quinta-feira, julho 26, 2007

O DIA EM QUE EU FIZ UM DBA TREMER

Anteontem estava u aqui no trab qdo recebemos uma demanda vinda de um estado em que uma série de modificações teriam que ser feitas no banco de dados: pessoas com cadastros duplicados, alunos associados em tutores errados, uma bagunça! Para fazer estas correções, teríamos que alterar e excluir várias coisas diretamente no banco de dados. Para piorar a situação, várias notas já haviam sido digitadas, o que tornou o meu trabalho moroso por ter que verificar aluno por aluno quem já tinha nota digitada e excluí-las (se fosse o caso) antes de excluir o aluno.

Eu não tenho autorização para exclusões no banco de dados (apenas alterações), portanto eu só monto as exclusões e mando para um dos DBA (para quem não é da informática, DBA = Database Administrator = Administrador de Banco de Dados) executar as exclusões. Assim que elas são executadas, o DBA me resp por e-mail se foram feitas sem problemas ou não.

Normalmente não existem problemas, mas desta vez teve alguns, informação que me foi respondida pelo DBA que trab aqui ao meu lado. Logo que vi o e-mail, virei a ele e disse que ele tinha acabado de cometer o maior erro da vida dele.

Momento de silêncio e tensão. A expressão facial dele não era das melhores. Foi então que eu respondi que ele tinha cometido o fato gravíssimo de escrever meu nome com um 'n' só! Aí foi gargalhada geral e a cara dele se mudou para uma grande cara de alívio.

Depois eu fiquei até com dó dele tamanha a cara de preocupação que ele fez. Até pedi desculpa pela brincadeira e tal. Ele se justificou dizendo que a atividade dele é de grande reponsabilidade, então se ele fizesse uma besteira, provavelmente seria algo irreparável cuja culpa seria dele. Claro que eu disse q a culpa seria minha também, afinal, fui eu quem teria montado as exclusões de maneira errada...

Nenhum comentário: