segunda-feira, março 10, 2008

ANO NOVO CHINÊS (ou LEVANTA PÉ!)

Qdo saí do concurso, liguei pra minha mãe me buscar e ela estava com amigas nas comemorações do Ano Novo Chinês, na Praça da Harmonia Universal, na 104/5 Norte. Ela me buscou e fomos para lá. Normalmente a comemoração do Ano Novo Chinês aqui em Brasília é feita no domingo subseqüente, mas não sei pq razão neste ano a comemoração foi quase 10 dias depois. Vai entender!
Esta foi a segunda vez que fui. É sempre interessante: tem feira de comida e artesanato em motivos orientais, apresentações de dança e música, exposições de fotos... Neste ano, de coisas diferentes tinha os mascotes da Olimpíada e exposição de fotos sobre a Olimpíada e a escola de acupuntura fazendo de graça massagem e auriculoterapia (variante da acupuntura em que são colocadas sementinhas na sua orelha pressas com esparadrapo), dentre outros.
Este dia teve 2 momentos memoráveis. Um foi a prática coletiva de tai chi chuan, em que qq pessoa poderia ir fazer os movimentos. Uma amiga da minha mãe, daquelas empolgadas que faz qq coisa, sem nem saber o que é, foi fazer e pediu pra minha mãe filmar. E ela queria porque queria que eu ficasse bem na frente pra minha mãe me filmar tb. Mas não foi por 2 motivos: 1) tai chi é coisa seria pra mim e 2) como eu sigo a linha tai chi Pai Lin e lá o pessoal era de outra linha, eu sabia que os movimentos seriam diferentes e iria errar muita coisa. O engraçado era o mestre que tava conduzindo dizer “Observem a harmonia dos movimentos. E estas pessoas são de grupos diferentes.” Eu olhava pra esta amiga fazendo tudo errado, tentando acompanhar os outros e me dava uma vontade incrível de rir, mas tinha q me segurar...
Mas a melhor piada do dia foi proveniente do apresentador da festa, um chinês que até que falava um português bom, considerando que ele falava “ôn” no lugar de “ão”, mas a gente dá um desconto. Após a apresentação de um grupo de jovens que tocaram tambores japoneses, ele chamou o grupo pra tirar uma foto, a ser colocada num site. Ele pediu que o grupo ficasse de costas pro publico, para que saísse o público na foto. Daí, o chinês virou para nós da platéia e disse, bem animado: “Todo mundo levanta pé!” Todo mundo ficou parado, refletindo sobre o que deveríamos fazer. Então ele repetiu a frase e fez com as mãos gesto de que queria que nos levantássemos. Ah! Agora sim! Tudo fazia sentido!
Pra completar a piada, alguns minutos depois tinha um cara que ficou em pé na nossa frente e não sentava nunca. Daí uma amiga fala no meu ouvido: “Agora a gente tinha q falar pra esse cara “Abaixa pé! Abaixa pé!”” Não rir foi impossível.

Nenhum comentário: