segunda-feira, março 10, 2008

JOGO DO BICHO

Há algum tempo eu observava uma moça sentada na frente de uma loja de conserto de eletrônicos (se não estou enganada) ao lado de um restaurante perto do meu trabalho. Embora o movimento normalmente seja pequeno em uma loja de consertos, ela ficava sentada na porta, com uma maquina de cartão de crédito. E volta e meia tinha alguem conversando com ela e ela dava papeizinhos pras pessoas. Eu achava aquilo curioso, mas nunca entendi direito.
Certo dia encontramos no restaurante um colega que não costuma almoçar perto do trab e fomos almoçar juntos. Qdo saiamos do restaurante, ele falou pra gente que ele a conferir o jogo do bicho que ele tinha feito, pra ver se ele tinha ganhado algo. E foi na tal moça. Daí descobri que a maquina não era de cartão de credito, era maquina de fazer os jogos e imprimir resultados de jogos.
Depois este tal colega falou de vários pontos ali por perto onde poda-se jogar no bicho. E me surpreendi por achar isso em plena Asa Norte e de o jogo do bicho estar tão organizado. Me lembro de qdo eu morava em Goiânia e a nossa lavadeira/passadeira jogava no bicho. Como às vezes eu ficava sozinha em casa com ela e eu era muito pequena pra ficar sozinha enqto ela ia jogar, ela me levava com ela, pois era do outro lado da rua. Ficava um senhor sentado numa cadeira na porta de um bar fazendo os jogos, escrevendo nuns papéis. Ela me dizia que sempre que sonhava comigo, jogava na borboleta e geralmente ganhava. Eu cheguei a jogar uma ou outra vez e uma vez ganhei o suficiente pra comprar um picolé e muitas balas, o que era muito pra uma criança de uns 6 anos. Devo ter jogado algo como 10 centavos, se fosse hoje – o interessante do jogo do bicho é que você pode jogar um valor qualquer, mesmo sendo centavos. Depois ela parou de trab de lavadeira, pq tinha muitas varizes, e montou sua própria banca de jogo, em algum lugar aleatório perto da casa dela.

Um comentário:

Anônimo disse...

fico feliz que vc como outras pessoasdo brasil tem conciencia de nossa cultura brasileira, e o jogo do bicho é uma dela.

vito alcantara vieira