sábado, julho 19, 2008

GREVISTA DE PRIMEIRA VIAGEM

Alguns devem ter estranhado o título acima e pensado: “Como grevista de primeira viagem se vc se formou na UnB?!” Mas o q ocorreu foi q, pela primeira vez, eu participei de uma greve como parte do grupo dos q reivindicam coisas, em geral aumento de salário. Foi o que aconteceu no início do mês.

Vou poupar vcs de detalhes da motivação da greve e dos resultados. Em resumo, o povo das agências reguladoras (todos esses órgãos q começam em AN: ANVISA, ANAC, ANEEL, ANP, etc...) reivindicava melhores salários. O povo de nível superior conseguiu aumento maravilhoso, daqueles que uma pessoa não precisa mais fazer concurso público na vida, afinal dificilmente vai ter um outro local com salário maior. Só que o nível médio – onde eu me enquadro - e o quadro específico (aqueles que eram concursados de Ministérios e outros lugares e que foram compor o quadro das Agências no momento de suas criações) recebeu uma migalha de aumento. Daí optou-se por fazer greve, a qual durou quase 2 semanas.

Eu gostei de fazer greve. Eu ia toda manhã pras manifestações; às vezes eu ficava pra tarde, mas era muito cansativo, pois normalmente nos locais das manifestações tinha sol e não tinha uma muretinha q fosse pra sentar. Além disso, a programação vespertina normalmente consistia em reunir no Sindicato às 15h. O q eu ia ficar fazendo de meio-dia até 15h além de almoçar??? Como ficar vagueando sem rumo não é legal, eu ia pra casa almoçar e lá ficava descansando.

Destaco 2 fatos curiosos das manifestações:

  1. Nestes dias fazia frio e ventava. Logo eu fazia parte da galera q ficava 5 min no sol e dava um passinho pro lado e fiava 10 min na sombra. Eu ficava com frio, dava um passinho pro lado pra ficar no sol... assim fazíamos a manhã toda.

  2. As manifestações eram animadas pelo Trio Muvuka (com k) e o único cd q o sindicato fornecia pro pessoal do trio. O cd era composto de:

    • Tieta, do Caetano Veloso: Eta, eta eta eta/ É a lua/ É o sol/ É a luz de Tieta / Eta eta. Essa era a música que abria e encerrava todas as manifestações. Alguém do sindicato deve ser apaixonado pela música, só pode! Após alguns dias, as meninas já queriam criar coreografia pra animar a manifestação.

    • Hino do Sindicato: Um sambinha até legal, mas q não falava dos técnicos, só do povo de nível superior (pois qdo foi criado, não havia a figura dos técnicos). Como a greve era basicamente dos técnicos, era incoerente ser tocado.

    • Músicas de protesto da época da ditadura: Como os técnicos m geral são novos, as músicas tb não faziam sentido, pois muitos nem eram nascidos na época.

    • A música dos pombos: Vários de nós achamos curiosa uma música q ninguém nunca tinha ouvido e bem depre do Zé Geraldo (só sei q é dele por causa do Google) que tem o curioso refrão Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça/ Dando milho aos pombos.


Daí, no início a 2a semana de greve eu virei uma grevista licenciada por motivos de saúde, que ficou sabendo que a greve acabou alguns dias depois via SMS de uma colega grevista. O mais interessante do fim da greve foi o fato do nosso querido governo “de esquerda” dizer q se quiséssemos negociar, teríamos q suspender a greve, pois o governo não negocia com grevistas. Imagina se fosse um governo de direita então!

Até o momento as negociações continuam nos dando migalhas...

Nenhum comentário: