá, e só ficou transparente para o usuário.
Beijos!

Bijuuu disse...

Legal o post. Sou cliente do BB, não sou DV e eu odiava aquele tecladinho.
Imagino para um DV o inferno que era aquilo.

Eu não confio 100% em sites de bancos, afinal, ainda continua fácil "roubar" senhas. A garantia que o site oferece é que não será através do banco que conseguirão sua senha, mas, os vírus instalados em seu computador podem facilmente conseguir isso.

Há alguns dias atrás, durante madrugada, acessei o site do BB e achei que estava diferente... olhei lá em cima, na barra do endereço e estava correto, porém, lá embaixo estava www.bb999.bb.com.br. Desconfiei que o site estivesse clonado.

Eu digitei a conta e coloquei senha errada de propósito. Ao clicar ENTER, a tela ficou inteira branca e apareceu mensagem: "Ocorreu um erro interno. Tente novamente.".

Dito e feito, o site estava clonado e armazenou a minha senha "falsa".

Detalhe: eu uso o a barra do favoritos do firefox e um vírus modificou o cookie de acesso ao site do banco, caindo no site falso. Se eu tivesse digitado manualmente o site do banco, teria entrado na página oficial.

Fica aí a minha dica de digitar a senha errada, quando acontece alguma desconfiança com o site.

Estou lendo seu blog, muito interessante.

Bjs

Anônimo disse...

Realmente melhorou muito...Vejam:
NO MOMENTO, ESTA TRANSACAO DE TRANSFERENCIA NAO PODERA SER REALIZADA NO AUTOATENDIMENTO INTERNET. PARA REALIZA-LA PROCURE UM CAIXA ELETRONICO. (G999-501)