sábado, outubro 11, 2008

CONHECENDO O DF – SÍTIO DO GAMA

Ontem fui em um evento lá no Gama e depois uma de minhas amigas, a motorista do carro, foi deixar todos que fomos de carona em casa. A primeira parada foi deixar o namorado, que é um ex-colega meu da UnB, no Sítio do Gama.
Descobri algumas coisas curiosas sobre o Sítio do Gama que gostaria de partilhar, já que imagino que muitos nem devem ter ouvido falar do local:

  1. O Sítio do Gama não é no Gama: é em Santa Maria =s Mas fica perto do Gama, já que Gama e Santa Maria são próximos.
  2. Não é uma região de chácaras (ou sítios, como preferir): é um condomínio fechado da Aeronáutica. Imagina-se que, pelo nome, algum dia foi uma região de chácaras, como já foi um dia o Vicente Pires.
  3. O nome foi mudado para Condomínio Residencial Santos Dumont: bem, o local tem relação com a Aeronáutica, portanto, o nome é bem sugestivo. Entretanto, se as pessoas mal sabem o que é o Sítio do Gama com certeza nunca ouviram falar no tal Condomínio.
  4. Fica praticamente na beira da BR040: ou DF450, ou Via EPIA... ah, é tudo a mesma coisa! Não sei pra que ficar inventando tanto nome!?

9 comentários:

Buscadora disse...

aprendi com vc que br040 é o mesmo que df 450 que é o mesmo que via epia, rsrsrsrsrs

BEIJOS!

Hamilton Pinheiro disse...

Esclarecendo:
1º - O nome Sítio do Gama é originário da área militar da Aeronáutica que fica ao lado do Residencial Santos Dumont, na Força Aérea é usual dar o nome de Sítio aos locais onde são instalados radares de auxílio à navegação aérea. Em S. Paulo tem o Sítio de São Roque, em Petrópolis-RJ, tem o Sítio do Pico do Couto, e aqui, como antigamente não existia Santa Maria, o local até hoje chama-se Sítio do Gama. Não o condomínio, e sim a área militar. O antigo "Projeto Habitacional do Sítio do Gama" recebeu novo nome, por Decreto do Governador Roriz e, 23 de out de 2002 (Dia do Aviador).
2º A BR-450 é antiga DF-003, que ainda é chamada de Via EPIA (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) no trecho entre o Park Shopping e Água Mineral. Já a BR-040 Começa onde termina a BR-450, no primeiro retorno próximo à Polícia Rodoviária Federal, chegando em Sta Maria, e vai até o Rio de Janeiro.
E só isso!!!
Pinheiro.

Borboleta Roxa disse...

Hamilton,
Muito esclarecedores seus comentários, principalmente na explicação de porque o lugar é denominado sítio. Não fazia idéia que era isso.
Vivendo e aprendendo sempre mais!
Obrigada!

Anônimo disse...

Só mais um esclarecimento, o Sítio do Gama, não é um "condomínio fechado". Já foi, mas atualmente as casas podem ser vendidas e alugadas, e qualquer pessoa, da aeronáutica ou não, pode se mudar pra lá.

Borboleta Roxa disse...

Para mim, condomínio fechado é um conjunto de casas com uma guarita. Mas na postagem realmente do jeito que eu escrevi deu a entender que pessoas de fora não poderiam morar lá, o que atualmente está errado.
Poxa, essa postagem deu tanta repercursão! Isso é bom, pois com os comentários eu vou aprendendo mais.

Anônimo disse...

Perdi contato com um amigo,poeta chamado Onofre Ferreira Do Prado,ouvi dizer que atualmente morando em Brasilia no condominio Santos Dumont,mt gostaria de reencontra-lo..Obrigada

Borboleta Roxa disse...

Infelizmente não tenho como te ajudar. Fui lá apenas uma vez e não tenho mais nenhum contato com lá.

Pesquisando na internet, achei o seguinte e-mail que era do Onofre. Escreva para ele, quem sabe ele ainda tem este e-mail: onofrefprado@bol.com.br

Boa sorte!

Anônimo disse...

Gente, esse condomínio S´pitio do Gama ou Santos Dumont, pode-se dizer que é uma área segura em Santa Maria? Pq Santa Maria é bem tenso, né?

Onofre Ferreira do Prado disse...

Então, sou Onofre Ferreira do Prado. Atualmente moro em BH. Aguardo contato dos amigos e amigas pelo e-mail: pradoferreira46@hotmail ou onofreprado2012@gmail.com