quarta-feira, janeiro 04, 2012

REVEILLON DOS ORIXÁS

Este ano mais uma vez não estava em humor para fim de ano e suas comemorações. Optei por passar o Natal em casa, dormindo, num dia como outro qualquer. Não tava afim de entrar naquele falso clima de otimismo e consumismo.
Para o ano novo, resolvi passar fora de casa, mas também um pouco fora do circuito de festança e comilança. Optei por ir com uma amiga passar o reveillon na prainha do Lago Paranoá, onde fica a Praça dos Orixás e todos os anos grupos de candomblé e umbanda se reúnem para fazerem seus pedidos e agradecimentos para Iemanjá.
Foi bem divertido passar ao lado de centenas de estranhos, na maior paz e harmonia, sem confusão, ao som de batuques e muita dança. Não entendo nada das 2 religiões, mas gostei muito do que vi. As músicas eram bem alegres e dava vontade de sair dançando junto. Embora no microfone sempre dissessem que qualquer pessoa poderia entrar na roda e dançar, eu me acanhei um pouco. Na próxima eu danço junto com eles.
Minha ceia foi um prato de bobó de camarão, vendido por uma baiana. Lá tava tudo tão calmo que depois pensei que poderia ter levado uma garrafa de espumante pra tomar lá (diversas pessoas fizeram isso). 
Da beira do Lago pudemos assistir a queima de fogos de vários clubes e alguns soltados da própria prainha, além de uma cascata de fogos que caiu da 2a ponte, que foi bem bonita. Próximo à virada havia também pessoal da equipe de salvamento dos Bombeiros na nossa frente, dentro do Lago, caso alguém caísse na água.
Minha única crítica foi depois da virada, quando resolveram cantar para Exú, pois afirmaram que 2012 é o ano dele. Não sei qual o conceito que possuem de exú e satanás, mas para o que acredito, as letras das músicas não eram muito "de Deus". Uma hipótese que tenho é que satanás para os que cantavam (que não sei se eram do candomblé ou da umbanda) não deve ser um ser tão ruim quanto aprendemos na cultura cristã. 

Enfim, foi uma virada de ano diferente e muito boa. Uma excelente opção para quem não quer gastar em festas caras. Que Iemanjá atenda meus pedidos para este ano, e que 2012 seja melhor que meus anos anteriores.

Um comentário:

Buscadora disse...

Fiquei chocada de como vc pode lembrar tantos detalhes assim. Obrigada amiga, por passar comigo a virada do ano. Que nesse ano de 2012 possamos aplicar nosso aprendizado interno advindo dos anos anteriores! :)