quinta-feira, julho 19, 2007

WIKIPEDIA - EFICIÊNCIA NA ELIMINAÇÃO DE VANDALISMO EM SEUS VERBETES

Tenho um colega de trabalho que vem sendo sacaneado pelos colegas há semanas só pq pintou o cabelo. Mas ontem o pessoal apelou: resolveram criar um verbete na Wikipedia em português para Acaju, que foi uma das cores de tinta que ele usou para pintar seu cabelo. Um dos colegas fez uma montagem com uma foto dele mostrando o antes e o depois da pintura e no meio a descrição da "formula" usada para pintar o cabelo dele.

Na hora que fizeram isto, eu estava em outra sala em uma reunião. Quando eu voltei, o que eu vi foi um colega comentado que o verbete não estava mais no ar. Então o cara que tinha postado o verbete na Wikipedia foi olhar e descobriu que não só o verbete havia sido excluído, mas ele estava bloqueado para fazer atualizações na Wikipedia. E, segundo o pessoal, diz que foi questão de meia hora que o verbete ficou no ar. Isto mostra que a Wikipedia está bem efeiciente no combate ao vandalismo nos verbetes.

Há algum tempo li uma materia na revista Veja sobre a Wikipedia. Na época fizeram um teste de alteração de um verbete bastante visitado, colocando informações nada a ver nele. Segundo a revista, levou 3 dias para que o texto anterior fosse restaurado, retirando as informações incorretas inseridas nele. Não me lembro há qto tempo foi isso, mas percebe-se que hj em dia a fiscalização está maior.

Nenhum comentário: